Roberto Baia

Construção do viaduto

Roberto Baia 12 de agosto de 2022
Construção do viaduto
Deputado estadual Ricardo Nezinho - Foto: Divulgação

O deputado estadual Ricardo Nezinho encaminhou, na terça-feira, 9, a Indicação nº 1438 de 2022, que trata da construção do viaduto no entroncamento das AL – 220, 115 e 110, para o governador Paulo Dantas e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral.

O pedido é uma reivindicação dos arapiraquenses para que, assim como em Maceió, o trecho receba um viaduto que possa melhorar o fluxo de trânsito. Uma vez que, o trecho é rota de diversos motoristas e caminhoneiros para Maceió, Taquarana, São Sebastião e Sertão. Devido a isso, o trânsito tem se tornado cada vez mais caótico, gerando insegurança aos motoristas e causando acidentes.

Cidade referência

Na solicitação, o deputado estadual defende a criação do viaduto e dos benefícios que as regiões do agreste e sertão terão com o empreendimento.
"Importante ressaltar que a cidade de Arapiraca é ‘cidade polo’ sendo referência para as regiões do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco e neste contexto recebe diariamente milhares de pessoas. O viaduto proporcionará um importante incremento na organização e segurança viária de todos que utilizam as supramencionadas rodovias, por isso se faz tão necessária”, defendeu o deputado Ricardo Nezinho.

Agosto Lilás

A Lei Maria da Penha, que protege mulheres vítimas de violência doméstica, completa 16 anos de existência em agosto. Em alusão a data, foi criada a campanha Agosto Lilás, que tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher, além de divulgar a Lei Maria da Penha. A campanha em Arapiraca terá um mês uma programação em todas as unidades de saúde, palestras e serviços para mulheres. Além dos atendimentos no Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência - CRAMSV, que completa dez anos de atuação.

Atendimento especializado

O CRAMSV de Arapiraca está vinculado à Superintendência de Políticas para a Mulher, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Lá, as mulheres contam com acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico, em busca de resgatar a cidadania e proteger a vítima de que a violência se repita. Ao longo dos dez anos de serviço, o CRAMSV realizou 5.500 atendimentos nesse período. Em 2022, já contabilizou 223 atendimentos. (Com Lysanne Ferro).

Reforma do Fumeirão

Na manhã de ontem, o secretário municipal de Infraestrutura, Roany Izidoro, falou sobre as obras de reforma do Estádio Coaracy da Mata Fonseca, que estão paradas. Segundo ele, além da reforma o espaço precisa de manutenção em setores como vestiários, túnel de acesso ao gramado e cabines de imprensa.
De acordo com o secretário, quando o prefeito Luciano Barbosa assumiu a prefeitura tinha uma obra em andamento com alguns projetos fora das normas, então teve que ser feita uma reprogramação das obras do estádio.

Reprogramação da obra

“O Estádio Coaracy da Mata Fonseca quando assumimos a gestão com o Prefeito Luciano Barbosa, tinha uma obra em andamento com alguns projetos fora da norma, como a altura da mureta. Então fizemos uma reprogramação das obras do estádio. Porque quando temos uma obra custeada por recurso federais ela tem que ser fiscalizada pela Caixa Econômica. Foi feita a reprogramação da obra e estamos aguardando a Caixa, para poder fazer uma nova licitação” explicou o secretário.

Manutenção do estádio

Roany Izidoro disse que a manutenção do Fumeirão, será executada em paralelo ao funcionamento do estádio.
“Hoje nós temos um contrato de manutenção, e em meados de setembro começamos as manutenções. As obras serão executadas em paralelo ao funcionamento do estádio, vamos executar a obra simultaneamente com o jogos para que não haja necessidade de interdição”, disse Roany Izidoro.

Oportunidade

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) continua com o Edital nº 31/2022 aberto, destinado à seleção de estudantes para o curso técnico em Química, ofertado pelo Campus Penedo na modalidade subsequente ao ensino médio, no período noturno.

A oferta é de 40 vagas para ingresso no segundo semestre letivo de 2022, com cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino. Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de agosto, exclusivamente, no site exame.ifal.edu.br.

Inscrições gratuitas

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha concluído o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula. As inscrições são gratuitas. Ao acessar o site indicado, o participante deve clicar no botão “Inscreva-se”. Caso já possua cadastro, deve fazer o login com CPF e senha. Caso seja o primeiro acesso, deve preencher o cadastro com seus dados pessoais, clicando em “fazer cadastro”.

Penedo

O Prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, se reuniu com comerciantes da Prainha, na tarde de quarta-feira, 10, para manter o apoio da administração municipal ao trabalho dos barraqueiros no local.
A prefeitura já elaborou projeto de infraestrutura para o desenvolvimento do comércio na orla do município.

Área de lazer

A continuidade do serviço na área de lazer que atrai penedenses e visitantes passará a ser feita de forma ambulante pelos ‘barraqueiros’ – como são conhecidos – que estão impedidos de utilizar os respectivos pontos fixos pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), órgão do Governo Federal.


... A Educação Infantil é a porta de entrada da criança na experiência escolar. É a primeira e a mais importante fase para o desenvolvimento integral do cidadão nos seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social.

... Por conta disso, o prefeito Luciano Barbosa esteve reunido, ontem, no Centro Administrativo Municipal, com todas as gestoras dos Centro de Educação Infantil de Arapiraca.

... O encontro também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Laura Souza; secretária-adjunta Eliete Barros; coordenador-pedagógico João Paulo, e o vereador Léo Saturnino.