Edmilson Teixeira

Enxugamento

Edmilson Teixeira 06 de agosto de 2022

Há quatro meses à frente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme tomou como uma das primeiras medidas enxugar a escala de árbitros na Série A. O objetivo, nas palavras e na analogia do dirigente da CBF, é escalar aqueles jogadores "em que confia e que está bem no momento". Nos últimos três campeonatos, o total de juízes escalados variou de 38 a 42 nomes. Em 2022, após 21 rodadas, 26 árbitros apitaram partidas da Série A.

Enxugamento II


A redução é de 38% e provoca também debate de sobrecarga física em cima desses árbitros mais escalados por Seneme. Em entrevista ao ge - durante a semana de intertemporada para 95 árbitros, assistentes e árbitros de VAR -, Seneme justificou a decisão. Dois dos árbitros mais escalados, Raphael Claus, que vai para a Copa do Mundo, e Anderson Daronco também passaram suas impressões sobre este grupo mais enxuto da arbitragem de elite no país.

De olho no futuro


O Vasco acertou a compra de Eguinaldo. Ficou decidido na quinta-feira que o clube vai adquirir os 70% dos direitos econômicos do atacante de 17 anos, que está emprestado pelo Artsul. A equipe de Nova Iguaçu vai manter os outros 30% do jogador. O novo contrato vai até 2027. Foi uma negociação feita pelo Vasco, através do gerente Carlos Brazil, com aprovação da 777 Partners. O grupo americano pagará pelos direitos econômicos do atacante, caso assuma o controle do futebol, após a AGE de domingo.

De fazer inveja


A presença maciça da Fiel nos jogos do Corinthians na Neo Química Arena tem sido um importante aliado do clube não apenas para derrotar adversários, mas também para reforçar o caixa. Ao longo de 24 jogos em Itaquera em 2022, o Timão já obteve R$ 63 milhões de renda bruta com bilheteria. Com mais dez partidas em casa até o fim do ano, com chance de chegar até a 13, caso avance na Copa do Brasil e na Libertadores, o Corinthians pode bater a marca de R$ 100 milhões de faturamento com bilheteria.

Fim de papo


As conversas entre Santos e Argentinos Juniors pelo meia Gabriel Carabajal esfriaram. Na última quarta-feira, o clube de Buenos Aires sinalizou estar disposto a negociar o atleta com a condição de que o Peixe efetuasse a compra. Após analisar os valores envolvidos em uma possível transação, a cúpula santista entendeu que a pedida foi muito alta e optou por recuar.

Alagoano


Nosso conterrâneo Zagallo está perto de sair do hospital. Internado desde o último dia 26 de julho em um hospital da Zona Oeste do Rio de Janeiro para se recuperar de uma infecção respiratória, o ex-treinador de 90 anos tem previsão de alta para este final de semana. A informação consta no boletim médico divulgado na quinta-feira. Em enquete realizada pelo ge com mais de 100 técnicos, Zagalo terminou em 2º lugar, atrás apenas de Telê Santana, como o maior treinador da história do futebol brasileiro.

Investimento


O atacante Deyverson foi anunciado oficialmente como reforço do Cuiabá na tarde desta quinta-feira. Ele havia desembarcado na capital mato-grossense na quarta, realizou exames médicos e assinou contrato com o Dourado. Aos 31 anos, o centroavante estava livre no mercado desde a saída do Palmeiras, no fim de junho. O vínculo de Deyverson com o Cuiabá terá duração de dois anos e meio.Histórico

Deyverson foi herói do time paulista na conquista da Copa Libertadores de 2021, ao marcar o gol do título na final diante do Flamengo. Ele disputou 140 partidas, balançou as redes em 30 oportunidades e, além da Libertadores, conquistou a Recopa Sul-Americana, o Paulistão (2022) e o Campeonato Brasileiro (2018) pelo Palmeiras.

Internacionalizando


Wanderson apareceu no Boletim Informativo Diário da CBF durante a tarde de quinta-feira. O atacante de 34 anos está treinando no clube desde a semana passada, mas precisou aguardar a documentação para ser registrado, uma vez que se trata de uma contratação internacional. Wanderson chega como terceiro nome contratado pelo Sport neste segundo semestre de 2022, após as oficializações de Vagner Love e Gustavo Coutinho. Wanderson estava no Ludogorets Razgrad, da Bulgária, há oito temporadas.

Exportação


A diretoria do Náutico acertou a negociação em definitivo do zagueiro Carlão para o Almería, da Espanha. O jogador, de 21 anos, que é prata da casa e fruto das escolinhas de futebol do clube pernambucano, vai assinar contrato de cinco temporadas. Atuou pelo Náutico nas últimas 11 partidas pela Série B e já pode fazer a sua estreia no dia 14, contra o Real Madrid, na abertura do Campeonato Espanhol.

Sonho da classificação


O ASA joga neste domingo a partida de ida das oitavas de final da Série D, contra o Rio Branco-AC, fora de casa, às 19h. Além de ser o primeiro passo para a classificação às quartas de final, a partida também vale três pontos na classificação geral da competição, que continua contando e será o critério para definição dos confrontos da próxima fase.

Situação delicada


O CSA começou o segundo turno da Série B na zona do rebaixamento. A equipe ocupa o 17º lugar, com 20 pontos, e no neste sábado enfrentará o Bahia, em Salvador, terceiro colocado. Na quarta-feira, o volante Geovane comentou que o campeonato começa a entrar na reta decisiva e que não há mais espaço para erros.

Cadeia nele


Na quinta-feira, o treinador e árbitro de voleibol André Testa foi preso depois que ex-atletas o denunciaram por estupro de vulnerável e assédio sexual contra jovens jogadores de uma equipe de vôlei em São José (SC), que recebe dinheiro público da Prefeitura municipal. As denúncias contra o treinador começaram ainda no mês de maio. Uma das vítimas, hoje maior de idade, procurou a Polícia Civil para relatar o que teria acontecido no ano de 2017, quando tinha 15 anos. “Ele me levou para casa dele e lá começou a passar a mão em mim” disse.