Roberto Baia

Primeira suplente

Roberto Baia 09 de agosto de 2022
Primeira suplente
Lúcia Teófilo (PSB), viúva do ex-prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo - Foto: Divulgação

A arapiraquense Lúcia Teófilo (PSB), viúva do ex-prefeito de Arapiraca Rogério Teófilo, mostrou que apesar de longe dos holofotes, ainda possui força política em Alagoas. Ela foi lançada como primeira suplente do Major do Corpo de Bombeiros Diego Ramos, que disputa uma vaga no Senado Federal pelo partido.

O nome de Lúcia Toledo foi oficializado na ATA de Convenção do PSB Alagoas, registrada no TRE/AL no último sábado, 6. A segunda suplente de Diego Ramos é Maria Vilma dos Anjos Soares.

Único nome de Arapiraca


Lúcia Teófilo é o único nome de Arapiraca que pode representar a Capital do Agreste, segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, no Senado, uma vez que nenhum outro arapiraquense foi convidado para compor suplência de candidatos ao Senado Federal.

O convite para a viúva de Rogério Teófilo ser suplente de Diego Ramos na disputa pelo Senado foi realizado pelo prefeito de Maceió, JHC presidente do PSB Alagoas. Lúcia Teófilo se filiou ao PSB m abril deste ano.

Pegos de surpresa”

O prefeito de Maceió, JHC, o senador e pré-candidato ao Governo, Rodrigo Cunha e sua vice Jó Pereira, foram pegos de surpresa no último sábado, 6, com a desfiliação de João Caldas ao União Brasil, uma vez que o JHC esperava que o pai conquistasse a suplência de Davi Davino (PP) para o Senado.

Com a decisão do partido, o ex-deputado João Caldas ficou impedido de disputar qualquer cargo eleitoral neste ano, e o filho da ex-deputada Ceci Cunha, perdeu o apoio importante do partido do prefeito JHC.

Sem apoio


A decisão de não filiação do PSB, comandado por JHC em Alagoas, com um UB de Cunha foi conhecida oficialmente no final da noite de sábado. Na ATA da convenção do PSB/AL, foi definido que o partido não terá candidato ao governo de Alagoas e nem dará apoio a Cunha na disputa ao Governo do Estado.

Campanha de vacinação


A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde iniciou, ontem, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos. A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A ação tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em Arapiraca, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

Público-Alvo


Para Poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina.

Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

Caso suspeito


Sobre o caso suspeito de varíola dos macacos, a Secretaria Municipal de Saúde – SEMS informa todo o protocolo relacionado a um paciente atendido na UPA de Penedo. Trata-se de uma pessoa do sexo masculino e 19 anos de idade que residia desde março de 2020 no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro, onde começou a apresentar sintomas relacionados à varíola dos macacos e retornou para Penedo a aproximadamente 15 dias.

Exames preliminares


Ele teve febre de início súbito, perda ponderal de aproximadamente 20 kg, adenomegalia, erupção cutânea, cefaleia, astenia/fraqueza, dor de garganta e artralgia. Na quinta-feira, 4, o paciente ainda apresentava erupções cutâneas e artralgia, sendo submetido a exames preliminares para descartar outras infecções com os sintomas semelhantes.

Penedo


A Lei Maria da Penha completou 16 anos no domingo, 7 de agosto. Para comemorar a passagem da data, um grande evento será realizado em Penedo, sob organização da Polícia Civil, através da escrivã da Delegacia Regional, Emanuella Karla da Silva Coelho.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira, 10 de agosto, a partir das 14h30min, no Theatro Sete de Setembro com o objetivo de dar visibilidade à legislação e promover a discussão sobre as atualizações já ocorridas.

Oficinas e palestras


De acordo com a escrivã, durante o evento serão realizadas oficinas e palestras sobre assuntos ligados a Lei Maria da Penha e a importância da legislação no combate à violência contra mulheres. Além disso, serão difundidas também informações sobre o crescimento dessa violência em tempos de isolamento social, bem como orientações sobre como proceder em caso de agressões no ambiente familiar. A entrada é gratuita! (Com Aquiacontece).

... Uma semana inteira dedicada aos conhecimentos astronômicos em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no dia 11 de agosto.

... Nesse intuito, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte realizará, no Planetário Municipal e Casa da Ciência, uma programação especial repleta de atividades para os alunos e alunas da Rede Municipal de Ensino e comunidade em geral.

... Além das atividades já agendadas com as instituições de ensino nos períodos matutino e vespertino, a população arapiraquense poderá desfrutar das mesmas ações no horário da noite, a partir das 19h.