Zenita Almeida

Geovana Cléa artista plástica alagoana faz sucesso na Itália

Zenita Almeida 26 de maio de 2022
Geovana Cléa artista plástica alagoana faz sucesso na Itália
A arte no DNA de uma Alagoana do Sertão de Inhapi - Foto: Assessoria

Geovana Cléa nasceu em Inhapi, no sertão alagoano, e desde pequena teve paixão pela natureza. Crescida em um contexto simples do sertão, ela afirma que seu amor pela natureza é ligado às suas experiências de vida em sua cidade natal. Única filha do agropecuarista Luiz Celso Malta Brandão, tinha dele todo apoio para buscar a realização de seus sonhos.

Radicada na Itália há mais de 20 anos, a alagoana é um dos destaques da 60ª edição do Salão do Móvel (Salone Del Mobile), que acontece entre os dias 7 a 12 de junho, na cidade de Milão, na Itália. O evento reúne grandes marcas e profissionais de arquitetura, urbanismo, design, arte e decoração que ditam as tendências em todo o mundo e esse ano tem como temática a sustentabilidade.

Geovana ingressou no mundo do luxo quando foi apresentada ao brand Visionnaire (Foto: Assessoria).

Geovana Cléa já teve várias exposições em Milão, Roma, Turim, Paris, Lyon, Los Angeles, Lisboa, Suíça, Áustria, Nova York, Monte Carlo (Principado de Mônaco), Basilea, Amsterdam, Moscow, entre outras cidades. A artista produziu obras inéditas para a coleção “Mirage” da grife italiana de mobiliários de luxo, Giorgio Collection, em parceria com a Swarovski. As peças exclusivas estão expostas na Harrods, em Londres, e são famosas por conterem cristais da marca.

Entre tantas exposições, participou da 54a Bienal de Veneza com 4 obras da Coleção “Origens e Sentimentos - 2010” e já dividiu espaço com artistas como Renoir, Matisse, Picasso e Monet ao expor por três vezes (2011, 2012 e 2014), no Salão Nacional de Belas Artes no Louvre, em Paris.

Expressionista abstrata naturalista, Geovana é conhecida por se inspirar na geologia, em suas criações utiliza elementos naturais como sedimentos de rochas, minerais, pó de quartzos, cinzas vulcânicas, metais líquidos, ouro e cristais Swarovski.

A parceria com a empresa austríaca de cristais Swarovski nasceu em 2014 e graças aos dirigentes da empresa na Itália, Geovana ingressou no mundo do luxo quando foi apresentada ao brand Visionnaire. A empresa tem um showroom de 2 mil metros quadrados no centro de Milão que inclui uma galeria de arte, a Wunderkammer. Foi neste lugar que a artista apresentou “Stardust”, primeira coleção com cristais Swarovski e quartzos brancos recolhidos por ela durante 2 anos as margens do rio italiano Trebbia.

Serviço
Exposição de Arte
@geovanacleaoffic