Bartpapo com Geraldo Câmara

DE CURSO A CONCURSO

Bartpapo com Geraldo Câmara 22 de julho de 2022

“Eu fiz um curso, pra fazer concurso, pra fazer discurso, pra ter mais recurso” Ouvi isto de alguém, não sei de quem há muitos anos e nunca me esqueci porque acaba por ser o retrato de parte de um país que precisa de muito concurso para pode ter um emprego razoável e tocar a vida com muito mais sustentabilidade. Não será uma vida para enriquecer, claro que não. Mas o será para ter a necessária segurança de vida que a própria vida exige. “Faça o que eu digo mas não faça o que eu faço” porque se o fizer não fará concurso e não terá a famosa estabilidade de que tanto o ser humano necessita. A vida é um círculo fantástico que dá voltas mirabolantes e o espírito de cada um se adapta a suas próprias necessidades e vai fazendo suas escolhas o que acaba por ser a escrita do que serão presente e futuro.

No entanto, é muito importante que o concurseiro como se apelidou o que está em todas, buscando uma oportunidade através de concursos públicos tenha a exata noção do que quer, do que busca para sua própria vida, até porque não poderá ou não deverá fazer de seu futuro emprego, se passar no concurso, um trampolim para coisas que não sejam condizentes com a seriedade e a decência que o serviço público exige. E, diga-se de passagem, o governo ou governos, prefeituras, empresas de economia mista, só abrem a possibilidade de concurso porque as suas necessidades de pessoal são latentes, são realmente existentes e necessárias para o preenchimento de vagas que, por aposentadorias sobretudo vão aparecendo e em determinado momento tornando o serviço moroso e mal atendido. Levando-se em consideração que os cargos comissionados também são escassos é preciso fazer o rodízio que só pode acontecer mediante a fórmula legal que é o concurso.

Chego agora ao ponto que desejava divulgar para vocês porque, depois de um imenso trabalho que começou no Tribunal de Contas de Alagoas em 2015, primeira gestão do presidente Otávio Lessa, no sentido de fazer uma reposição de determinados cargos, como os de agente de controle interno, agente de controle externo, agente contabilista, tudo estava sendo cercado de muito trabalho, de muita negociação para que o governo do estado aceitasse, para que a Assembleia Legislativa aprovasse, mas finalmente, agora é lançado o Edital para um concurso que visa aqueles cargos, que terá suas provas em 23 de outubro de 2022, resultados após 1 (hum) mês e nomeações dentro deste ano de 2022. Serão 32 vagas disponíveis a serem preenchidas e um ciclo de vida daquele tribunal a ser conduzido sem política, sem politicagem, com absoluta e total transparência, em convênio com a UFAL e com a FUNDEPES para que tudo transcorra em perfeita consonância com a dignidade dos gestores e das instituições envolvidas.

Essa parte é cumprida pelo Tribunal de Contas de Alagoas e seus afins e o que se espera é que os candidatos sejam capazes de avaliar o compromisso de que, se passarem, estarão assumindo com a instituição e consigo mesmos. Não enxergar simplesmente como a conquista de um emprego vitalício, mas como um meio de agregar valor as suas vidas, me parece o mais importante. Porque não me parece que estar em um cargo seja estar deitado em berço esplêndido. Até porque ele, o cargo, não precisa ser a meta final de suas vidas, mas importante passo para o que virá. E o que virá sempre será uma decisão de cada qual e em seara onde ninguém pode se meter.

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas está cumprindo sua parte através da dinâmica e sistêmica insistência de seu presidente, Otávio Lessa e das pessoas que o cercam na administração daquela corte. Amanhã, quem sabe, o concurseiro de hoje, o servidor de amanhã, poderá estar galgando posições que o levem também a importantes decisões.

FOTONOTAS



JAMES SILVER
- Então vamos pensar num cidadão cuja elegância ultrapassa o hábito do bem vestir e entra por todas as portas da cidadania fazendo o que há de melhor nos ambientes que frequenta. James é um cara que transborda simpatia, que procura cercar seus amigos de gentilezas e que está sempre pronto a um papo bom, útil e descontraído. Quando adentra nossas casas através da televisão leva a mensagem com segurança, com empatia, mas sobretudo dando credibilidade a tudo o que fala e fazendo com que o telespectador fique envolvido por sua maneira típica de ser. James Silver é um homem família que não poderia estar fora da nossa galeria especial aqui na Tribuna.



