Roberto Baia

IC em Arapiraca

Roberto Baia 24 de junho de 2022
IC em Arapiraca
Deputado Ricardo Nezinho - Foto: Assessoria

Na sessão de quarta-feira, 22, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) convidou a todos os deputados e a sociedade em geral para, junto com o governador Paulo Dantas, participarem na próxima terça-feira, 28, em Arapiraca, da assinatura da ordem de serviço para a construção do Instituto de Criminalista da cidade. O deputado relatou que, hoje em dia, por haver apenas uma unidade em Maceió, os corpos aguardavam por horas por sua remoção em municípios distantes.

Grande reivindicação


“Foi uma luta nossa e de vários deputados do Agreste e do Sertão. Há mais de 13 anos estamos lutando por este Instituto de Criminalista. Recentemente procurei o governador Paulo Dantas, que numa rápida resposta concretiza essa grande reivindicação que, além de desafogar a equipe de Maceió, irá atender melhor outras localidades”, destacou.

Exercícios simulados


As cidades de Delmiro Gouveia e Maragogi receberão, entre os dias 04 e 08 de julho o I e II Estágios de Plano de Defesa. As ações, realizadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), fazem parte do terceiro Simpósio de Análise de Cenários, que acontecerá também em Maceió até o dia 15 de julho.

A grade de atividades terá ainda a execução de três exercícios simulados de domínio de cidades, que serão realizados simultaneamente em Delmiro Gouveia e Maragogi entre os dias 07 e 08 de julho.

Plano de Defesa


A mesma atividade de treinamento das forças de segurança será realizada em Maceió no dia 15 de julho. O simpósio oferecerá aos profissionais da área de segurança pública de Alagoas e de outros estados conhecimento técnico na atividade de técnicas de análise de cenários e também exercícios práticos como um curso de patrulhamento rural e o exercício simulado do Plano de Defesa.

Nos exercícios simulados, serão postas em práticas estratégias para lidar com ocorrências de alta complexidade, como ocorrem em ataques a banco na modalidade Novo Cangaço ou num ataque de Domínio de Cidades.

Crime brutal


Na noite de quarta-feira, 22, uma adolescente identificada como Alessandra Araújo, 15 anos, foi esfaqueada na zona rural de Teotônio Vilela, no Agreste alagoano,

De acordo com informações da polícia, a vítima retornava da escola e ao descer do ônibus no Sítio Mutuns, um adolescente acompanhou a jovem que estava com uma amiga em um determinado trecho do percurso. O suspeito abraçou e começou a desferir golpes no pescoço da jovem e outro no peito.

Foi preso


Ainda de acordo com a Polícia Militar, o motivo do suspeito esfaquear a vítima era por ser obcecado pela garota e insistia em namorá-la, mas sempre recebia a recusa de Alessandra.

Alessandra Araújo ainda chegou a ser socorrida para o Hospital de Teotônio Vilela mas morreu antes de receber atendimento médico.

Após cometer o crime o jovem fugiu, mas já foi apreendido pela polícia na noite de quarta-feira (22).

Situação de Emergência


Trinta e cinco municípios estão em Situação de Emergência por causa das chuvas fortes que atingem o estado desde o fim do mês de maio. O número de desabrigados e desalojados já totalizam 15.294 pessoas.

“Houve esse acréscimo de cidades porque tivemos chuvas em momentos diferentes. Inicialmente foram 33 cidades, depois oscilou para 34 e agora 35, podendo outras serem incluídas no Decreto de Emergência, já que tivemos chuvas fortes no Litoral Norte, depois no Sul, área metropolitana, tempestades no alto Sertão, como na região de Major Isidoro, chuvas fortes na região de Arapiraca e depois Palmeira dos índios. Isso ocasionou que, tardiamente, algumas se manifestassem pela necessidade de decretar Situação de Emergência”, explicou o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo.

Pessoas desabrigadas


Palmeiras do Índios e Campo Alegre, por exemplo, não estão entre os municípios que decretaram situação de emergência, no entanto, registraram um óbito, cada um, devido às fortes chuvas que os atingiram no mês de junho. De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil Estadual, Coruripe é o município com o maior número de desabrigados e desalojados, no total de 3.836 e um óbito. São Miguel dos Campos tem ainda 2.906 desabrigados e desalojados, com um óbito

Primeira etapa


O Censo, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acontecerá em todo o Brasil a partir do dia 1º de agosto, porém, as equipes técnicas do órgão já estão em campo realizando a primeira etapa do processo.

Durante reunião realizada na manhã de quarta-feira, 22, entre a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com os agentes técnicos do IBGE, fora indicados os procedimentos que estão sendo feitos no município nesse primeiro momento de atuação do instituto.

Reconhecimento dos setores


Estiveram presentes na ocasião, a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira, a adjunta Sandra Alves, o geógrafo da Prefeitura, Amesson Marques, e os coordenadores do IBGE, Ana Rosa Vieira Silva e Luciano Mota. De acordo com a coordenadora Diária do IBGE, Ana Rosa Vieira Silva, existem, em Arapiraca, 19 pessoas em campo, atuando no reconhecimento dos setores e entornos urbanísticos do município.

Ainda segundo ela, nesse primeiro levantamento, estão sendo analisadas as regiões pavimentadas, iluminação pública, rampas de acessibilidade, pontos de ônibus e a arborização da cidade.


... O arapiraquense pode contribuir financeiramente para uma importante causa social, sem que seja necessário gastar um real do próprio bolso.

... A Receita Federal informa que esse procedimento é possível por meio da destinação de parte do Imposto de Renda devido por pessoas físicas.

... Ao preencher, anualmente, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física, se o contribuinte optar pela tributação por deduções legais, o arapiraquense ou até pessoas de outras cidades conseguem destinar até 3% do imposto devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.