Roberto Baia

Nova aposta

Roberto Baia 05 de junho de 2022
Nova aposta
Ex-primeira dama de Arapiraca, Lúcia Teófilo. - Foto: Divulgação

A família Teófilo poderá lançar o nome da ex-primeira dama de Arapiraca, Lúcia Teófilo, nas eleições de 2022 para deputada estadual. O convite foi feito pelo prefeito de Maceió, JHC. A família ainda avalia a possibilidade, após o falecimento do ex-prefeito Rogério Teófilo, em 2020.

Possibilidades


Em Maceió, o filho do casal Moacir Teófilo, que foi também secretário de governo da gestão de Teófilo (2017-2020), integra a gestão do prefeito João Henrique Caldas, como secretário adjunto de Assistência Social. A candidatura de Lúcia tentará manter o legado na política de Rogério Teófilo, que foi deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Arapiraca. Em 2018, Lúcia saiu pela primeira vez como uma das suplentes na campanha à reeleição do ex-senador Benedito de Lira (PP).

Sem São João 1


O prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes, acatou a recomendação do Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL) e decidiu cancelar os festejos juninos na cidade. A decisão foi devido ao impacto das fortes chuvas nos últimos dias que resultou na decretação de estado de emergência.

A recomendação expressa pelo Promotor de Justiça Eládio Estrela, (3ª Promotoria de Justiça) também inclui a anulação dos contratos com bandas e “outros tipos de shows ou entretenimentos que envolvam dispêndio da administração pública penedense”.

Áreas prejudicadas


O prefeito ressaltou que está prestando toda assistência necessária às vítimas das fortes chuvas, em volume recorde, que atingiram Penedo nas últimas semanas.

O trabalho iniciado com socorro imediato às famílias, ação que teve a participação efetiva de moradores das áreas mais prejudicadas, se estendeu para aberturas de escolas da rede pública municipal como abrigo, acolhimento que permanece ativo.

Sem São João 2


O prefeito de Traipu, Manuel Lucas Kummer, também decidiu suspender a programação de todos os festejos juninos na cidade. O promotor de Justiça Lucas Mascarenhas, ressaltou, no documento, os estragos causados pelas fortes chuvas bem como a necessidade de se empregar os recursos públicos para garantir os direitos dos munícipes em diversas áreas.

O promotor de Justiça Lucas Mascarenhas esclarece o motivo da sua iniciativa, enquanto representante do Ministério Público.

Famílias desabrigadas


“As fortes chuvas, nesse ano de 2022, infelizmente ocasionaram diversos danos humanos e materiais. Muitos cidadãos perderam suas residências bem como seus bens, além disso registramos danos em logradouros públicos, ruas e estradas. Desse modo, diante da gravidade da situação, o foco deve ser a concentração dos recursos públicos no apoio às famílias desabrigadas e no reparo dos bens públicos afetados (escolas, postos de saúde, praças, ruas etc). Razão pela qual, a realização dos festejos juninos com recursos públicos perdeu todo o sentido dada a grandeza imperiosa das prioridades de valor constitucional ora mencionadas”, explica Mascarenhas.

Perfil fake


Na sexta-feira, 3, a diretora da Escola José Pereira Lúcio, localizada na Vila Bananeira, zona rural de Arapiraca, foi até a Delegacia Central de Polícia denunciar um perfil fake que foi criado para difamar as alunas da escola.

De acordo com a diretora, os pais dos alunos procuraram a direção da escola para informar o perfil fake que usa imagens de alunas da escola para difamá-las usando palavras de baixo calão, causando as jovens um certo desconforto.

Falsa identidade

Criar um perfil fake de uma pessoa já implica que o "criador" está cometendo o crime de falsa identidade. O crime está previsto no artigo 307 do Código Penal com pena prevista de três meses a um ano de prisão, ou multa.

Operação

O delegado Daniel Mayer, do 32º Distrito Policial (32ºDP), de Piranhas, informou na sexta-feira, 3, que concluiu a primeira fase da operação de busca e prisão de pessoas foragidas em razão de crimes de homicídio praticados no sertão do Estado. Três suspeitos foram presos em Alagoas, Pernambuco e Mato Grosso.

Foragidos por homicídios


Um dos criminosos foi preso no dia 27 de maio em Delmiro Gouveia, por um assassinato cometido em 2009, em Piranhas. Na ocasião, a vítima foi morta a tiros durante uma festa.

Em Pernambuco, outra prisão foi efetuada em conjunto com a polícia do estado vizinho, em Manari. O homem preso preventivamente matou duas pessoas, tio e sobrinho, em Canapi.

Já a ação realizada no Mato Grosso, no município de Confresa, localizou o responsável por um crime bárbaro que aconteceu em 2013, na cidade de Piranhas. Ele matou a pequena Fernanda Franciele, de 9 anos, com um tiro na cabeça.

... E objetivando a melhoria na gestão e a organização dos permissionários do Mercado do Artesanato Margarida Gonçalves, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu, na quinta-feira (2), a oficina Despertar para o Associativismo.

... O encontro aconteceu no auditório da Biblioteca Municipal e Casa da Cultura, localizada na Rua Esperidião Rodrigues, no Centro.

... O intuito da oficina é fazer com que os artesãos e permissionários compreendam o valor, princípio e os principais instrumentos para o sucesso dos seus empreendimentos, tomando decisões assertivas e como gerir o coletivo.