Roberto Baia

Sem São João

Roberto Baia 31 de maio de 2022
Sem São João
Prefeito Luciano Barbosa, cancelou os festejos juninos de Arapiraca - Foto: Prefeitura de Arapiraca

No início da tarde de ontem, o prefeito Luciano Barbosa, anunciou que os festejos juninos estão cancelados em Arapiraca. O gestor disse que a prioridade agora é o município dar assistência às famílias atingidas pelas fortes chuvas.

“É um momento que todos os arapiraquenses devem estar unidos para ajudar as pessoas que estão desalojadas de seus residências”, afirmou.

Impactos das chuvas


Moradores de muitas cidades alagoanas sofrem com os impactos das fortes chuvas. “Embora, o município de Arapiraca não sofra tanto quanto as outras cidades, precisamos estar atentos, prevenidos e no controle da situação”, completou o prefeito Luciano Barbosa.

Famílias desabrigas


O mais recente levantamento da Defesa Civil Municipal mostra que 104 pessoas recebem assistência social em abrigos, por meio de ações integradas entre as secretarias e órgãos municipais. Os desabrigados estão sendo acolhidos temporariamente nas escolas municipais Monsenhor José Soares e Otávio Lourenço.

Equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estão na sede da associação comunitária, no bairro Brasiliana, acolhendo as famílias que precisam de apoio, a exemplo da doação de roupas, agasalhos e alimentos.

Aluguel social

Os promotores de Justiça Rogério Paranhos, Viviane Karla Farias e Maurício Wanderley recomendaram a prefeitura de Arapiraca para pagar, em caráter de urgência, aluguel social para as pessoas que ficaram desabrigadas ou desalojadas devido as chuvas que atingiram a cidade na última semana, através do Ministério Público do Estado de Alagoas.

Agilidade


A recomendação, direcionada ao prefeito Luciano Barbosa, pede agilidade nas ações e que “promova todos os atos administrativos necessários à garantia do direito à moradia das famílias atingidas em Arapiraca pelas chuvas e que estejam em situação de vulnerabilidade social e transitória, inclusive das famílias que se encontram acolhidas em unidades escolares, através da disponibilização de aluguel social (auxílio-moradia) e da inclusão de tais vítimas em programas de habilitação”.

Agora, a prefeitura tem que responder com urgência às 4ª e a 7ª Promotorias de Justiça. Além, disso, ela terá prazo de 10 dias para enviar os documentos que comprovem a adoção das medidas pertinentes.

Destaque do Festival


O maior registro etnográfico do mundo foi um dos destaques do Festival de Cinema de Arapiraca, encerrado neste último domingo, realizado pelo Núcleo do AudioVisual de Arapiraca (NAVI), com diversas oficinas, exibições e apresentações culturais em diversos pontos da segunda maior cidade de Alagoas. Neste cenário da Sétima Arte, o projeto Raízes de Arapiraca, idealizado pelo deputado estadual Ricardo Nezinho, esteve presente na Mostra Navi de CInema Arapiraquense, que visitou várias comunidades da cidade, além de ser exibido também na abertura oficial do evento.

Raizes de Arapiraca


O principal objetivo do Raizes de Arapiraca é que os protagonistas da história da cidade, contem como colaboraram com o seu desenvolvimento transformando-a numa das mais importantes do Nordeste. Mais de 200 documentários já foram lançados dentro do Raízes, e o escolhido para participar do festival foi o de dona Terezinha Corrêia da Silva. Primeira caminhoneira que se tem notícia no Nordeste, dona Terezinha conta como foi a vida desde o namoro até como foi criar os filhos depois que o grande amor se foi para a eternidade.

Homenagem merecida


"Fiquei surpresa quando recebi a notícia que seria homenageada também no Festival. Toda a família se inspira na minha avó. A gente tem muito a agradecer ao deputado Ricardo Nezinho pelo apreço, consideração e respeito à nossa família. Minha avó foi a primeira caminhoneira do Nordeste e criou os filhos praticamente na boleia. Ela faleceu, mas continua viva entre a gente. É um grande orgulho para todos nós", afirmou Débora Edinez, neta de dona Terezinha.

Tentativa de assalto


Na madruga de ontem, foi registrado uma tentativa de assalto a agência do Banco Bradesco no município de Maribondo, no Agreste alagoano. A ação resultou na morte de três suspeitos.

Algumas imagens estão circulando pela internet onde é possível ver a frente da agência bancária com marcas de sangue e o vidros estilhaçados.

Armas apreendidas


Conforme as informações repassadas pela Polícia Civil de Alagoas (PC/AL), o delegado Filipe Caldas, da Gerência de Recursos Especiais (GRE), da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), no local foram apreendidas duas armas de fogo, uma espingarda e uma pistola, além de munições.

... Ontem, registros feitos em Igreja Nova, interior de Alagoas, mostraram o volume impressionante de água da barragem Boacica nesta

... A barragem foi construída para evitar os constantes alagamentos que eram registrados na região, além de controlar a vazão do Rio Boacica, que é afluente do Rio São Francisco.

... Nas proximidades, vivem diversas famílias e há plantações de arroz. Não há informações sobre o número de desabrigados.