Enio Lins

Vice tá é forte, visse?

Enio Lins 27 de julho de 2022

Vice era considerado posto decorativo, mas 2022 confirma a valorização dos vices de forma significativa, seja para a presidência da República, seja para os governos estaduais.

Lula ampliou
sua política de frente ampla política/ideológica e trouxe para o posto um dos mais relevantes ex-adversários do petismo, Geraldo Alckmin, contendor do PT nas eleições presidenciais de 2018 e de 2006, e governador de São Paulo em quatro mandatos, referência do liberalismo.

Jair estreitou
seu perfil e manteve dragonas cheias de estrelas na vaga, convocando o general Braga Netto, interventor militar na segurança pública do Rio de Janeiro quando ocorreram os assassinatos políticos da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes.

Em Alagoas
o lugar do vice teve uma expressiva alta e está sendo campo para intensa articulação, chamando mais a atenção que em campanhas anteriores.

Paulo Dantas
é quem tem mais movimentação para a escolha de um nome para sua companhia. No começo se falou em Rafael Brito, substituído por José Wanderley quando da eleição na Assembleia. Depois para a disputa do mandato 2023/2028, se falou em Pedro Viela e Ronaldo Lessa (este mais comentado nos últimos dias). Todos bons nomes, mas Vilela teria causado uma grande desarrumação nas hostes adversárias.

Fernando Collor
deu um salto em sua estratégia de representar a candidatura de Jair Messias ao governo convocando um nome bolsonarista-raiz como Leonardo Dias. Mas algo aconteceu e a proposta foi arquivada, com o ex-presidente passando a falar na indicação de alguém de Arapiraca, o que tem sua lógica em tempos normais, mas vivemos tempos excepcionais, e nem o maior município alagoano vai atender o que o fanatismo bolsominion cobra.

Jó Pereira
foi definida de primeira como candidata a vice-governadora por Arthur Lira e, em seguida, Rodrigo Cunha foi-lhe trazido. A relevância da vice sugere que a chapa estaria de cabeça para baixo. A competente deputada, por sinal, tem se mantido muito discreta, como quem se envultou, e deve-se perguntar se ela não seria uma carta na manga do poderoso chefão do Centrão para alguma emergência nessa guerra pelo Palácio República dos Palmares...

Rui Palmeira
adiantou logo que em sua chapa o vice será indicado pelo Podemos, passando a bola para Antônio Albuquerque, encerrando o assunto e eliminando estresses.

NOTAS


# Depois de uma interrupção por conta da pandemia, volta à agenda nordestina a Missa do Cangaço, rezada a céu aberto no local onde tombaram Lampião e Maria Bonita.
# Coordenada por Vera Ferreira, neta de Maria Bonita e Lampião, a 125ª Missa do Cangaço está confirmada para amanhã, 8:30, na gruta de Angicos.
# Angicos fica em Sergipe, mas boa parte da movimentação e principal acesso se dá via a alagoana Piranhas.
# O historiador Geraldo de Majella, militante das causas dos direitos humanos, publicou ontem, no site 082, fundamentada mensagem ao governador Paulo Dantas.
# No texto, Majella aborda os riscos da fusão entre o pensamento bolsonarista e antigos problemas das polícias em Alagoas.
# Edberto Ticianeli, jornalista, em post divulgado nas redes sociais, foi cirúrgico ao expor a falácia de Jair Messias & turma sobre as urnas eletrônicas.
# Ticianeli: na convenção deles próprios, os bolsonaristas acharam melhor jair usando o sistema eletrônico e monitorado pelo TSE – sem voto impresso!
# A quem está na canhota, um aviso: a esquerda não pode perder sua representação na Câmara Federal. Esta campanha será mais difícil que as passadas...


HOJE NA HISTÓRIA

Brancos armados e pretos desarmados: revolta nas ruas de Chicago – Illinois/USA



27 DE JULHO DE 1919
– Motim em Chicago, Estados Unidos: neste dia, numa praia segregada na 29th Street, um jovem negro de 17 anos – Eugene Williams – foi assassinado por um adulto branco com uma pedrada por ultrapassar a linha divisória imaginária entre as áreas reservadas exclusivamente para negros e para brancos. Complicando mais a situação, um policial branco impediu um policial negro de prender o assassino. O pau quebrou e da praia os protestos espalharam-se pela cidade e duraram cinco dias de violências e destruição. O saldo oficial foi de 38 mortos (23 pretos e 15 brancos), mais 537 pessoas feridas (358 pretas e 179 brancas) e aproximadamente mil pessoas, a maioria negras, ficaram desalojadas por conta dos incêndios provocados. A tragédia chamou a atenção do resto do mundo e levou à discussão de novas normas éticas para a convivência interracial, alguns avanços aconteceram, mas os problemas da segregação racial americana seguiram sem solução por muito mais tempo.