Bartpapo com Geraldo Câmara

DE VERBAIS A PORRADAS

Bartpapo com Geraldo Câmara 15 de julho de 2022

O insuportável machismo que impera ainda em nossa sociedade tem sido a causa de tantos crimes, agora apelidados de feminicídios e que nos levam a inúmeras reflexões sobre o comportamento do ser humano e isto, a partir de séculos e séculos atrás quando as mulheres eram realmente tratadas como pessoas de segunda categoria. Ou não seriam pessoas?

O problema de conhecimento comportamental de outras gerações ainda se reflete nos tempos de hoje, por mais independência que as mulheres tenham conquistado. Essas mesmas mulheres que galgam a cada dia postos mais elevados, que têm capacidade mais do que testada em vários setores da vida, que são superiores por várias vezes e em muitas situações. Mas que ainda continuam em alguns casos sendo submetidas a humilhações por parte de desajustados, mal educados e por que não dizer, vergonhas da civilização.

Se formos voltar à minha infância na década de 40 e juventude na década de 50 vamos verificar, por exemplo que a profissão onde a mulher era mais respeitada era a de professora. O ideal, apontado por todos, era que a mulher deveria ir para a Escola Normal e ser professora. Nada demais, pelo contrário não fosse o fato de que não enxergavam a engenheira, a médica ou outra profissão para a mulher. Se não fosse professora, o resto eram profissões de homens por onde as mulheres não deveriam seguir. Ora, gente, nos últimos cinquenta anos ela atingiu postos maravilhosos no mundo e não estamos fazendo restrições a nenhum tipo de profissão. Elas estão em todos os lugares mostrando que são capazes de dirigir o mundo e até que, algumas estão tendo a oportunidade de se mostrarem neste campo, como foi o caso de Margareth Thatcher que, como Primeira Ministra do Reino Unido chegou a ganhar o apelido de “A Dama de Ferro”.

Está provado, mais do que provado que as mulheres obtiveram o seu verdadeiro lugar na sociedade, conquistado a duras penas, é verdade, mas conquistado. Falta muito? Falta. Principalmente no Brasil, onde ainda são minoria em cargos públicos, mas que já são apontadas no meio político como uma necessidade para a melhoria das relações político-partidária. Tanto que, no período eleitoral em que vivemos agora, os apelos para que a mulher entre na disputa eleitoral são bastante intensos.

Bem, esse retrospecto ou pequeno histórico das possibilidades da mulher na vida ainda é pouco, mas nos leva incessantemente a reclamar por atitudes mais enérgicas em relação aos crimes que são cometidos contra ela e que possam ser transformados em hediondos em inafiançáveis, sei lá no que, mas que se comece a demonstrar com mais atitude a revolta que tais crimes causam em seres humanos normais. O caso de agora, onde um médico anestesista, durante uma cirurgia introduz seu pênis na boca da paciente anestesiada é uma das maiores monstruosidades de que se tem notícia. Não é possível que a sociedade jurídica aceite isto, sem pensar em modificar leis, digo mais, chegando até à prisão perpétua ou coisa que o valha. Não pode mais existir tolerância em relação a isto. A época do machismo, se não passou por civilidade precisa passar por imposição social e penal. As mães de antigamente diziam que quando um filho não atendia aos apelos educacionais por psicologia as coisas eram resolvidas com paudagogia, simples e inofensivas palmadinhas. Pois que se aplique a paudagogia, não palmadinhas, nesses monstros, nesses cretinos que ainda habitam entre nós, mas que não podem serem considerados como seres humanos. São monstros mesmo. E a eles os rigores da lei que, como disse, nesses casos, precisa buscar caminhos bem mais duros para a repressão tão necessária.

A mensagem que fica é que somos todos iguais. Mulheres e homens precisam igualar os comportamentos, sem nunca, no entanto, caminharem, entre as ofensas verbais e as porradas deixando de lado a parte lúdica e romântica da vida.


FOTONOTAS





Mendes de Barros
– Cidadão do bem, incontestavelmente do bem, Mendes, como é chamado pelos amigos, carinhosamente nos trata a todos, mas quando está numa luta daquelas ferrenhas de suas próprias ideias mostra a personalidade de quem brigou e venceu na vida. Mote e motivo até de campanha eleitoral, apontado que foi como “marajá” por ter conseguido posições invejáveis, mas no entanto absolutamente legais, Mendes demonstrou através do tempo que jamais fugiu à sua integridade e que, deveria, isto sim, ser exemplo de persistência e pertinência para conseguir atingir seus intentos. Bonachão, do tipo amigão, Mendes é uma excelente companhia.



