Roberto Baia

Chuvas causam estragos

Roberto Baia 26 de maio de 2022
Chuvas causam estragos
Prefeito Luciano Barbosa decreta situação de emergência em Arapiraca - Foto: Assessoria

Sob orientação do prefeito Luciano Barbosa, desde da noite de terça-feira, 24, técnicos da Defesa Civil Municipal e das Secretarias de Desenvolvimento Social, Infraestrutura, e Serviços Públicos, estão percorrendo os bairros e comunidades mais afetadas com foco na proteção da vida dos arapiraquenses.

O prefeito decretou situação de emergência no município. O Decreto 2.779/22 foi assinado na manhã de ontem, após as visitas realizadas pelo gestor às regiões atingidas pelo temporal.

A cidade registrou um acumulado pluviométrico de 113 milímetros, nas últimas horas, e um somatório de 199 milímetros nos últimos seis dias. Os dados mostram um recorde na precipitação de chuvas desde o ano de 2018.

Famílias desabrigadas


Luciano percorreu algumas áreas atingidas pelo temporal. A Prefeitura de Arapiraca, garante o prefeito, está dando total apoio as famílias desabrigadas.

“Manifesto minha solidariedade às famílias que estão desabrigadas neste momento. Estamos dando toda assistência e colocando toda a equipe da Prefeitura para minimizar os transtornos”, disse o Luciano Barbosa.

Áreas de risco


As fortes chuvas que atingem toda Alagoas, deixaram, até o final da tarde ontem, 116 pessoas desabrigadas em Arapiraca. De acordo com informações da Prefeitura, elas estão sendo levadas para o Ginásio João Paulo II e outros locais.

Ainda durante madrugada de ontem, a prefeitura e a Defesa Civil retiraram cerca de 20 famílias em áreas de risco no bairro Brasiliana. Aproximadamente 76 pessoas foram resgatadas de residências que haviam sido inundadas.

Campanha de doações


Luciano Barbosa solicitou à Secretaria de Desenvolvimento Social e à Procuradoria-Geral do Município que trabalhem em conjunto na aquisição emergencial de alimentos para atender todas as famílias afetadas.

O município também lançou uma campanha para arrecadação de agasalhos, alimentos e colchões para as vítimas.

Alerta em Penedo


A comunidade penedense também está em alerta devido às fortes chuvas que caíram nas últimas horas na região. Segundo informação confirmada na manhã de ontem, alguns pontos de alagamento e ainda confirmação de desmoronamento, fizeram com que a Defesa Civil Municipal emitisse um alerta, recomendando que moradores dos locais com risco de desmoronamento desocupem suas casas.

Casas desabaram


O levantamento feito confirmou que pelo menos três casas não resistiram a força das chuvas e desabaram no bairro Santo Antônio, conhecido historicamente como Barro Vermelho. Uma criança que seria cadeirante estava em uma das casas, mas não sofreu ferimentos graves, e foi retirada do local. Ainda segundo a defesa civil, outros pontos também estão sendo visitados.

Muitos estragos


Ainda de acordo com o alerta da Defesa Civil municipal, a Prefeitura de Penedo está removendo e abrigando as famílias atingidas pela quantidade de chuvas bem acima da média que caem em todo o estado, causando muitos estragos em muitos municípios e, inclusive, interditando estradas.

“Preserve sua vida, atenda a orientações do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Penedo”, ressalta o alerta.

Apoio aos municípios


Na manhã de ontem, 25, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), usou o Twitter para informar que o Governo de Alagoas mantém uma linha de comunicação direta com os prefeitos e gestores das cidades afetadas pelas chuvas intensas.

De acordo com Dantas, desde terça-feira, 24, o Corpo de Bombeiros de Alagoas e a Defesa Civil estão operando, com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em ações de apoio em áreas inundadas.

Eleito por unanimidade


Em votação nominal durante a sessão ordinária de ontem, o deputado Ricardo Nezinho (MDB) foi eleito, por unanimidade, o 2º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Ele foi o único inscrito no pleito. A vacância no cargo se deu com a eleição do ex-deputado Paulo Dantas ao Governo do Estado.

Agradecimento


Ao final do escrutínio, Nezinho agradeceu aos pares a confiança nele depositada e destacou o momento de harmonia que tem sido vivenciado no parlamento alagoano, sobretudo com a liderança do presidente da Casa, deputado Marcelo Victor.

“Fico muito feliz e honrado. Muito obrigado por esse voto de confiança. Espero manter essa sintonia, que é peculiar nas duas gestões do deputado Marcelo Victor”, agradeceu Ricardo Nezinho.

... O Tribunal do Júri da 4ª Vara Criminal de Palmeira dos Índios condenou o réu Kléber Oliveira de Souza, a 14 anos de prisão, por matar a ex-namorada, Josivânia de Araújo Vieira de Macena.

... O júri popular foi conduzido pelo juiz Lucas Lopes Dória Ferreira, na terça, 24, no Fórum da cidade. O Conselho de Sentença, por maioria dos votos declarados, condenou Kléber pelo crime de homicídio duplamente qualificado pelo motivo fútil, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima.

... Por já ter passado um tempo preso, o juiz fixou a pena de 13 anos, 9 meses e 23 dias de reclusão, em regime fechado. Por estar morando na cidade de Junco, interior do estado do Maranhão, o acusado respondeu os interrogatórios por meio de videoconferência.