Roberto Baia

Liderando a disputa

Roberto Baia 27 de julho de 2022
Liderando a disputa
Governador e pré-candidato a reeleição Paulo Dantas. - Foto: Divulgação

O governador e pré-candidato a reeleição Paulo Dantas (MDB), está liderando a disputa pelo governo de Alagoas. Segundo pesquisa divulgada na manhã de ontem, pelo Instituto Ibrape, em parceria com site Cada Minuto, Dantas cresceu 3 pontos em relação ao último levantamento feito no início do mês.

A pesquisa sobre a intenção de votos dos alagoanos foi realizada do dia 21 ao dia 24 de julho de 2022.

Paulo tem 6 pontos de vantagem do segundo lugar ocupado pelo senador Fernando Collor (PTB), com 27%. O que chamou a atenção dos alagoanos foi a queda expressiva do senador Rodrigo Cunha (UB) que de acordo com a pesquisa tem 14%. Vale ressaltar, que o arapiraquense já liderou a pesquisa, agora ocupa o terceiro lugar

Renan na liderança


A pesquisa também mostra a consolidação do ex-governador Renan Filho (MDB) na liderança, somando 57%. O segundo colocado é o deputado Davi Davino Filho (PP) com 17%. Ronaldo Lessa (PDT) é o terceiro com 10%. Mário Agra (PSOL) não pontuou. 7% não sabe ou estão indecisos e 9% votam branco ou nulo.

Foram entrevistadas 1.992 pessoas em todas as regiões de Alagoas, e a margem de erro do levantamento é de 2,2 % para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o número AL-02634/2022 BR-03465/2022.

Recorde de atendimento


O primeiro semestre de 2022 já está marcado pelo recorde de atendimentos no Serviço de Cirurgia Buco Maxilo Facial do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca. Segundo Ricardo Watson, coordenador do setor, o número já ultrapassou 2 mil casos este ano, entre cirurgias e consultas.

Aumento de casos


“Atribuímos a elevada demanda ao crescente número de acidentes, vindo em conjunto com a demanda reprimida de outras patologias que não foram tratadas em virtude das restrições da pandemia. Além disso, infelizmente, estamos vivenciando também um aumento no número de casos de agressões interpessoais, com aumento de casos onde as vítimas são mulheres”, comentou Ricardo.

Imprudência ao volante


Para o especialista, que no momento da reportagem atendia cerca de 20 pacientes nos diferentes casos, a imprudência ao volante ainda é a maior causa dos acidentes. “A falta de uso do capacete, além da ingestão de álcool e imprudência são fatores preponderantes”, destacou.

Watson também revela que nos acidentes a maioria das vítimas são homens jovens. “Na chuva ocorrem muitas derrapagens e quando chega o sol eles querem abusar da velocidade. O resultado nunca é bom”, afirmou.

Ações de turismo


A Capital da Região Metropolitana do Agreste de Alagoas é Arapiraca, e suas belezas e atrativos trazem pessoas para conhecer, trabalhar, investir e morar, afinal, quem bebe da sua água não esquece jamais.

Com base nesses princípios, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou, durante os dias 25 e 26 de julho, um plano de ação participativa para a produção do plano de ações de turismo para o município.

Investimentos


Participaram da confecção do plano: membros da sociedade civil, gestão municipal, redes hoteleira, artística e comercial e empresários.

Dentro do contexto, foram apresentadas propostas no âmbito da governança institucional, marketing e promoção de ações, estruturação do destino turístico e fomento e investimento.

Município inadimplente


Após identificar o inadimplemento de alguns municípios, câmaras municipais e institutos de previdência com a Caixa Econômica Federal, referente ao não repasse de parcelas de empréstimos consignados já descontados dos salários dos servidores públicos, o Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL) protocolou representação em face do chefe do Poder Legislativo do Município de Quebrangulo, vereador Alfredo Frederico Maia Filho. Segundo apurou o MP de Contas, o débito da Câmara Municipal de Quebrangulo é de R$ 59.445,05 e corresponde ao ano de 2021.

Valores do débito

De acordo com o site 7 Segundos, na representação o MP de Contas pediu ao Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) a realização de diligências junto à Caixa Econômica para que a instituição financeira discrimine os valores do débito, incluindo os juros, correção monetária, multa e demais encargos, bem como indique o momento exato de incidência de cada um deles. Sendo acolhida a representação, o presidente da Câmara terá 15 dias para apresentar suas alegações.

Acréscimos pecuniários


O MP de Contas pede ainda a aplicação de multa ao gestor, sua condenação a ressarcir o erário municipal no montante correspondente aos acréscimos pecuniários (juros, multa e correção monetária) decorrentes do não repasse dos empréstimos consignados, e ainda, que a decisão seja juntada no processo de prestação de contas do correspondente exercício do gestor.

... O Senac Alagoas está oferecendo 107 vagas em cursos gratuitos, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos. Os cursos serão realizados de forma presencial, em Maceió e Arapiraca.

... As inscrições já podem ser realizadas nas Unidades Arapiraca ou Poço, em Maceió.

... Os interessados devem comparecer nas Centrais de Atendimento com os documentos indicados nos editais, onde constam as normas de participação no programa e os documentos necessários para a inscrição, como ficha de inscrição, termo de compromisso e a autodeclaração de renda.