Roberto Baia

Pegou mal

Roberto Baia 30 de julho de 2022
Pegou mal
Senador e pré-candidato a governador Rodrigo Cunha - Foto: Divulgação

Está circulando em grupos de WhatsApp prints de um comentário feito pelo senador e pré-candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (UB), onde ele direciona ataques ao ex-prefeito de Maceió e também pré-candidato ao governo de Alagoas, Rui Palmeira (PSD).

No comentário, Cunha escreveu que Rui Palmeira está ligado a escândalos de corrupção, de contratações milionárias, porém, o texto foi excluído logo após a repercussão negativa e o ex-prefeito de Maceió desafiá-lo a provar as acusações.

Comentário de Cunha

“Vamos lá, deixa eu lembrar alguns pontos (sobre Rui). O ex-prefeito se envolveu em escândalos referentes a contratos milionários com empresas de coleta de lixo e iluminação, denúncias de crimes ambientais que chegou a prejudicar o fornecimento de água para o município, e ainda teve o furo milionário nos cofres públicos”, escreveu Rodrigo Cunha ao responder uma pessoa que defendia Rui Palmeira.

Perdendo o equilíbrio

Ao tomar conhecimento do caso, o ex-prefeito de Maceió afirmou que Cunha está perdendo o equilíbrio, ainda na pré-campanha.
“Isso mostra que ele (Rodrigo Cunha) não está preparado para o desafio que é governar um estado como Alagoas. Fez acusações inverídicas, sem nenhum compromisso com a verdade. Não existem inquéritos, nem processos contra mim”, escreveu Rui Palmeira.
“Espero que tenha sido um equívoco da equipe de comunicação do Rodrigo e que eles revejam a conduta. Quem tem para mostrar, não precisa inventar”, completou o ex-prefeito de Maceió.

Ações socioeducativas

Com 11 anos de atividades, a Associação Amor Perfeito recebe mais um importante apoio nas ações socioeducativas e de atendimento em saúde a crianças e adolescentes com autismo em Arapiraca.
Na tarde de quinta-feira, 28, o prefeito Luciano Barbosa recebeu a presidente da instituição, Isa Almeida, e um grupo de pais e mães das crianças atendidas pela associação.

Atividades de apoio


O encontro também contou com a presença da secretária municipal de Educação, Laura Souza; secretário municipal de Fazenda, Lourinaldo Santos; secretária-adjunta Cida Padilha, e o superintendente da SMTT, Josenildo Souza. Durante a reunião, a presidente da Associação Amor Perfeito, Isa Almeida, relatou as dificuldades e as demandas existentes para a manutenção das atividades de apoio às crianças com autismo.
O prefeito Luciano Barbosa, mais uma vez, destacou o trabalho da direção da entidade e reforçou o compromisso da gestão com as políticas públicas a favor de crianças e adolescentes no município.

Ações de extensão

Da sala de aula da graduação para a comunidade. Estudantes do curso de Sistemas de Informação, da Unidade Educacional Penedo do Campus Arapiraca da Ufal, realizaram uma série de atividades de extensão durante esse último período de aulas. A equipe realizou quatro ações de extensão vinculadas a três Atividades Curriculares de Extensão (ACE).
Foram três ações do tipo projeto, envolvendo o terceiro e o quinto períodos; e uma do tipo curso, contando com a participação dos estudantes do primeiro período, que já tiveram a oportunidade de iniciar o curso vivenciando experiências extensionistas.

Orientação e prevenção

Na ACE1, o grupo de estudantes elaborou e promoveu o curso Orientações e prevenção a golpes e fraudes virtuais. A iniciativa teve como público-alvo alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Penedo. Por meio de aulas presenciais, foram compartilhadas informações sobre a identificação e a prevenção aos mais recentes e corriqueiros golpes virtuais, como clonagem de WhatsApp e uso de aplicativos falsos.

Tentativa de estupro

Na quinta-feira, 28, uma criança de apenas 11 anos foi vítima de uma tentativa de estupro no momento que retornava da escola no bairro Santa Esmeralda, em Arapiraca.
De acordo com as informações policiais, enquanto caminhava para casa sozinha, ao retornar da escola, um motociclista se aproximou da menina na Rua São Miguel dos Campos oferecendo carona.

Conseguiu fugir

Ainda segundo a polícia, a criança recusou a carona, momento em que o elemento segurou sua mochila e mostrou as genitais, oportunidade em que ela conseguiu fugir do criminoso.
Ao chegar em casa bastante assustada, a menina contou o que aconteceu a seus familiares, que rapidamente informaram o fato à polícia. Imagens de câmeras de monitoramento estão sendo examinadas na tentativa de ajudar na identificação do elemento.

Desenvolvimento

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, encaminhou à cidade de Sobral, no Estado do Ceará, uma comitiva de diretores, coordenadores, articuladores pedagógicos e técnicos para conhecer de perto a realidade do município com o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
No seminário sobre a Educação de Sobral, realizado nos dias 28 e 29, foram apresentadas as políticas educacionais do município, que foi implementada nos últimos 25 anos, as ações de formações continuadas dos professores.


... No dia 27 de julho, a Escola Francisco de Jesus, localizada em Junqueiro-AL, participou da etapa estadual do JEAL, Jogos Estudantis de Alagoas, no esporte Atletismo Paralímpico.

... A aluna Camilly Thauanny, portadora do espectro autista, conquistou o 1º lugar nas modalidades: salto em distância, arremesso de peso e corrida de 80mts. Com essa desenvoltura já garantiu sua participação na etapa nacional.

... O professor de Educação Física Filipe Vieira, acreditou no potencial da Camilly Thauany e fez ela brilhar.