Bartpapo com Geraldo Câmara

A VIDA COMO ELA É

Bartpapo com Geraldo Câmara 16 de junho de 2022

Ninguém sabe, ninguém prevê, ninguém imagina a vida como ela é. Pode haver preparo para ela, pode até haver previsão, mas ela é totalmente falha quando vamos verificando que todos os planos podem escorregar pelos dedos e que todas as previsões podem escorrer pelos ralos. Isto não quer dizer que não possamos e não devamos planejar as nossas vidas desde o momento em que o raciocínio em nossas mentes for acelerando os neurônios e trabalhando sensitiva e praticamente o que queremos para nosso futuro sem nunca tirar da cabeça que de nós dependem o esforço, o equilíbrio, a análise do dia a dia que vai formulando o tempo de nossa formação para o mundo e para a própria vida.

O filósofo Sócrates mostrou o auge da filosofia de vida e há tanto tempo atrás quando disse a sua célebre frase “só sei que nada sei”. Uma verdade que se desdobra pelo mundo afora, que ensina a todos que realmente nada sabemos, mas que continuando a querer saber vamos descobrindo as profundezas do conhecimento e de nós próprios. Dizem os estudiosos, sou apenas um curioso, que o autoconhecimento, este sim, é o mais difícil aprendizado da humanidade. Gente há que morre tarde sem ter tido uma ideia do que era, do que foi em termos de gente, de pessoa, de ser humano. Então, defendo a tese de que, paralelamente ao conhecimento que formos adquirindo não deixemos de lado o estudo da nossa própria personalidade que pode ser levada à frente, pode ser mudada ou simplesmente aperfeiçoada. Sabendo, sobretudo que é com ela que vamos partir para a exploração da vida como um todo.

Não existem indivíduos fracassados. Existem os que não tiveram a oportunidade de ter acima de si uma gerência inicial que os levassem a auto didatizar sua personalidade com os ensinamentos adquiridos na infância e, sobremodo, na juventude. Digo gerência, como se educar fosse uma coisa fria, deixando os sentimentos de lado. Não. Os sentimentos precisam existir porque sem eles a razão não floresce. No entanto, também é preciso que se racionalize a vida para que se encontre objetivos colimados no princípio dela. Daí também a importância da busca de vocações que, lamentavelmente os brasileiros pouco adotam. Na escolha de profissões, por exemplo, a maioria se espelha no que conheceu mais de perto e não no que gostaria de fazer. Mas ele só pode saber o que gostaria de fazer se passar por testes vocacionais, muito longe do alcance da maioria de nossos jovens.

Nesse relato que chamo de análise estamos dentro da tese do “a vida como ela é”. Não sabemos na realidade quem somos e o que seremos ou poderemos ser porque vivemos em um país onde a educação e a orientação cultural são relegadas ainda a um plano inconveniente para que possamos nascer e crescer planejadamente buscando em tudo e em todos a solução para uma vida real, feliz, absorvente e que esteja de acordo com os ideais que buscamos. Ideais são sintomáticos, mas não são matemáticos. Não existem fórmulas nem equações que possam definir os nossos ideais. Aliás, isto só poderá acontecer se pudermos seguir aquelas regras básicas de abrir os cérebros para ouvir, para aprender, para avaliar e só então dar autonomia aos nossos neurônios que, aí, sim, estarão prontos para gerar e gerir ideias e ideais compondo o que seria uma vida feliz e vitoriosa.

No Brasil essa realidade está longe de chegar até nós. Por aqui ainda estamos na fase em que os exemplos familiares são os compostos de um modo geral para uma formação, às vezes acertada e em muitas outras absolutamente equivocada. No mais, fiquem certos de que o futuro um dia mostrará que os sistemas precisam e têm que mudar, mas daqui para lá teremos que enfrentar “a vida como ela é”.


FOTONOTAS


Geraldo Cardoso (Foto: Divulgação)



 Este artista que nos coabita é fantástico. Como cantor, como compositor dá show na acepção da palavra e como gente, sai de baixo porque ele nos faz sentir o reflexo do amor que leva no coração e que distribui com tranquilidade entre o contingente de amigos que possui. Como diz sua canção, “O matuto americano” ou “O Matuto em Nova York” não importa onde ele esteja ou onde toque suas canções porque elas sempre trazem a vibração de alma que faz parte do espírito de Cardoso. Todas as vezes em que tive oportunidade de trazê-lo em meus programas de televisão senti depois o quanto o meu xará é amado pelo público que o acompanha. Bom demais

Dinho Lopes (Foto: Divulgação)



Dinho é um cara fiel. Fiel à memória do saudoso Edécio Lopes, fiel às suas origens e fiel ao povo que conquistou com os eventos que produz e que sempre trazem a marca da alegria e do bom gosto. Dinho, ao lado de sua Tereza mostra firmeza de caráter e de bom gosto em tudo o que faz e quem se fizer presente amanhã, sábado no Forró da Villa vai ver que Dinho tem os pés no chão e sabe o que faz. Abrindo tudo estará o fabulo “Mô Fio” e se avexe não, como diz o próprio Dinho porque a nova casa Villa vai ferver e mostrar para o que veio. Fico sempre muito feliz em ver que ali realmente funciona pra valer o “pai pra filho”.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Quem bota as barbas de molho está sujeito a ficar sem elas e ainda a perder o resto dos fios que tiver. Cautela demais briga com ousadia.

