Roberto Baia

Duas lideranças

Roberto Baia 10 de agosto de 2022

Os deputados estaduais Ricardo Nezinho (MDB) e Breno Albuquerque (MDB), são considerados duas lideranças políticas importantes em Arapiraca, e têm sido de grande apoio na campanha da candidatura de Daniel Barbosa à Câmara Federal.

Acompanhado dos deputados, o filho do prefeito Luciano Barbosa, tem feito visitas e reuniões na Capital do Agreste, além de outras cidades do interior de Alagoas.

Apoio importante


Em seu quarto mandato como deputado estadual, Nezinho, obteve na eleição em 2018, a segunda maior votação para a Assembleia Legislativa de Alagoas, com 43.961 votos. Breno Albuquerque obteve 26.355 votos e foi eleito deputado estadual, seguindo a tradição da família. Seu pai, Dudu Albuquerque, foi vereador, presidente da Câmara Municipal de Arapiraca e deputado estadual por dois mandatos.

Mutirão do CadÚnico


Desde segunda-feira, 8, está sendo realizado na cidade de Arapiraca um mutirão do CadÚnico, no Ginásio João Paulo II, para atualização cadastral e novos cadastros. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galind, a ação segue até este sábado, 13. Para facilitar o atendimento estão sendo entregues 250 fichas por dia; e no sábado serão 150 fichas.

Segundo a secretária, o principal motivo para a alta demanda é o aumento do valor do Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família.

Novos cadastros


“Com o aumento, a busca por novos cadastros no CadÚnico cresceu bastante e isso tem causado alguns transtornos principalmente para quem já recebe o benefício e precisa fazer a atualização cadastral. Como em Arapiraca ninguém pode ficar para trás, resolvemos ampliar o mutirão por mais um dia, para diminuir essa demanda reprimida”, explicou a secretária.

Diversas irregularidades


Diante das diversas irregularidades encontradas nas prestações de Contas de Governo do ex-prefeito de Inhapi, Oberdan Tenório Brandão, nos exercícios de 2011 e 2012, o Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL), por meio da 2ª Procuradoria de Contas, opinou, separadamente, pela emissão de Parecer Prévio pela Rejeição das duas contas. Neste caso, por se tratar de Contas de Governo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL) emite apenas um Parecer Prévio, referente a cada exercício, e a decisão final pela aprovação ou não das referidas contas, fica a cargo do Poder Legislativo Municipal.

Documentos obrigatórios


Apesar das contas terem sido analisadas individualmente, observou-se que muitas das irregularidades constatadas se repetiram nas duas prestações de Contas de Governo como, por exemplo, o não envio integral de PPA (Plano Plurianual), LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), RREO (Relatório Resumido de Execução Orçamentária) e RGF (Relatório de Gestão Fiscal), que são documentos importantes e obrigatórios nas prestações de contas.

Créditos suplementares


Houve a realização de créditos suplementares em percentual demasiadamente elevado: 46,60% (2011) das receitas previstas e 51,75% (2012) da receita orçada informada. Além disso, o Município apresentou fortíssima dependência com relação às transferências constitucionais 99,02% (2011) e 89% (2012); e ainda, os documentos apresentados não foram suficientes para a aferição do cumprimento das obrigações, em razão da ausência de demonstrativo detalhado sobre o repasse dos duodécimos ao Legislativo Municipal, nos dois anos analisados.

Situação de Emergência


Na segunda-feira, 8, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) os reconhecimentos federais acerca da situação de emergência em mais cinco cidades do país atingida por desastres naturais.

O município de São Sebastião, no Agreste alagoano, foi afetado por chuvas intensas e aparece na lista com a possibilidade de solicitar recursos federais.

Atendimento à população

Após a concessão do status de situação de emergência ou de estado de calamidade pública pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres estão aptos a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.

Ferramenta importante


As populações de municípios da região próxima do Presídio do Agreste contam com outra ferramenta para ajudar as forças de segurança – que seguem nas buscas para recapturar foragidos da unidade.

Trata-se de um número de WhatsApp disponibilizado pela SERIS (Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social) para facilitar o canal de informações com a população sobre o paradeiro dos reeducandos.

Mensagens instantâneas


O aplicativo de mensagens instantâneas (WhatsApp) – através do número (82) 98704-2234 – é ferramenta que se soma ao Disque Denúncia 181, importante para envio de informações mais detalhadas.

Enquanto os contatos por telefone permitem apresentar descrições verbais, o número de WhatsApp (82) 98704-2234 permite que o denunciante possa incluir imagens (fotos e vídeos), além de uma localização mais precisa, usando as coordenadas geográficas – mais um elemento disponível na ferramenta. (Com assessoria).

.... Nas primeiras horas de ontem, policiais civis, lotados no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Porto Real do Colégio, prenderam dois homens em cumprimento a mandados expedidos pela Justiça, devido a crimes de estupro e homicídio.

... De acordo com as informações policiais, um dos presos é acusado de ter matado uma pessoa no estado de São Paulo e, após o crime, teria passado a viver em Porto Real do Colégio, na condição de foragido.

... Devido ao trabalho do serviço de inteligência da Polícia Civil alagoana, desenvolvido em parceria com agentes da cidade de São Paulo, o paradeiro do homem foi descoberto e ele foi preso para responder pelo crime pelo qual é acusado.