Roberto Baia

Raizes de Arapiraca

Roberto Baia 24 de maio de 2022
Raizes de Arapiraca
11ª edição do documentário Raizes de Arapiraca - Foto: Assessoria

No domingo, 22, o projeto Raizes de Arapiraca, que já é considerado o maior do gênero de documentário no mundo, lançou a sua 11ª edição, com mais 15 homenageados.8i

"São histórias magníficas de superação, de conflitos e ao mesmo tempo de vitórias, que nos ensinam muito", enalteceu o idealizador do projeto, o deputado estadual Ricardo Nezinho.

Pessoas eternizadas


Agora, já são mais de 200 pessoas eternizadas, mas a expectativa é chegar nas 1000. "Quero dobrar esse número, ou triplicar, não sei, só sei que a gente vai fazendo, sem pressa, até porque com a história de um a gente descobre a história de outro, e por aí vai", confessou Nezinho.

Muito gratificante


A esposa do deputado, Suely Mara, e responsável pela revisão dos textos narrados pelo deputado, já disse que o marido vai precisar contar a história deles dois também. "É um aprendizado muito grande, como pessoa, como arapiraquense, Ricardo foi abençoado quando teve essa ideia, é muito gratificante estar diretamente ligada a projeto tão grandioso", agradeceu Suely.

Conselheiro do Sindilojas


O empresário Cícero Galdino é o representante de Arapiraca na nova gestão da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) de Alagoas. O comerciante arapiraquense é proprietário de uma das casas comerciais mais tradicionais do município.

Cícero Galdino é um dos integrantes da chapa “União e Progresso”, encabeçada por Adeildo Sotero, que venceu a eleição ocorrida na última quinta-feira, 19. Galdino é membro titular do Conselho Fiscal do Sindilojas Arapiraca, foi eleito para um dos cargos de vice-presidente da Federação.

Destaque na Fecomércio


“Muito nos orgulha voltar a ter um filho de Arapiraca numa posição de destaque na Fecomércio, adequada à importância da nossa cidade para a economia do Estado. Aproveito para parabenizar toda a nova diretoria da Fecomércio, formada por empresários comprometidos e com a experiência e visão necessários para desempenhar suas funções em defesa da economia e do empresariado alagoano”, destacou o presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta.

Reconhecimento importante


A chapa “União e Progresso” venceu por cinco votos a três e irá comandar a Fecomércio Alagoas até 2026. Adeildo Sotero, eleito presidente da entidade, é natural de Branquinha e teve reconhecido seu importante serviço à frente do Sindilojas de União dos Palmares e também nos conselhos do Sesc e Senac.

Saúde bucal

Arapiraca foi uma das cidades escolhidas para receber um estudo sobre as condições de saúde bucal da população. A pesquisa será realizada pelo Projeto SB Brasil em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Atenção à saúde

O estudo é realizado no âmbito Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. Diretrizes da política visam a reorganização e reorientação do modelo de atenção à saúde bucal, atendendo a princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Levantamento

Este é o quinto levantamento proposto pelo Ministério da Saúde (2021-2022) e acontece também por meio de parceria com universidades federais, além de contar com mais de 50 mil pessoas avaliadas em várias regiões do país.

Infração ambiental


Uma empresa de material de construção será multada por descarte irregular de lixo, em Arapiraca. Uma grande quantidade de notas fiscais contendo o nome e a localização da firma ajudaram a prefeitura a identificar o nome da empresa que cometeu a infração ambiental.

De acordo com o site 7 Segundos, o descarte irregular aconteceu em um terreno localizado próximo a avenida João Saturnino de Almeida, bairro São Luiz. De acordo com a prefeitura, na semana passada foram retirados vários caminhões de lixo no local.

Será multada


Os fiscais da prefeitura voltaram ao local no final da manhã de ontem, e atestaram que mais lixo foi jogado no local durante o fim de semana. A empresa de construção civil será notificada pela prefeitura. A multa por descarte irregular de lixo pode variar entre R$ 1,5 mil até R$ 15 mil, em caso de reincidência.

... No site da Prefeitura de Arapiraca foi disponibilizado ontem, 32 vagas de trabalho ofertadas pelo Sine.

... Quem estiver interessado em concorrer a uma das vagas deve acessar o site da prefeitura e analisar em qual vaga os requisitos se encaixam.

... Há vagas para todos os níveis de escolaridade e com e sem experiência comprovada na carteira. Tem vagas para cozinheiro (a) geral, auxiliar técnico eletrônico, soldador, borracheiro, porteiro, etc.