Alisson Barreto

Rio Largo

Alisson Barreto 09 de junho de 2022

Gilberto Gonçalves tem afirmado que ao longo desses cinco anos e meio de governo, tem sido uma máquina de trabalho à frente da Prefeitura de Rio Largo. Lá ele tem acompanhado de perto a aprendizagem, a qualidade da merenda e dos serviços nas escolas municipais. Ontem, por exemplo, ele fez visitas técnicas às escolas, quando esteve Manoel Gonçalves, no bairro da Mata do Rolo e na Creche Francisco Wildo Lacerda, no Conjunto Antonio Lins.

São Miguel dos Milagres


O estilo de vida que respira na Rota Ecológica dos Milagres, banhada pelas águas mornas alagoanas, é conhecido por abraçar diferentes tipos de expressão gastronômica, dos mais tradicionais aos mais autênticos. Ninguém, no entanto, ainda havia imaginado a união da comida asiática com os sabores e as tradições da região. Pois é o que acabam de conceber os criadores do Tahafa, restaurante recém-inaugurado em Milagres onde as raízes da cultura local se conectam com a criatividade para dar origem à cozinha oriental tropical.

Ciência dos números


Cerca de 350 mil estudantes de Alagoas de 840 unidades de ensino das redes pública e privada participaram, nesta terça-feira (7), da primeira fase das provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Em todo o Brasil, mais de 18 milhões de alunos de 54 mil escolas se fizeram presentes nas provas da competição, cujo intuito é estimular o estudo da matemática, descobrir talentos da área e promover a inclusão social por meio da concessão de bolsas de iniciação científica aos medalhistas.

Dados


Em Alagoas, a Olimpíada de Matemática teve adesão dos 102 municípios alagoanos. Das 840 escolas participantes, 494 são das redes municipais, 278 da rede estadual, 72 da rede privada e 16 são do Ifal. As unidades terão até o dia 20 para o envio dos cartões-resposta. Os classificados para a segunda fase serão divulgados em 2 de agosto e as provas ocorrem em 8 de outubro.

Oportunidade


A Escola de Governo do Estado de Alagoas (Egal), espaço voltado para a educação profissional e formação em gestão pública, abriu na terça-feira (7), as inscrições para cursos gratuitos nas áreas de Informática, Comunicação e Gestão. A Egal é vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) e os cursos são direcionados aos servidores da Administração Pública Estadual.

Batalha


A cidade de Batalha vivenciou uma segunda-feira de glória, com a presença de seu ex-prefeito, hoje governador de Alagoas, Paulo Dantas. “A revitalização da Bacia Leiteira e a geração de cerca de três mil empregos são os principais benefícios desta inauguração da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA)” disse Dantas, num evento que reuniu autoridades e de produtores de leite de várias regiões do Estado.

Histórico


Fechada há 12 anos por dificuldades financeiras, quando ainda se chamava Fábrica Camila, coube ao governador Paulo Dantas acionar o botão de uma das máquinas acoplada a um caminhão de leite e reinaugurar um novo tempo para a Bacia Leiteira alagoana.

Paliativo


Trabalhadores dos municípios atingidos por fortes chuvas em Pernambuco e Alagoas terão o seguro-desemprego ampliado. A decisão é do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e foi publicada na terça-feira desta semana no Diário Oficial da União (DOU).

Paliativo II


Segundo a resolução, a ampliação será por dois meses, em caráter excepcional, e se aplica aos trabalhadores com empregadores nos municípios que decretaram situação de emergência. Terão direito a duas parcelas extras os trabalhadores que já recebem o seguro-desemprego, que foram demitidos no período de 1º de dezembro de 2021 a 31 de maio de 2022.

Palmeira dos Índios


A Prefeitura sancionou nesta quarta-feira (8) a Lei de Auxílio Municipal Emergencial para socorrer e assistir famílias em situação de vulnerabilidade, em razão das fortes chuvas que têm caído nas últimas semanas no município. Aprovada pela Câmara de Vereadores, a Lei contempla as pessoas atingidas direta e indiretamente pelas chuvas, a exemplo das que moram em áreas de risco, com garantia digna de abrigo e sobrevivência, para os ambulantes que se cadastraram até o último dia 6 para trabalhar no São João do Povo 2022, e os músicos locais que participariam da festa. O evento junino foi cancelado pela prefeitura por causa das chuvas.

Valores


O Governo Municipal determinou que serão 3 parcelas de R$ 1.000,00 (mil reais) para quem foi atingido pelas chuvas e parcela única de R$ 1.000,00 (mil reais) para músicos e ambulantes que trabalhariam durante os festejos juninos. O Comitê Executivo para Gestão e Acompanhamento Permanente nas Áreas de Encostas no Município de Palmeira dos Índios faz todo o monitoramento das verbas destinadas às vítimas das chuvas.

Bronca

Durante a sessão na Assembleia Legislativa de Alagoas da manhã desta quarta-feira (08), o deputado estadual Inácio Loiola criticou o senador Rodrigo Cunha e o desafiou para um debate. Inácio fez esse discurso após a fala da deputada Jó Pereira que criticou o governador Paulo Dantas por causa da gestão do Canal do Sertão.Quem levou o assunto foi o deputado Inácio Loiola. Em aparte ao deputado, Jó Pereira iniciou dizendo que a missão do governador-tampão não é apagar as luzes, mas terminar o mandato do ex-governador.