Edmilson Teixeira

Arapiraca

Edmilson Teixeira 05 de agosto de 2022

O Campus Arapiraca da Ufal comemora a aprovação de vinte projetos no último edital do Programa de Fomento a Atividades Extensionistas. O resultado da seleção foi divulgado na quinta-feira da semana passada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex). Ao todo, foram selecionados 83 projetos em todos os campi da Universidade.

Arapiraca II


Por falar em Arapiraca, na quarta-feira, a presidente da Associação Pestalozzi daquela cidade, Zélia Azevedo, prestigiou o ato de assinatura de repasse de R$1,5 milhão para verbas de custeio da instituição no atendimento a crianças e adolescentes com deficiência física e intelectual na região. O repasse foi assinado pelo prefeito Luciano Barbosa e é oriundo de emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha.

Palmeira dos Índios


A cidade de Palmeira dos Índios receberá do Governo Federal mais de um milhão de reais para ações de defesa civil. O recurso será usado para compra de itens de assistência humanitária e aluguel de veículos. A cidade foi atingida por chuvas intensas. A portaria com a liberação dos recursos foi publicada na edição do Diário da União da última quarta-feira.

Pão de Açúcar


A Prefeitura vem fazendo um trabalho de combate à brucelose através do Programa Rebanho Saudável. A vacinação contra a brucelose é obrigatória em todas as bezerras de 3 a 8 meses de idade. A vacina utilizada é a B19 e no total já foram atendidas 69 propriedades, em 38 comunidades e vacinadas 257 bezerras do município. O produtor que desejar participar do programa pode procurar a Secretaria de Agricultura e fazer seu cadastro.

Porto de Pedras


Prefeito Henrique Vilela teve uma agenda repleta de ações na última quarta e que segundo ele foi bastante produtiva. Reuniu-se com a equipe do IBGE que está fazendo o censo no município. “Estive também com um grupo de empresários que em breve estarão se instalando em Porto de Pedras, estive na Secretaria de Ação Social com alguns vereadores entregando mantimentos para as pessoas atingidas pelas últimas chuvas e em seguida estive com o governador Paulo Dantas tratando de assuntos de interesse do município e finalizei o dia visitando o secretário de Estado da Saúde Gustavo Pontes, que garantiu mais uma Base da SAMU em nossa região!” disse.

Encontro


Depois de alguns meses sem promover reuniões com seus associados e que na próxima segunda-feira, a AMA promoverá, encontro entre os prefeitos e secretários municipais para tratar de pautas de interesse das gestões. Na pauta: IBGE. Vão debater sobre a importância da realização do Censo 2022 para os municípios, além de fortalecer o vínculo do órgão com as Prefeituras durante a realização da pesquisa. Com o objetivo de disseminar os ideais de serviços sustentáveis, o Sebrae trará para o encontro o debate sobre a Lei 7.471/21 e a interiorização dos negócios de impactos sociais e ambientais.

Murici


Na próxima segunda-feira alunos da rede pública municipal de Murici terão a oportunidade de frequentar cursos ofertados em parceria da Prefeitura com o SESI-SENAI. A medida beneficiará inicialmente 100 estudantes. Trata-se do Projeto Qualifica Mais Murici, ofertando cursos profissionalizantes. O alvo será para o ensino fundamental, acima de 14 anos (8° e 9° anos), distribuídos entre as escolas Juvenal Lopes, Pedro Tenório Raposo e Professor Aurino Maciel.

Penedo


Atendendo a uma das ações do Planejamento Estratégico da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura promove treinamento de primeiros socorros e cuidados básicos de saúde com pessoal do 6º GBM (Grupamento de Bombeiro Militar). A capacitação inicial aconteceu na Escola Municipal Irmã Jolenta. Participaram da capacitação diretoras, coordenadoras, professoras, auxiliares de sala de aula e cuidadoras das creches municipais, incluindo pessoal das unidades situadas na zona rural.

Joaquim Gomes


Na quarta-feira, os vereadores em sessão ordinária aprovaram por unanimidade a realização de uma audiência pública com os professores e interessados com debate sobre a reformulação do PCC da Educação. A reformulação foi enviada pelo governo municipal que altera o plano atual, pois a Casa quer abrir discussão para a classe e somente após o debate, ser colocado em votação.

Rodovia federal

Fruto das fortes chuvas que caíram esta semana foi que uma cratera se abriu na BR-416 no município de Ibateguara. A erosão formada assusta a população que passa pela localidade e parte da rodovia está interditada para obras. Já um trecho de Novo Lino também foi bloqueado para a manutenção da pista, pois oferece riscos a motoristas e pedestres. A Defesa Civil estadual chegou a interditar ontem a rodovia nos dois sentidos, aconselhando aos condutores de veículos que seguissem para Pernambuco pela região Norte de AL.

Delmiro Gouveia


A Secretaria de Educação divulgou edital de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação, por tempo determinado, de mediadores para educação especial e cadastro de reserva para cumprimento da Política Municipal de Atendimento à Educação Especial. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial dos Municípios de quarta-feira, serão disponibilizadas 90 vagas, com salários no valor de R $1.212,00. Não será cobrada taxa de inscrição a nenhum candidato.