Edmilson Teixeira

Joaquim Gomes

Edmilson Teixeira 24 de junho de 2022

Alunos da primeira turma do Curso de Formação de Agentes Ambientais Mirins de Joaquim Gomes receberam, na manhã de terça-feira, certificados de formação. A cerimônia de entrega aconteceu na Biblioteca da Escola Cecília Meireles, de onde são os estudantes. Foi nessa escola que os 20 alunos foram ministrados com as aulas teóricas e também prática, com direito a visita técnica na Horta Comunitária. A ação é resultado de um projeto da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação.

Joaquim Gomes II


A Prefeitura promoveu na sexta-feira passada um evento para celebrar a conclusão do curso de inclusão digital de 38 jovens e adolescentes. A Iniciativa se deu através da parceria da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social, com o SENAR, que resultou na vinda do curso para o município. As aulas aconteceram nas últimas duas semanas, em que os alunos foram ministrados dentro da unidade móvel do SENAR, com aulas teóricas e práticas em que concluíram o curso e o evento foi para festejar a conquista.

Penedo


No próximo mês uma enfermeira especializada em estomaterapia, técnica destinada ao cuidado com feridas agudas e crônicas, fístulas e inserção de cateteres e drenos, estará em Penedo. Vai com o objetivo de propiciar um curso aos profissionais da saúde sobre conhecimentos sobre incisões e procedimentos cirúrgicos em pacientes que necessitem de um atendimento mais especializado.

Penedo II


Com ênfase em traqueostomia (orifício que é feito na garganta, onde é inserido um tubo para facilitar a entrada de ar nos pulmões) e gastrectomia (abertura no estômago para administrar alimentos e líquidos). Durante o curso, os inscritos serão capacitados, habilitados e ainda vivenciarão momentos de imersão em técnicas atualizadas, de forma que possam atender pacientes em situação de urgência e emergência. O curso está aberto para enfermeiro ou estudante de enfermagem.

Coruripe/Penedo


O caminho mais curto entre os municípios de Penedo e Coruripe estava inviabilizado pelos danos causados pelas chuvas, mas agora o percurso já está liberado para veículos. Pois o tráfego na rodovia AL 105 voltou a ser possível graças ao trabalho de recuperação das cabeceiras da ponte sobre o rio Perucaba, localizada no povoado Manimbu. O serviço uniu a Prefeitura de Penedo, o Governo de Alagoas e a Cooperativa Pindorama, importante polo econômico da região situado entre Penedo e Coruripe.

Santana do Ipanema


O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador José Carlos Malta Marques, que é natural de Santana do Ipanema, será agraciado em Recife/PE, com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário Desembargador Joaquim Nunes Machado, na edição 2022. A homenagem é um reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à causa da Justiça.

Santana do Ipanema II


O magistrado alagoano será condecorado na categoria Grão Colar (Alta Distinção). A honraria será concedida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco, sendo a mais alta condecoração concedida pela Justiça pernambucana.

Ponto turístico


A represa do João Gomes, maior obra hídrica de Santana do Ipanema, tornou-se o novo cartão-postal do município. Por lá, passam diariamente diversos santanenses e turistas de municípios vizinhos, seja para usufruir de um agradável banho que ela proporciona ou admirar as belezas das águas e uma vista encantadora, como o Pôr do Sol. O novo ponto turístico do município fica a 3 km do centro da cidade. A represa é uma obra divina, com uma natureza generosa e uma beleza deslumbrante.

Ponto turístico II


A obra foi projetada pelo saudoso prefeito Isnaldo Bulhões e saiu do papel com articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões. Foram investidos mais de R$ 7 milhões, liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Social com contrapartida da Prefeitura. Sua construção teve início no ano passado na gestão da atual prefeita Christiane Bulhões.

Palmeira dos Índios


Na terça-feira desta semana, a Academia Palmeirense de Letras, Ciências e Artes (APALCA) comemorou seus 22 anos de trabalhos em favor da cultura, arte e educação do município. A sessão festiva aconteceu na noite de segunda-feira, na sede da instituição, e reuniu acadêmicos, convidados e novos membros da Academia. A noite reservou momentos de muita emoção, apresentações artísticas, com poesia cantada, grupo teatral e música.

Cultura


A Secretaria de Estado da Cultura, lançou, no Diário Oficial de quarta-feira, um pacote de cinco editais de Literatura nas categorias Infantil, Cordel, Crônicas, Poesia e Contos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 5 de agosto. O tema é livre. "O nosso objetivo é estimular a criatividade e promover a literatura nas mais variadas vertentes", disse a secretária Mellina Freitas.

Norma


Somente poderão participar pessoas residentes no Estado e com, no mínimo, 18 anos. Os textos serão julgados por uma comissão com pessoas de reputação ilibada e reconhecido conhecimento da literatura alagoana, levando em consideração os critérios de cada edital.