Zenita Almeida

O Romantismo do Dia dos namorados

Zenita Almeida 05 de junho de 2022
O Romantismo do Dia dos namorados
Dia dos namorados - Foto: Ilustração

Conhecido popularmente como o mês mais atrativo em festa popular, junho o que não falta é celebração para todos os gostos. As festas juninas tradicionalmente conhecidas, carro chefe das tradições folclóricas com danças de quadrilhas, balões, fogueiras, mastro de São João e as famosas simpatias de Santo Antonio para o dia dos namorados, dando uma forçinha aos avulsos(as) que ainda não encontraram sua cara metade.

Conta á lenda que o dia dos namorados teve origem em Roma antiga no século III, quando o Padre Valentim recusou-se a renunciar o Cristianismo realizando casamentos, ás escondidas, contrariando as ordens do imperador Claudius II que proibiu casamento por achar que os homens casados não se sentiriam estimulados para os combates durante as guerras, preferindo ficar em casa com suas famílias.

Como castigo, Padre Valentim foi condenado á morte, e enquanto aguardava o cumprimento da sua sentença na prisão, se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e milagrosamente devolveu-lhe a visão. Antes de sua morte, Valentim escreveu uma carta de amor, na qual assinava como seu namorado.

Considerado o Mártir da Igreja Católica, a data de sua morte, 14 de fevereiro também marcam as festas anuais na Roma Antiga. Em Roma, lobos ferozes vagavam próximo ás casas, e um dos Deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para manter os lobos afastados, por essa razão era oferecido um festival de honra a Lupercus. Nesse festival, era costumes colocar os nomes das meninas romanas escritos em pedaços de papeis, que eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada naquele ano todo.

Para celebrar o amor, vários países passaram a comemorar o dia dos namorados, no dia da morte de Padre Valentim, 14 de fevereiro. Lenda ou não, o que importa mesmo é o romantismo que oportuna os mais variáveis fetiche para se comemorar a data a dois, sugestivo a toda criatividade que faz desse dia momentos inesquecíveis, assim como um jantar a dois, por exemplo.

Dicas encantadoras para presentear e surpreender seu amor

Nossa! Já pensou um ramalhete? (Foto: Ilustração)

abaixo da foto: Que tal um tênis para as atividades física dele? (Foto: Ilustração)
Surpreenda sua amada com uma bolsa Arezzo (Foto: Ilustração)
Uma caixa de chocolate cai bem para os dois? (Foto: Ilustração)