Edmilson Teixeira

Junqueiro

Edmilson Teixeira 06 de julho de 2022

O contentamento da família Tavares na cidade de Junqueiro/AL tem sido tamanha, sobretudo com a medida recente do Estado em ter entregue a população junqueirense, uma moderna e avançada escola pública estadual, que leva o nome da saudosa ex-primeira-dama de Alagoas Liege Tavares.

Junqueiro II


A unidade de ensino foi inaugurada no último dia 27, cujo investimento foi na ordem de R$ 5 milhões, e a obra faz parte do Programa Minha Escola Nova. A escola vai atender cerca de 800 alunos durante dois turnos, além de agregar 390 estudantes em período integral. “Estamos gratificados por tudo” disse o ex-prefeito Raimundo Tavares, filho da homenageada, que que não deixou de citar o nome da prima, a deputada Jô Pereira, autora do projeto que deu o nome a escola.

Histórico


Dona Liege Tavares era esposa de José Tavares, que morreu no dia 27 de abril de 2003. O pecuarista José Tavares teve uma trajetória vitoriosa dentro da política alagoana. Em 1962 se elegeu deputado estadual. Em 1970 fora escolhido vice-governador na chapa de Afrânio Lages. Em 1974, se elegeu deputado estadual, assim como em 1978. Em 1982 foi eleito vice-governador na chapa de Divaldo Suruagy, e foi nessa gestão que José Tavares teria assumido o governo de Alagoas em 1986, visto Divaldo chegou a ser eleito senador da República.

Branquinha


Em virtude do enorme volume de água, que atingiu o município nos últimos dias, a Prefeitura declarou, por meio do Decreto nº14 de 02 de julho de 2022, situação de emergência, visando dar agilidade para as ações da gestão no enfrentamento do problema, considerando os danos materiais em residências, vias públicas, pontes e equipamentos públicos diversos.

Pão de Açúcar


As aulas da rede municipal retornaram ontem, depois do recesso escolar, mas somente para os alunos da parte urbana. Conforme a Prefeitura, as fortes chuvas que caíram no último final de semana complicaram as estradas vicinais, impossibilitando o tráfego em muitas partes. Por essa razão, nos próximos dias, na medida em que as dificuldades das estradas sejam superadas e os problemas com o abastecimento da CASAL sejam resolvidos, a Secretaria de Educação definirá a data de retorno das aulas de todas as unidades da Zona Rural.

Matriz de Camaragibe


O retorno às aulas que aconteceria na última segunda-feira foi adiado devido às condições das fortes chuvas. “É importante pontuar que, neste momento difícil, o amparo aos desabrigados tem sido prioridade e que algumas escolas municipais estão sendo utilizadas como abrigo público e seguro para famílias em vulnerabilidade” argumentou o prefeito Fernando Cavalcante.

Cooperativa


O presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, foi um dos participantes do painel que faz parte da programação do Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), realizado no auditório do Sebrae-AL, na segunda-feira, em Maceió. Na oportunidade, Santos apresentou a palestra “Bertholet: moeda social – Cooperativa Pindorama”

Cooperativa II


O encontro marcou o início das comemorações do mês de cooperativismo, onde além de servir de palco para discutir políticas públicas para o setor, também debateu novos desafios e apresentou cases de sucesso das cooperativas alagoanas.

Palmeira dos Índios


A Prefeitura iniciou ontem o pagamento do Auxílio Municipal Emergencial (AME), que contempla 61 músicos e 70 ambulantes. Eles participariam do São João do Povo 2022, mas o evento foi cancelado devido às chuvas que caem no município desde o mês passado. As duas categorias receberam a parcela única de R$ 1.000 (mil reais).

Solidariedade


A Ufal profundamente sensibilizada com a situação de muitos alagoanos desabrigados por conta das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias retoma a campanha “Ufal mais Solidária” e está em parceria com a Defesa Civil para recolher doações nas unidades acadêmicas e setores administrativos. Podem ser doados alimentos não perecíveis de fácil consumo (água mineral, leite longa vida, biscoitos, pão de forma, etc.), roupas, material de higiene pessoal e materiais de limpeza doméstica.

Penedo


Um programa cultural diferenciado e gratuito está agendado para a noite da próxima sexta-feira, em Penedo. A cidade vai receber a Orquestra Filarmônica de Alagoas. Com a participação de artistas convidados, os músicos sobem ao palco do Centro de Convenções e Eventos às 19h30 para apresentar o concerto Terra Radiosa. O evento é realizado pela Prefeitura e conta com apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secult e do Instituto de Meio Ambiente (IMA).

Penedo II


O acesso ao concerto com canções nordestinas será feito mediante doação de um quilo de alimento não perecível, donativos que serão repassados às vítimas das chuvas em nosso Estado.