ALERTAS DO DIA


Não imaginei que um dia fosse criticar a produção sempre esmerada de uma novela da TV Globo. No entanto, vendo a novela das seis, “Além da Ilusão” e que é passada mais ou menos no final da II Guerra Mundial”(1945) comecei a ver os carros que estão sendo usados e com raras exceções, todos eles pertencem à década de 50. Conheço bem essa década e seus carros pelos quais sempre fui aficionado. Inclusive, no casamento da artista principal foi usado um Cadillac de 1952, conversível. A Globo sempre se esmerou em pesquisas de época em suas novelas. Sinceramente eu queria entender a mancada.

Alerta, mesmo! Não está fácil dirigir nas ruas de Maceió com as chuvas que por aqui estão caindo e fazendo buracos por todos os cantos. Não se pode e nem se deve criticar a prefeitura por não estar tapando esses buracos porque seria chover no molhado. Qualquer conserto a ser feito agora, vai novamente por água abaixo e o dinheiro gasto estará perdido. Mas, o fato também é que as pavimentações feitas anteriormente usaram uma pequena camada de asfalto que rapidamente se desfaz com a chuva. Conhecem aquele ditado de que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? Pois é! Imagine em asfalto mal feito.

A coisa começa a feder também lá pelos Estados Unidos onde os índices de inflação começam a assustar e a influenciar em todo o mundo inclusive no Brasil. Apesar de a escalada estar ligada às consequências da guerra da Rússia contra a Ucrânia, sobretudo com a disparada dos preços do petróleo, que estava acima de US$ 120, e das commodities agrícolas, o que assusta é o fato de que o núcleo da inflação atingiu 6,0% contra expectativas de 5,9%. A expectativa para a inflação em 12 meses aumentou de 5,3% para 5,4% e em cinco anos passou de 3,0% para 3,3%, segundo a Universidade de Michigan. Assim mesmo ainda bem diferente do Brasil.

Existem operadoras de televisão que colocam no ar os canais fechados sob o processo de “streaming”, mas acredito, não entregam uma internet adequada nas residências. Com isso, a transmissão fica falha e quando você está no melhor do programa ele pára, aparecem dizeres de que a internet não está funcionando, ainda mandam você verificar suas ligações quando o erro está nelas, operadoras. Há ocasiões em que a coisa acontece de minuto em minuto, o que, vamos e venhamos para quem paga caro é profundamente irritante. Por enquanto não vou dar nome aos bois, mas se persistir boto a boca no trombone.

POR AÍ AFORA


#
O Destino Alagoas acaba de reconquistar o voo internacional que liga Maceió a Buenos Aires. Principal mercado emissor internacional do Estado, os voos da companhia aérea Gol oriundos da Argentina começam a operar a partir do dia 03 de dezembro, sempre aos sábados. Os voos partem do Aeroparque Regional Jorge Newbery (AEP), o aeroporto de tráfego regional da Grande Buenos Aires, localizado a 6 km do centro da capital argentina, no bairro de Palermo. De acordo com a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Caroline Balbino, essa é uma grande conquista do Destino Alagoas. (fonte: Portal Governo Alagoas)
#
Tireoide, câncer, Parkinson…Putin está realmente doente? As especulações sobre o estado de saúde do presidente russo, Vladimir Putin, continuam a crescer. E por uma boa razão: aquele que procura esconder sua vida privada do resto do mundo, está agora na linha de frente com a guerra na Ucrânia. Esses rumores são verdadeiros? Eles têm fundamentos ou são apenas mais uma demonstração de que os desejos de que o líder russo saia de campo extrapolam para um maior de que sua saúde esteja realmente abalada? Afinal, sabe-se que toda a sorte de especulações podem acontecer quando uma figura mundial está em evidência. E, quando se trata de guerra isto aumenta. E muito!
#
De Portugal: É a área da saúde que tem como prioridade toda a população. E não tem reforços no verão, a equipe é a mesma de todo o ano, mas só o aumento de pessoas na região é um fator para a vigilância redobrada. Por isso, montam armadilhas para identificar insetos, analisam águas, areias e alimentos, ao mesmo tempo que continuam a vigilância à Covid-19, à legionella, à tuberculose e a fazer rastreios ao cancro. As equipes da Saúde Pública não param, de verão ou de inverno. A imprensa dá toda a atenção com uma série de reportagens sobre como se está a preparar o Algarve para este Verão. Podemos tomar como exemplo, não é?

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”em modelo presencial. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, das 9 às 10h da manhã. Em Arapiraca, canal 45.1. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399.