Sérgio Toledo

Medicina.

Sérgio Toledo 28 de julho de 2022


A medicina é a ciência que estuda a saúde como um todo. Serve para prevenir e combater doença. Manter a qualidade de vida e o bem-estar do ser humano.

Não é uma ciência exata, porque é uma ciência viva. Está sempre em movimento. Dois mais dois, pode ser cinco ou três e meio.

Como em todas as profissões possui componentes bons e maus. Profissionais que veem o paciente em primeiro lugar e trata o mesmo como gostaria de ser tratado e outros que enxergam de forma atravessada achando que ali existe uma fonte de dinheiro ou de objetos para serem aproveitados.

Acredito que uma boa parte dos desvios de conduta de alguns componentes da medicina passe pela quase que completa ausência de EDUCAÇÃO CASEIRA E FAMILIAR e de gentileza dos seres humanos que assim agem.

Hipócrates considerado o Pai da Medicina e Esculápio em latim ou Asclépio em grego, o Pai da Cirurgia, estariam hoje totalmente decepcionados ou estão lá onde estão, se revirando com fúria, devido aos fatos atuais.

Cirurgião plástico. Anestesista. Presidente de um Conselho Regional de Medicina e ortopedista. Especialistas que esqueceram ou não aprenderam o que reza o juramento quando da formatura. JURO SOLENEMENTE QUE, AO EXERCER A ARTE DE CURAR, MOSTRAR-ME-EI SEMPRE FIEL AOS PRECEITOS DA HONESTIDADE, DA CARIDADE E DA CIÊNCIA. PENETRANDO NO INTERIOR DOS LARES, MEUS OLHOS SERÃO CEGOS, MINHA LINGUA CALARÁ OS SEGREDOS QUE ME FOREM REVELADOS, O QUE TEREI COMO PRECEITO DE HONRA.

Todos terão o direito de defesa e do contraditório e serão considerados culpados ou não após esgotados todos os níveis de apuração.