Roberto Baia

Lançamento de livro

Roberto Baia 27 de maio de 2022
Lançamento de livro
Procurador de Justiça Geraldo Magela Pirauá - Foto: Roberto Baia

Geraldo Magela Pirauá é um arapiraquense de coração bastante reconhecido na cidade, tanto pelo seu trabalho à frente da 3ª Procuradoria de Justiça Criminal de Arapiraca, como procurador de justiça, quanto pela sua condução do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, como provedor e, mais recentemente, como escritor através das crônicas publicadas em jornais.

Contos e crônicas


A escrita literária tem feito parte da sua rotina e ultrapassou o espaço do Jornal de Arapiraca e da Tribuna Independente. Agora, Magela se prepara para lançar seu primeiro livro de contos e crônicas e contou com exclusividade para este colunista que o público irá encontrar no “Contos e Crônicas - Nos contos, a ficção de uma realidade possível; nas crônicas, os relatos da minha existência: o que vivi, o que pensei, o que sonhei…”.

O livro reúne 12 contos e mais de 50 crônicas ambientadas nas cidades que fazem parte da vida do escritor, Porto Calvo - da sua infância e Arapiraca - que reside há mais de 45 anos. O lançamento da obra será em Arapiraca, no dia 15 de junho, no Auditório da Unimed, às 19h.

Projeto de Lei


O Conselho da OAB AL - Subseção Arapiraca se reuniu na última segunda-feira, 23, na 4ª Sessão Ordinária da Ordem. Durante a sessão, o Conselho debateu sobre o Projeto de Lei que foi encaminhado à Câmara dos Vereadores de Arapiraca que tem como objetivo desburocratizar serviços administrativos do município.

Processos administrativo


O projeto visa conferir poderes ao advogado para que o mesmo possa reconhecer a autenticidade de cópias de documentos nos processos administrativos no âmbito da administração pública municipal. A proposta beneficiará além dos advogados e seus clientes, a própria administração pública, uma vez que o projeto propõe também que o próprio servidor municipal também possa reconhecer a autenticidade, desde que o cidadão apresente o documento original.

Entregou a propositura


Durante a sessão, o presidente Daniel Fernandes entregou em mãos a propositura ao vereador Léo Saturnino, que se comprometeu em buscar junto aos colegas da Câmara a aprovação pela casa legislativa de Arapiraca.

A medida já é utilizada na cidade de São Paulo e está tramitando na Câmara de Vereadores de Maceió.

Termo de compromisso


O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da 11ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, celebrou um termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) com o Hospital CHAMA – Centro Hospitalar Manoel André, situado em Arapiraca, com o objetivo de regularizar alguns problemas detectados no Núcleo de Hemodiálise daquela unidade de saúde. O hospital terá 15 dias para fazer os reparos necessários e contratar novos técnicos de enfermagem.

Prazo de 15 dias


De acordo com o promotor de Justiça Cláudio Teles, da 11ª PJ, dentro do que ficou acordado, o Hospital Chama está obrigado, dentro de 15 dias, a resolver todos os problemas encontrados na sala destinada ao Núcleo de Hemodiálise. Além disso, nesse mesmo período de tempo, ele deverá promover a contratação de técnicos de Enfermagem, na proporção de um profissional para cada quatro máquinas de hemodiálise.

Carência das medicações


A unidade de saúde também terá que atualizar o número de máquinas perante o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES, desde de ontem.

Por fim, o Chama ainda terá a obrigação de proceder com as devidas comunicações ao gestor público municipal, quando da ocorrência de carência das medicações fornecidas pelo Estado. “Esse acordo visa oferecer melhor qualidade de vida aos mais de 500 pacientes que recebem tratamento naquela unidade hospitalar”, destacou Cláudio Teles.

Hospital do Amor


O Instituto de Prevenção - Hospital de Amor de Arapiraca foi um dos vencedores do Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”. A indicação do prêmio foi feito pela deputada Tereza Nelma (PSD-AL) idealizadora da unidade instalada em Arapiraca no ano passado. A solenidade de entrega do diploma aconteceu nesta quarta-feira (25), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

O prêmio Dr. Pinotti que é concedido pela Câmara dos Deputados para reconhecer e dar destaque especial as entidades cujos trabalhos ou ações são voltadas a promoção do acesso e qualificação dos serviços de Saúde da Mulher.

Diagnóstico precoce

Tereza Nelma ressaltou que em quatro meses de atendimento, a unidade de Arapiraca já realizou 2.300 mamografias e 3.200 citologias, fazendo diagnóstico precoce de mulheres. A deputada lembrou que ao assumir o mandato pensou em realizar ações que possibilitassem o acesso digno à saúde para as mulheres.

Priorização da vida


“Nossa realidade é muito triste e o câncer ainda é a doença que mais mata no nosso país. A cobertura de citopatologias é de 4% no Estado de Alagoas. Temos que priorizar a vida que é o que temos de mais precioso. Por isso ao conhecer o Hospital de Barretos e desde então quis levar uma unidade para Alagoas. E hoje, a cada visita da Carreta de Amor, eu estou presente, para conversar com as mulheres e alertá-las sobre os riscos do diagnóstico tardio”, disse Tereza. “Esse prêmio vem reconhecer o grandioso trabalho prestado no combate ao câncer de Alagoas”, acrescentou a parlamentar.

... Mesmo com mais uma noite chuvosa em Arapiraca, o número de pessoas que precisaram deixar suas casas não sofreu aumento significativo, em relação à noite anterior.

...O município contabiliza pouco menos de 130 pessoas desabrigadas, 45 moradores do bairro Olho d'Água dos Cazuzinhas, 76 da Brasiliana, além de moradores de duas residências do conjunto Frei Damião, que roeam interditadas pelo Corpo de Bombeiros após o muro entre elas desabar devido a abertura de uma cratera.

... A prefeitura de Arapiraca, que suspendeu as aulas na rede municipal por conta das chuvas, disponibilizou escolas para abrigar as famílias, mas várias delas preferiram seguir para casa de parentes.