Roberto Baia

Grande atitude

Roberto Baia 20 de maio de 2022
Grande atitude
Secretária de Desenvolvimento Social do município de Arapiraca, Fabrícia Galindo. - Foto: Divulgação

Na manhã de ontem, a secretária de Desenvolvimento Social do município de Arapiraca, Fabrícia Galindo, disse que, o Maio Laranja é mês dedicado ao combate ao abuso e à exploração de crianças e adolescentes em todo o Brasil. De acordo com a secretária, em Arapiraca os dados ainda são preocupantes, assim como em todo o país.

“Há necessidade de se fortalecer cada vez as redes de proteção contra esse tipo de crime”, afirmou.

Ações de combate


Fabrícia Galindo, revelou que serão intensificadas as ações de combate durante todo o mês de maio em escolas e creches do município. O objetivo é transmitir mais informações às crianças e aos adolescentes sobre o tema e conscientizando as pessoas sobre a importância da denúncia que pode ser feita às instituições ligadas à Secretaria, como os conselhos tutelares, ou através do Disk 100.

Novo endereço


O Conselho Tutelar I, de Arapiraca, está funcionando em novo endereço.

O órgão agora está localizado na Rua Graciliano Ramos, número 673, no bairro Baixão, próximo à padaria Passaky Pães.

Ameaça “terrorista”


Um trabalho de investigação feito pela Gerência de Recursos Especiais (GRE), da Polícia Civil de Alagoas, coordenada pelo delegado Filipe Caldas, por meio de equipes do setor de inteligência da Divisão Especial de Investigação e Capturas (DEIC), esclareceu uma situação de um possível atentado terrorista contra alunos de uma Escola Estadual, no município de Arapiraca. O trabalho foi iniciado na terça-feira e concluído na tarde de quarta-feira, 18.

De acordo com o delegado, um grupo de alunos da escola foi marcado através de postagem na rede social Instagram, anunciando que todos mereciam morrer.

Massacre de Columbine


“O perfil responsável pela postagem se intitulava "ALUNO_666", em referência ao número da besta. Na mensagem “terrorista”, o autor disse que repetiria o massacre de Columbine, ocorrido em 1999 no Colorado (EUA). No referido ato terrorista, 15 pessoas foram mortas pelo atirador (aluno). As vítimas eram alunos e professores da própria escola em que o autor estudava”, disse a autoridade policial.

Registrou a ocorrência


Com receio de que a ameaça “terrorista” se concretizasse, os diretores da instituição escolar de Arapiraca procuraram a Polícia Civil, registrando a ocorrência, através de solicitação direta da Delegacia Geral, em caráter de urgência, foram acionados todos os setores da DEIC a fim de averiguar a situação.

Mensagens terroristas


Ainda na madrugada, equipes da Inteligência da DEIC se dirigiram ao município de Arapiraca para os levantamentos iniciais. Por meio de técnicas de investigação cibernética, os policiais civis conseguiram rastrear a origem das mensagens terroristas e seu responsável, que é um adolescente infrator, que tem 16 anos, e é aluno da referida escola.

Prestaram esclarecimentos


Os policiais civis da GRE se dirigiram à residência do menor infrator, encaminhando-o, juntamente com seus responsáveis legais, à Delegacia, a fim de prestarem esclarecimentos. Eles foram ouvidos no 52º Distrito Policial (52º DP), em Arapiraca, que deu o apoio cartorário aos policiais civis da DEIC na confecção dos procedimentos cabíveis.

Turismo gastronômico


Arapiraca está inserida no calendário do turismo gastronômico de todo o país, tanto que entre os dias 19 e 29 de maio estará participando da 16ª edição do Festival Brasil Sabor, realizado pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com a prefeitura. O Brasil Sabor é o maior festival gastronômico do mundo, e em Alagoas ele acontece há treze anos, sendo este – 2022- o ano de maior proporção em Arapiraca, com sete restaurantes participando do evento.

Cada estabelecimento desenvolveu uma receita exclusiva, utilizando temperos regionais, que será vendida a um preço promocional durante os dias do festival.

Investimentos


“Estamos muito felizes com esse evento, é mais um passo que a gente dá na melhoria da nossa gastronomia, e a prefeitura não vai medir esforços para fortalecer, cada vez mais, esse setor em Arapiraca”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rosa Lira. “E prestigiem nossos empreendedores, que estão entusiasmados para apresentar pratos deliciosos”, completou.

... Em parceria com a empresa de Call Center AeC, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, está ofertando mais de 300 vagas diretas na companhia

... De acordo com a secretária Rosa Lira, já são mais de 4 mil homens e mulheres trabalhando na agência, que, nesta semana, abriu mais oportunidades à população arapiraquense.

... Os interessados deverão comparecer à Casa Integrada do Trabalho, localizada na Rua São Francisco, 1234, bairro Ouro Preto, das 8h às 14h, munidos de original e cópia de documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência, ou acessando o site sou.aec.com.