Sérgio Toledo

Cúrcuma longa x Açafrão.

Sérgio Toledo 27 de junho de 2022



A cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra é da mesma família do gengibre.

São plantas distintas, porém, com cores parecidas e propriedades medicinais.

Uma é cara, o açafrão. A outra, não.

Tomei conhecimento da cúrcuma longa ou açafrão-da-terra numa palestra de um ortopedista paulista trazido por um laboratório farmacêutico. Até então não havia dado trela ao complemento alimentar.

Sempre gostei de jogar futebol. Devido as lesões dos joelhos tive que me desfazer dos meniscos mediais de ambos. Com essa retirada o processo de artrose veio mais cedo que o esperado.

Quatro anos atrás ainda corria atrás da pelota. Fazia raiva aos mais novos. Jogava num condomínio que possui um campo society cujo piso é sintético. Meus joelhos reclamaram e decretaram que eu tinha que “pendurar as chuteiras”!

Assim o fiz. Hoje pedalo de 3 a 5 dias na semana na nossa bela orla, pela ciclovia, quando os pedestres, corredores, skatistas, turistas, motocicletas elétricas, etc. deixam. E faço 3 vezes academia orientado por uma personal trainer. Fortalecendo cada vez mais a musculatura para “segurar melhor” os joelhos.

Uso então, a cúrcuma de 500mg, duas vezes ao dia já por volta de 3 anos. Meus joelhos reagem bem, quase sem dor e sem edema. Consigo caminhar bem, principalmente quando das minhas incursões pela dança de salão e viagens.

Além da ação anti-inflamatória tem também efeito antioxidante. Pode inibir a agregação plaquetária. Melhorando assim a qualidade de vida