Roberto Baia

Abuso de poder

Roberto Baia 04 de agosto de 2022
Abuso de poder
Prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga - Foto: Divulgação

A prefeita de Lagoa da Canoa, Tainá Veiga (PP), e seu vice-prefeito Zé Alberto estão sendo investigados por abuso de poder econômico durante as eleições de 2020 que reconduziram Tainá à Prefeitura de Lagoa da Canoa. A investigação aponta possível utilização dos cofres públicos para compra de votos. Na segunda-feira, 01, testemunhas foram ouvidas sobre o caso.
As partes deverão se manifestar em breve para que o Ministério Público Estadual dê o parecer. Segundo a peça do processo, Tainá utilizou da influência como prefeita e do dinheiro público para se favorecer na eleição.

Influência política

"A primeira representada Tainá Correa de Sá Lúcio da Silva, na qualidade de atual prefeita municipal de Lagoa da Canoa, concorrendo à reeleição, aproveitando-se da influência política e do uso dos recursos do erário municipal, praticou condutas que violaram a lisura do processo eleitoral em prol da sua candidatura, atos que também beneficiaram, diretamente, o segundo representado, José Alberto de Oliveira Silva, que concorre ao cargo de vice- prefeito na mesma chapa", diz trecho da ação.

Doação de material

Tainá e Zé Alberto podem responder por abuso de poder político e econômico, além dos crimes contra a administração pública, dos mesmos no fornecimento indistinto de materiais de construção para vários eleitores do município como forma de alavancar suas candidaturas. Conversas foram anexadas no processo que indicam a doação de material de construção.

Comentou o caso

Após a divulgação da investigação que pode culminar na perda do mandato da prefeita Tainá Veiga, o deputado estadual Jairzinho Lira (PSD) usou as redes sociais para comentar o caso e fazer acusações contra a gestora municipal.
Jairzinho questionou onde estão as verbas do precatórios do Fundef e mais de 11 milhões destinados ao Covid.
"O povo de Lagoa da Canoa precisa de explicações onde foi parar os milhões dos precatórios do Fundef e mais de 11 milhões destinados ao Covid, além de outros repasses feitos exatamente no ano da eleição", disse Jairzinho Lira em um trecho da publicação.

Novos conselheiros

Os novos membros do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arapiraca tomaram posse nos cargos, na tarde de terça-feira, 02, em cerimônia ocorrida na sala de reuniões do Centro Administrativo Municipal.
Dezesseis novos conselheiros, sendo oito titulares e oito suplentes foram empossados em cerimônia que contou com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo; o superintendente municipal da Juventude, Damião Oliveira, e a assessora técnica da Secretaria de Cultura, Marta Eugênia.

Representam a sociedade

O Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Arapiraca é formado por representantes da sociedade civil organizada e do poder público local.
A Sociedade Pestallozzi, Apae, AFCAL, FAMMA, Instituto João de Barro, Abrigo Mãe Rainha e Manoel Teles Solidário representam a sociedade civil de Arapiraca, enquanto as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação e Esportes, Saúde, Gestão, Cultura e Fazenda e Gabinete Municipal representam o poder público. Os novos conselheiros foram eleitos para o quadriênio 2022/2024.

Varíola do macaco

Apesar de ainda não haver casos confirmados ou suspeitos da varíola do macaco em Arapiraca, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde preparou uma lista com oito medidas que podem ser adotadas para diminuir os riscos de infecção e transmissão.
De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Saúde, o país está atualmente com 1.603 diagnósticos da doença. O primeiro deles foi registrado no começo de junho.

Orientações

Ainda não há previsão de vacinação em massa contra a doença em nenhum país no mundo, mas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é improvável que a medida seja necessária para combater o surto. Provavelmente, apenas grupos prioritários receberão o imunizante.
É importante destacar que o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs) tem acompanhado a evolução dos casos no Brasil.

Empreendedorismo local

Com o objetivo de modernizar o empreendedorismo local e aumentar potencial de investimentos, o empreendedor Daniel Rocha reuniu 200 empresários de Arapiraca na terça-feira, 02, para tratar de um tema que apesar de ser comum no universo dos influencers digitais está sendo considerado o "pulo do gato" no mundo dos negócios: permutas.

Investimentos

No encontro, que aconteceu durante um almoço no restaurante Massagueirinha, Daniel Rocha trouxe Leonardo Bortoletto, que apresentou o Clube da Permuta, prática que permite aos associados incrementar investimentos e reduzir custos por meio de trocas que não exigem movimentação de grandes quantias de dinheiro.


... O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas retirou de pauta mais uma vez o julgamento do recurso dos vereadores cassados em Palmeira dos Índios por fraude à cota de gênero.

... De acordo com o site 7 segundos, foram cassados em primeiro grau por decisão do juiz André Parizio, os vereadores Sidny Targino e Carlos Guruba, ambos do PRTB, que integraram na eleição de 2020 uma chapa com candidaturas femininas fictícias.


... O motivo de mais um adiamento foi a ausência do relator do processo que ainda se encontra doente e está em recuperação. Em breve o TRE deverá inserir novamente o processo em pauta.