Roberto Baia

São Luís do Quitunde

Roberto Baia 01 de julho de 2022
São Luís do Quitunde
Ex-prefeito de São Luís do Quitunde Cicero Cavalcante - Foto: Divulgação

Em um vídeo, divulgado nas redes sociais, ontem, o ex-prefeito de São Luís do Quitunde e pai da deputada estadual Flávia Cavalcante, aparece agredindo um homem com socos, durante os festejos juninos da cidade.

Cicero Cavalcante também é pai de Fernando e Fernanda Cavalcante, gestores de Matriz de Camaragibe e São Luiz do Quitunde.

Nas imagens é possível ver que no momento do ocorrido Cicero Cavalcante está ao lado de alguns de seus seguranças. Não há informações sobre o que teria causado a agressão física, se o caso foi denunciado junto aos órgãos de segurança e quem foi o homem alvos das agressões.

Mais um caso


Esta não é a primeira vez que Cícero Cavalcante se envolve em casos de agressão, em 2009, ele agrediu o então vereador por Matriz do Camaragibe, Roberto Lins, dentro da Prefeitura. Já em 2020, ele foi acusado de agredir um pedreiro, mestre de obras, identificado como ero Cirilo, para paralisar uma obra de abastecimento de água em Matriz de Camaragibe.

Decisão unânime


O ex-prefeito de Traipu, Marcos Antônio dos Santos, condenado por desvio de verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) teve a pena ampliada por decisão unânime da Terceira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

Com a condenação, Marcos está inelegível por cinco anos. Ele não poderá exercer cargo ou função pública, eletiva ou nomeada.

Duas condenações


De acordo com a sentença, foi determinada nove anos, quatro meses e 15 dias de reclusão, em regime inicialmente fechado. A decisão do TRF5, é após Marcos Santos recorrer das duas condenações e perder em ambas.

Apesar de inabilitado para cargos públicos, a cidade de Traipu é comandada por Marcos Santos, visto que os gestores municipais, prefeito e vice-prefeita, são Manuel Lucas Kummer Freitas dos Santos (o Lucas Santos) e Laura Marcela Kummer Freitas dos Santos, (a Marcela Santos) filhos do ex-prefeito.

Em Igaci


Durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa de Alagoas de ontem, a deputada Ângela Garrote fez um apelo ao secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, e ao Ministério Público Estadual, para que apurem e adotem as providências cabíveis à agressão sofrida por um adolescente do município de Igaci, durante as festividades juninas patrocinadas pela prefeitura da cidade.

Jogou spray


De acordo com os relatos da parlamentar, após uma confusão ocorrida no final do evento, agentes da guarda municipal, no intuito de conter o tumulto, teriam jogado spray de pimenta na multidão e espancado um jovem de 15 anos de idade. “Em todo lugar onde existe uma grande quantidade de pessoas pode acontecer uma confusão, o que não pode é o poder público agredir um menor de idade”, condenou.

Estava com os pais


Ângela Garrote prosseguiu destacando que o garoto é de boa índole e estava acompanhado dos pais e da família quando a confusão começou dentro do ginásio de esportes, onde ocorria as festividades. "Estamos vivendo uma época em que fatos como esse não devem acontecer, principalmente quando se trata de menor de idade”, observou a parlamentar, acrescentando que o garoto, com viagem marcada para atuar em um clube de futebol fora do Estado, está traumatizado e com medo de sair de casa. Diante disso, solicitou à presidência da Mesa Diretora que encaminhe ofício à Secretaria de Segurança Pública e ao Ministério Público, para que adotem as providências cabíveis ao caso.

Infanticídio


Na manhã de ontem, o homem identificado como Iramir Ferreira dos Santos, 25 anos, confessou ter matado afogado o enteado de 5 anos, dentro de uma caixa dágua. O caso aconteceu no último final de semana na cidade de Lagoa da Canoa.

Na primeira versão do caso, contada pelo padrasto, suposta "fatalidade" ocorreu enquanto ele e a companheira, que é mãe da criança, estavam dormindo.

Versões contraditórias

Em depoimento para policia, Iramir disse que o enteado - Alonso Gabriel Rodrigues - teria acordado nas primeiras horas da manhã, abriu a porta de casa sozinho e entrou a caixa d'água que fica no chão da residência, onde teria morrido afogado.
Mas ao serem chamados para prestarem esclarecimentos no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Lagoa da Canoa, a mãe e o padrasto deram versões contraditórias sobre o caso.

Foi liberado


O padrasto foi até o Cisp da cidade e confessou ter matado o enteado porque a criança estaria atrapalhando o relacionamento dele.

Como ainda não foi expedido o mandado de prisão, Iramir Ferreira dos Santos confessou o crime e em seguida foi liberado
A Policia Civil informou que a mãe da criança foi ouvida e não tem envolvimento com o crime.


... A Prefeitura de Arapiraca publicou um edital público para seleção de preceptores para atuarem no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde – PET Saúde: Gestão e Assistência, que será executado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com os Campus Arapiraca e Palmeira dos Índios da Universidade Federal de Alagoas.

... O processo seletivo tem vagas para preceptores bolsistas e voluntários, e foi estruturado em conformidade com os requisitos estabelecidos no edital nº 01, do Ministério da Saúde.

... São dez vagas para preceptores bolsistas e cinco para preceptores não-bolsistas (voluntários), que devem ser lotados e vinculados a Secretaria de Saúde de Arapiraca.