Roberto Baia

Alvos do MPE/AL

Roberto Baia 29 de julho de 2022
Alvos do MPE/AL
Prefeito de Porto Real do Colégio, Aldo Popular. - Foto: Divulgação

Os prefeitos de Porto Real do Colégio, Aldo Popular, São Brás, Klinger Quirino, e Olho d’Água Grande, Suzi Higino, estão sendo alvos de ação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) para que sejam realizados concursos públicos nos municípios. A ação foi ajuizada na última quarta-feira, 27.
De acordo com Ministério Público do Estado de Alagoas, os concursos deverão ser realizados para os mais variados cargos e em diferentes áreas, nos municípios.
"Há mais de 15 anos, apesar de todas as tratativas promovidas pela promotoria de Justiça da comarca, os gestores prometem realizar os certames, porém, sem honrar com os compromissos firmados com o MPAL", alega o órgão fiscalizador.

Inquérito civil

As ações foram propostas pela promotora de Justiça Ariadne Dantas, que exerce suas atribuições nas três cidades.
Segundo ela, em cada um dos municípios foi instaurado inquérito civil para cobrar a realização de concurso público, uma vez que, em todos eles, desde 2007, só existem servidores contratados de forma precária, ou seja, sem qualquer garantia de estabilidade e nem segurança de profissionais fixos para atender as demandas da população.

Balanço politico

Em mais uma visita a Arapiraca, o pré-candidato ao Governo de Alagoas, Rui Palmeira, conversou com a imprensa local e fez o balanço desse período de pré-campanha e relembrou a importância que seu pai, ex-governador de Alagoas, Guilherme Palmeira tem para sua trajetória política. Ele participou do lançamento das pré-candidaturas de Tereza e Teca Nelma para o Congresso Nacional e a Casa Tavares Bastos, respectivamente.

Atos públicos

O coletivo de mulheres composto por diversos movimentos sociais, entidades civis, além de independentes, decidiram se reunir e convocar atos públicos no agreste e na capital pelo fim da violência contra mulheres nesta sexta-feira, 29.
O ato ocorrerá na Praça Luiz Pereira Lima, conhecida como antiga praça da Prefeitura, às 15 horas.
Em Maceió, a mobilização acontecerá na Praça Deodoro, em frente ao prédio do Tribunal de Justiça, a partir das 15 horas.

Aumento de casos

Com os atos públicos, o coletivo de mulheres pretende determinar uma agenda de cobrança de respostas a diversos órgãos públicos, alertando para o aumento de casos de violência contra as mulheres, que tem no feminicídio seu indiciador mais brutal.

Saldo positivo

Durante a pré-campanha, Rui Palmeira tem visitado todo o estado para dialogar com lideranças políticas, agricultores, empresários, ambulantes para a construção de suas propostas que serão apresentadas no período de campanha.
“O saldo é positivo. A gente tem ouvido as pessoas e a gente ouvindo o agricultor, o empresário, o feirante, tudo é muito importante e a gente aprende escutando e acho que eu tenho essa virtude de saber ouvir, a gente sai aprendendo com essas aulas diárias que a gente tem com o povo alagoano. Com isso a gente espera acrescentar no nosso plano de governo algumas coisas que a gente tem ouvido da própria população”.

Escola Maçônica de Arapiraca

Em reunião ocorrida na tarde de quarta-feira, 27, com o venerável-mestre Magno Luiz de Abreu e demais irmãos da Loja Maçônica Perfeita União, o prefeito Luciano Barbosa anunciou a reforma, ampliação e modernização de mais uma unidade de ensino em Arapiraca.

Ampliação e modernização

A Escola Maçônica de Arapiraca, localizada no bairro Novo Horizonte, tem 23 anos de atividades e receberá um moderno projeto arquitetônico para atender os 196 jovens do ensino fundamental.
A reunião também contou com a presença da secretária municipal de Educação, professora Laura Souza, e do secretário municipal de Infraestrutura, engenheiro Roany Izidoro.

Operação no Agreste

Nas primeiras horas de ontem, uma operação foi deflagrada para combater o tráfico de drogas em Arapiraca. Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram expedidos e cumpridos pelas autoridades.
De acordo com o delegado Edberg Oliveira, quatro pessoas foram presas em flagrante, sendo duas por tráfico de drogas e outras duas por receptação.

Busca e apreensão

Ainda segundo o delegado, foram apreendidos um revólver calibre 38 com 9 munições; uma moto Honda CG clonada; quatro aparelhos celulares; 1 kg de maconha; 500g de cocaína; duas balanças de precisão; e R$ 1.830 em espécie.
Participam da operação equipes do 52º Distrito Policial (52º DP), 53º DP, 54º DP e 55º DP, e militares do 3º Batalhão.


... Entre os dias 2 e 14 de agosto, a Tenda Mestre Afrísio Acácio, na Praça Luís Pereira Lima, no Centro, receberá a Feira de Flores e Plantas Ornamentais de Holambra.

... O evento está sendo promovido pelo empresário Tarcísio Almeida com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Cultura, Lazer e Juventude.

... De acordo com a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, a feira é originária da cidade de Holambra, no Estado de São Paulo, e tem em suas raízes a cultura das colônias holandesas que lá habitavam.