Roberto Baia

Eleições 2022

Roberto Baia 28 de julho de 2022
Eleições 2022
Ex-secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres - Foto: Divulgação

O ex-secretário de saúde de Alagoas, Alexandre Ayres (MDB) usou as redes sociais na última terça-feira, 26, para informar a data do lançamento de sua pré-candidatura a deputado estadual.

Ayres fará o evento de lançamento de pré-campanha no Clube Fênix, às 10h, no próximo sábado, dia 30 de julho.

Alexandre Ayres deixou o comando da Pasta da Saúde Estadual no dia 1º de abril deste ano, para iniciar a pré-campanha em busca de uma vaga na Assembleia Legislativa. O anúncio de pré-candidatura de Ayres foi realizado no dia 27 de abril.

Deixou legado

Alexandre Ayres foi secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos durante quase quatro anos, assumiu a pasta no primeiro mandato do ex-governador Renan Filho, em 2015.

Em fevereiro de 2019, ele assumiu a Secretaria de Estado da Saúde, onde ficou no cargo por três anos. Deixou como legado a construção de seis hospitais de grande porte, na capital alagoana e no interior do estado, e sete Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), em Maceió e em Arapiraca.

Campo Alegre


Na última terça-feira, 26, a prefeitura de Campo Alegre, no Agreste alagoano, empossou os membros do Conselho Municipal de Proteção e defesa dos animais. Esse é o primeiro conselho com esse tipo de atuação instituído por um poder público municipal.
O Conselho foi instituído pela Lei Municipal 1.069/2022, aprovada no mês de abril.

Encontros mensais


Na solenidade de posse, estiveram presentes, além de autoridades políticas, representantes de ONGS, servidores de secretarias municipais e profissionais técnicos da área

O grupo terá encontros mensais para tratar da problemática, e incentivar a criação de políticas públicas e educativas para acolhimento dos animais de rua, e cuidados com os animais em situação de abandono.

Foi preso


Na noite de terça-feira, 26, uma guarnição da Polícia Militar prendeu um jovem de 23 anos acusado de manter um relacionamento amoroso com uma adolescente de 12 anos, no município de Palmeira dos Índios, na região do Agreste alagoano. No Brasil, por lei, relacionamento com menores de 14 anos é considerado estupro de vulnerável.

De acordo com as informações policiais, uma guarnição fazia rondas de rotina quando foi acionada para acompanhar o Conselho Tutelar em uma denúncia de abuso sexual.

Alvo da denúncia


Ao chegar no local alvo da denúncia, os policiais, em companhia de um integrante do Conselho Tutelar, encontraram o jovem e a adolescente, que estavam vivendo como marido e mulher há aproximadamente três meses.

Ainda segundo a polícia, o acusado confirmou que vivia com a menina, e alegou que a mãe e a avó dela sabiam. Disse ainda que achava que era normal a convivência entre os dois, e que não sabia que era crime.

Redução de casos


Dados do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Arapiraca comprovam o enfraquecimento na nova onda de Covid-19. Os casos positivos da doença caíram cerca de 57% nas últimas duas semanas e, consequentemente, também caiu o número de atendimentos a síndromes gripais no Complexo Multiprofissional Rogério Auto Teófilo.

Cuidados mantidos


“Apesar da redução, é importante destacar que os cuidados devem ser mantidos, principalmente para aquelas pessoas que apresentam algum sintoma gripal, como tosse, coriza, dor no corpo, febre, dor de garganta. É essencial procurar um serviço de saúde para monitorar os sintomas e realizar a testagem”, explicou Evandro, que é enfermeiro efetivo do município.

1º Encontro de Carros Antigos


Durante os dias 5, 6 e 7 de agosto, o Parque Municipal Deputada Ceci Cunha será palco do 1º Encontro de Carros Antigos de Arapiraca.

O evento é de idealização do grupo Antigos Arapiraca e conta com o apoio da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

Vários expositores


De acordo com a secretária Rosa Lira, além dos participantes locais, virão expositores das cidades de Custódia, de Pernambuco, Patos, da Paraíba, e de Paulo Afonso, da Bahia, com veículos com ano de fabricação a partir de 1959.⁸

“Um evento que movimenta e impulsiona o Turismo local com a vinda de expositores de diversos Estados. Esse encontro proporciona, também, a troca de experiências e a curiosidade das pessoas em ver automóveis que durante décadas abrilhantaram as ruas de todo o país. Será um evento muito bonito e memorável”, destacou a secretária.

... Uma única bolsa de sangue doada pode salvar até quatro vidas. E é pensando nisso que o Arapiraca Garden Shopping recebe, nesta quinta-feira, 28, o ônibus do Hemocentro de Alagoas (Hemoal).

... O objetivo é que clientes, visitantes e colaboradores do empreendimento e das instituições vizinhas se engajem na campanha de doação de sangue e cadastro de doadores de medula óssea.

... O ônibus do Hemoal estará estacionado no Arapiraca Garden Shopping das 10h às 16h.