Roberto Baia

Alerta de riscos

Roberto Baia 25 de maio de 2022
Alerta de riscos
Coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira - Foto: Divulgação

O coordenador da Defesa Civil de Arapiraca, Lindomar Ferreira, falou, na manhã de ontem, sobre o grande volume de chuvas que caíram nos últimos dias em Alagoas. Segundo ele, a Prefeitura de Arapiraca ampliou a atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social, alertando para os riscos do período.

De acordo com o coordenador, a equipe técnica, juntamente com a Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social, Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, já vem algum tempo fazendo o mapeamento das áreas de riscos do município para que consigam identificar o máximo possível de danos.

Visita técnica


Uma das ações promovidas, ontem, foi a visita técnica a comunidade de Mangabeiras, onde na última quinta-feira, 19, dois barracos de lona haviam desabado. Entretanto, as habitações irregulares já se encontravam desabitadas desde o dia 2 de maio deste ano, graças ao trabalho do município, via Secretaria de Desenvolvimento Social.

De acordo com o Plantão Social do município, a antiga moradora de um dos barracos já está inserida no programa de auxílio emergencial e a outra está apta a receber os recursos, mas falta apenas a abertura de conta bancária por parte da beneficiaria.

Auxílio emergencial


O coordenador ressaltou que Arapiraca conta com um programa de auxílio emergencial, proposto pelo executivo, aprovado pelo legislativo, e transformado em lei, que beneficia os moradores em situação de risco acompanhados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

Estão à disposição


Lindomar ressaltou que a Defesa Civil está sempre em alerta para resolver qualquer situação do município.

“A coordenação de uma situação de desastre cabe a Defesa Civil resolver. Já temos o contato direto com o Comando do Corpo de Bombeiros, que sempre está de prontidão para nos atender. Enfim, todas as secretarias que estão ligadas diretamente com a Defesa Civil estão à disposição 24h por dia”, ressaltou.

Novo delegado


O delegado Rômulo Andrade assumiu, ontem, a Delegacia Regional de Penedo. Há mais de 4 anos, ele estava respondendo pela delegacia de Porto Real do Colégio, cidade onde fez um trabalho importante de combate ao crime, conquistando números recordes na conclusão de inquérito, prisão de criminosos e apreensão de armas e drogas.

Rômulo comandou de perto o início das investigações sobre o triplo homicídio registrado no último domingo, 22, no povoado Itaporanga, localizado na zona rural da cidade de Penedo.

Investigação


As diligências comandadas pelo delegado e sua equipe, em parceria com o serviço de inteligência do 11º Batalhão de Polícia Militar, possibilitaram que fosse encontrado o nome de um suspeito de ter praticado o crime, bem como sua aparente motivação. O trabalho segue a todo vapor no sentido de localizar o suposto autor do triplo homicídio, crimes que podem ter ligação com outros assassinatos registrados na região.

Ouviu testemunhas


“Estamos realizando diligências para que muito em breve esse caso seja elucidado e o autor colocado atrás das grades. Desde o registro dos homicídios que a Polícia Civil caiu em campo, ouviu testemunhas e pessoas próximas das vítimas, conseguindo com isso detalhes importantes sobre a autoria e motivação dos crimes. Não podemos adiantar muita coisa para não atrapalhar as investigações que seguem em curso”, explicou Rômulo Andrade.

São João em Arapiraca


Em um evento para a imprensa na noite de ontem, a Pefeitura e o governo estadual divulgaram em Arapiraca a programação do “Maior São João de Alagoas”. O município irá contar com cinco palcos de apresentações, parte deles exclusivos para os artistas locais, como as apresentações na Tenda Cultural e os trios pé de serra no Mercado do Artesanato, além dos mais de 20 arraiais comunitários e o concurso de quadrilhas estilizadas.

O palco principal, chamado de Polo Piseiro, no Lago da Perucaba terá programação de shows de bandas e artistas de renome nacional, entre os dias 22 de junho a 03 de julho.

Geração de empregos


O evento, que foi transmitido pelas redes sociais, foi visto por mais de cinco mil pessoas e contou com as apresentações de Dona Flô e Forró das Antigas.

O governador foi representado no evento pela secretária estadual de Turismo, Mellina Freitas, que em seu discurso ressaltou que os custos do Estado com as apresentações retornam na forma de impostos sobre consumo, além de movimentar a economia, com a geração de empregos diretos e indiretos.

Regaste da cultura


O evento é organizado, em Arapiraca, pelo Secretário Municipal de Cultura, Wellington Magalhães. “Sem dúvida, o São João de Arapiraca será um dos maiores do estado. O nosso prefeito Luciano Barbosa não mediu esforços para proporcionar esse grande evento, que resgata a cultura, valoriza os artistas locais e incentiva o desenvolvimento econômico. Agradecemos a parceria da secretaria de Estado de Alagoas e de todos que contribuíram”, disse.

... Para aquecer a economia local, a Agência Desenvolve, do Governo do Estado, injetou em Penedo mais de R$ 1 milhão de reais, beneficiando microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (ME) do município, no Baixo São Francisco de Alagoas.

... O impacto negativo da pandemia de Covid-19 na economia ainda não foi superado. No entanto, a situação teria sido pior em Alagoas se não houvesse planejamento do governo estadual para enfrentar o mais grave problema de saúde pública deste século.

... Em março de 2021, o então governador Renan Filho liberou recursos para microempreendedores individuais (MEIs) e microempresas (ME), crédito que chegou ao público alvo por meio da Agência Desenvolve.