Leonardo Junior
– Tenista persistente, empresário, conheci Leonardo Duarte Junior como presidente do Jaraguá Tênis Clube, um lugar magnífico onde gravava o meu programa “Almoçando com a Notícia”. Sua lealdade, sua simpatia o trouxeram à minha amizade, absolutamente importante em minha vida. Fomos criando vínculos imateriais que, sem dúvida são os mais importantes na vida e a aproximação das famílias nos transformou em uma só de respeito e de amor. Empresário, Junior faz falta aos momentos mais importantes do Jaraguá; às festas sem igual, ao “Vermelho e Preto”, enfim, pense num cara fantástico. Sem contar que ele ainda se soma à sua maravilhosa Cristina.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Quem acusa tem que provar e quem não prova passa a ser o acusado.


ALERTAS DO DIA



*   O Maceió Convention & Bureau, responsável pela maioria dos eventos que acontecem no estado de Alagoas, também é o elo de ligação entre o “trade” turístico, as instituições oficiais e a sociedade de um modo geral. Assim promove reuniões e discussões, as mais diversas, com entidades e com autoridades sempre visando o melhor para o turista e, obviamente para a cidade. Dentre essas ações, atualmente reuniões com as instituições de segurança estão no calendário, a exemplo de recente encontro com o delegado-geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier. O Maceió Convention sempre está em alerta para a defesa do turismo de Alagoas.

*   Alerta importante é essa questão das viagens aéreas, sejam nacionais ou internacionais, cujos preços estão acima de qualquer normalidade, se a marcação da passagem for para prazo diminuto. Se for, no entanto para o próximo ano a coisa muda de figura e você compra com melhor preço. Isto pode ser bom para quem programa viagens turísticas. No entanto, para as pessoas que precisam viajar de repente por qualquer evento de ordem familiar ou de negócio vão ter que aguentar com os preços bastante altos. Isto, sem contar que a malha aérea de ou para Maceió está extremamente prejudicada nos seus trajetos. Alerta na hora da reserva!

*   Entrevistei o prefeito de Pilar, Renato filho, semana passada na programação local da Rádio Senado sobre os problemas, mas também sobre soluções do município. E fiquei muito entusiasmado, primeiro com a questão do saneamento básico que já está sendo feito e vai atender a todo o município. Isto é fantástico e altamente proveitoso para a população do Pilar. O outro foi a informação de que está sendo estudado com a BRK e com a Algás a viabilidade de um planejamento do gás para que ele chegue a todas as casas. Estamos falando do gás natural que não só é mais econômico como supera todos os obstáculos que são criados com o de bujão.

*   A morte do petista por motivos banais, até porque se matar por conta de política é motivo banal, vem demonstrar o cuidado que todos temos que ter durante este período eleitoral, já que o acirramento das posições principais é muito grande. Quem não é Bolsonaro é Lula, o que se transformou em definição para uma guerra que não deveria existir. Minto, Deveria, sim. Mas nas palavras sadias, no discurso e nas proposições um mostrando porque deverá continuar e outro demonstrando porque deve voltar. Enfim, esse crime foi a prova de que nem tudo serão flores durante este período que, ao invés de cívico, poderá ser beligerante e perigoso. Tomara que não.


POR AÍ AFORA



#
   Começa a haver, ou melhor, já vem havendo a muito tempo uma debandada de brasileiros para Portugal. Querem fugir das crises brasileiras, querem escapar dessa inócua discussão política e aí se bandeiam para Portugal achando que tudo vai ser bandeira branca. Só que, no momento, aquele país atravessa uma grande crise de desemprego e quando os empregos aparecem os salários são muito baixos e, o que é pior, o custo de vida está impressionantemente alto. Para os que querem se aventurar saibam que bem maior do que no Brasil. Vai quem quer. O fato é que muitos que são formados e que foram se aventurar estão trabalhando em missões braçais.

#
   E, ainda assim, apesar das tragédias, “a humanidade continua a fabricar armas”, lamentou o Papa Francisco, acrescentando que a guerra “escraviza e desumaniza, e que, segundo o catecismo católico, a utilização e posse de armas nucleares é imoral”. Sobre a invasão russa da Ucrânia, Francisco disse que prefere falar mais sobre as vítimas do que dos agressores, “do país que é atacado”. Sobre os rumores relacionados com o seu estado de saúde e uma possível demissão, foi claro: “Não tenho qualquer intenção de me demitir. De momento, não”, afirmou na entrevista de mais de duas horas, transmitida na Televisa Univision.


#
   A Ucrânia quer conseguir um milhão de homens para ganhar a guerra. E o presidente faz as contas de forma simples: “Temos aproximadamente 700 mil nas forças armadas. Se somarmos a guarda nacional, polícia e guardas de fronteira somos cerca de um milhão”.Parte do plano passa também pelo treino no Reino Unido, que já começou em várias bases militares, de soldados ucranianos e de civis sem experiência militar. Dez mil recrutas que vão treinar e receber equipamento moderno. transformando rapidamente civis em soldados eficazes. Usando a experiência de classe mundial do Exército britânico, ajudaremos a Ucrânia a reconstruir suas forças e aumentar a sua resistência”,

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399