TUTMÉS AIRAN
Já conheço Tutmés desde os tempos em que ele era Secretário da Justiça no governo de Ronaldo Lessa. De cara já gostei dele pelo seu entusiasmo, sua vontade de fazer, de realizar pelo seu estado. Lembro-m4e que abriu as portas do presídio para que eu fizesse um inédito “Almoçando com a Notícia”, com diretor, agentes e presidiários. Algo sensacional que mexeu com a televisão e com o próprio Tutmés pela coragem que ele teve de permitir algo assim. Depois, o desembargador que continuou sem vícios, modesto e cumpridor de suas metas, o que demonstrou plenamente enquanto foi presidente do Tribunal de Justiça. Meus repeitos, amigo! –

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Se a verdade é nua e crua nos tempos atuais é preciso vesti-la e cozinhá-la para que seja crível.

ALERTAS DO DIA


* Alerta, gente inteligente que está atrás de um concurso público de alta valia. O Tribunal de Contas de Alagoas acaba de lançar o edital para o seu e que envolve 32 vagas com salário inicial de R$ 7.000,00 (sete mil reais). O concurso é para ocupação de vagas de agentes de controle interno, de controle externo, de contabilidade e por aí vai. A taxa de inscrição é de R$ 175,00, a escolaridade pedida é de nível superior, a data das provas será em 23 de outubro e o resultado sairá em 30 de novembro. No mais, e falo com conhecimento de causa, um trabalho bom e eficiente em uma casa de gente boa e com vontade de defender o querido estado de Alagoas.

* Há muito tempo não via uma decisão importante ser tomada tão rapidamente e absolutamente de acordo com a maioria. A vaga de desembargador dentro do sistema do Quinto Constitucional teve a sua primeira fase com a votação para uma lista sêxtupla que colocou o advogado Fábio Ferrario em primeiro lugar. Lista enviada ao Tribunal de Justiça para que de lá fosse composta a lista tríplice para a escolha por parte do governador. E eis que lá estava em primeiro lugar o Fábio Ferrário. Enviada ao Palácio, o governador Paulo Dantas bateu o martelo e o primeiro colocado em tudo, Fábio Ferrario foi o escolhido para ser o novo Desembargador do Estado de Alagoas.

* Vivendo e aprendendo que na política parece que existe lugar para todos. Lemos agora uma reportagem feita com Anitta que se arvora como conselheira de “marketing” do ex-presidente Lula e diz a ele todos os caminhos que deve seguir para se eleger presidente do Brasil. E aí coloca a necessidade dele se colocar ao lado dos LGBTs, de todas as minorias, da gente pobre que não tem onde cair morta e de muitos outros que estão precisando de um alento. Disse ainda que ninguém é amado por todo o mundo e como tal, ele, Lula, também não é. Que siga suas orientações e tranquilamente irá vira o jogo. Se for como ela o é na sua carreira, Lula é o presidente.

* Existem momentos em que o político precisa saber recuar para vencer. São momentos, às vezes difíceis porque as orientações de ordem política nem sempre são as mais corretas ou as melhores posicionadas. Nosso amigo, ex-prefeito, ex-deputado estadual e federal, ex-governador por duas vezes e atual vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa tem o poder de saber exatamente a hora em que as cartas do baralho embaralhadas mostram a posição de se toirar a carta correto para o jogo certo. E, acho que Lessa acaba de fazer isto, aceitando disputar a vice-governadoria na chapa de Paulo Dantas, que só não será o governador se Deuws não quiser. Parabéns, Ronaldo!

POR AÍ AFORA


# Aqui como lá e estou falando de Portugal o custo de vida está ficando assustador e as pessoas estão sofrendo com a inflação que já acumulou 9,5% no péríodo. Dizem que as maiores altas está acontecendo nos aluguéis e principalmente em certos lugares de mais movimento. As regiões com a variação mensal positiva mais elevada foram o Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve e Açores, todas com taxas de aumento consideráveis, não se tendo observado qualquer região com variação negativa do respectivo valor médio das rendas de habitação.

# “Uma nova espiral assassina pode ser desencadeada a qualquer momento entre Israel e Palestina”, declara Emmanuel Macron, o presidente da França e que recebeu o presidente palestino Mahmoud Abbas na quarta-feira, 20 de julho, para discutir o processo de paz israelense-palestino, duas semanas depois de receber o novo primeiro-ministro israelense Yair Lapid. O problema é que não estamos aqui para ver mais guerras, o acirramento entre Israel e Palestina, aliás uma “guerra” que parece não acabar nunca. E que só eles entendem. Ou se desentendem, como queiram.

# A atual onda de calor na Europa ocidental refletiu-se em vários países, nomeadamente no Reino Unido, onde a temperatura máxima superou os 40ºC, um valor nunca antes alcançado desde que há registos sistematizados; e na França, que bateu vários recordes de temperatura. Na Espanha e na Itália, o calor extremo levou à propagação de incêndios florestais. Em Portugal, que viveu na semana passada a segunda onda de calor do ano, depois da de maio, os termômetros registaram na quarta-feira 46,3ºC na Lousã, o sítio mais quente do país nesse dia. Loucura, gente!

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399