Roberto Baia

Sofreu acidente

Roberto Baia 18 de maio de 2022
Sofreu acidente
Ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, sofreu um acidente fraturou as costelas. - Foto: Reprodução

Na tarde de domingo, 15, o ex-secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do estado e ex-prefeito de Junqueiro, Fernando Pereira, sofreu um acidente durante uma cavalgada na cidade de São Sebastião. Fernando estava acompanhado do prefeito da cidade, Zé Pacheco, do prefeito de Teotônio Vilela, Peu Pereira e de outros amigos da cidade.

De acordo com testemunhas, o cavalo de Fernando e o de Peu se “estranharam” e ele acabou sendo atirado ao chão, recebendo o peso do seu animal.

Fraturou as costelas


Ainda de acordo com informações, o ex-prefeito foi levado para um hospital da capital alagoana, onde fez exames de imagem no tórax e cabeça e foram identificadas uma fratura e outras duas fissuras nas costelas. Fernando permanece em observação na unidade hospitalar, mas está bem e pode ter alta a qualquer momento.

Decretou luto 1


Por meio do Decreto Nº 2.777, de 16 de maio de 2022, o prefeito Luciano Barbosa ordenou luto oficial de três dias no município de Arapiraca, pelo falecimento de Maria de Lourdes Melo, a conhecida Maria do Cartório.

Tabeliã por muitas décadas no Cartório do 3º Ofício, localizado na Rua Estudante José de Oliveira Leite, no centro de Arapiraca, Dona Maria do Cartório era viúva do ex-deputado Claudenor de Albuquerque Lima, avó do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque e bisavó do deputado estadual Breno Albuquerque.

Decretou luto 2


No Decreto, o prefeito lamentou o falecimento de Maria do Cartório. “Mulher de reputação ilibada, Dona Maria era uma matriarca de fibra que ajudou a construir parte da história de Arapiraca”, destacou Luciano Barbosa.

Ações de conscientização


Na manhã de ontem, o Planetário Municipal e Casa da Ciência reuniu representantes do poder público e sociedade, no seminário “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. No mês de enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, está realizando ações de conscientização e mobilização de toda a sociedade.

Participaram do evento


O prefeito Luciano Barbosa, a vice-prefeita Rute Nezinho, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, a superintendente de Assistência Social, Rainilda Sales, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Arapiraca (CMDCA), Rosana Queiroz, e os representantes dos Conselhos Tutelares I e II, Aermerson Barros e Joelma Araújo, participaram da abertura dos trabalhos.

Parabenizou a equipe


O evento também contou com a presença do secretário-executivo de Governo, Vytor Ferro, secretária de Comunicação, jornalista Mônica Nunes, empresário Daniel Barbosa, assistentes sociais, bem como profissionais de saúde e de educação do município de Arapiraca.

Na ocasião, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a secretária Fabrícia Galindo e toda equipe pelo trabalho diário em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Financiamento para agricultura


Na segunda-feira, 16, a Associação dos Moradores do Agreste Alagoano promoveu uma grande reunião com líderes comunitários e representantes dos Bancos do Brasil, Caixa econômica e Banco do Nordeste para discutir Crédito agrícola, seguro safra e financiamento para agricultura na região de Arapiraca e Agreste Alagoano. O objetivo é o fortalecimento e desenvolvimento da agricultura da região, incentivando e desburocratizando o crédito para o pequeno produtor rural.

Crédito agrícola


A meta é encurtar o caminho entre o crédito bancário e o pequeno agricultor rural para que possamos desenvolver a agricultura familiar e levar mais alimentos à mesa das famílias alagoanas. A agricultura familiar é de suma importância para garantir a segurança alimentar e nutricional da população alagoana, uma vez que é responsável por 70% dos alimentos consumidos no estado. Destaca-se ainda na luta global contra a fome que atinge mais de 800 milhões de pessoas no mundo, que não têm acesso a alimentação saudável e nutricional, como reconhece a própria ONU.

Produção e manejo


Cabe ainda destacar a sustentabilidade da produção e manejo dos alimentos pela agricultura familiar, que respeita a biodiversidade e os recursos naturais, é livre do uso de agrotóxicos e disponibiliza uma produção mais diversificada e de maior qualidade. E ainda promove o fortalecimento das comunidades ao formar teias solidárias e agroecológicas de produção, que garantem o abastecimento dos mercados locais, além de distribuir renda dentro do próprio segmento.

... A Casa Integrada do Trabalho de Arapiraca ofertou, ontem, 17 vagas de emprego para pessoas de ambos os sexos, todos os níveis de escolaridade e algumas delas sem necessitar comprovar experiência na carteira de trabalho.

... Entre as vagas ofertadas estão atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, costureira, vendedor, serralheiro e analista financeiro

... A Casa Integrada do Trabalho fica localizada à Rua São Francisco, 1234, no bairro Ouro Preto, em Arapiraca. O horário de atendimento é das 8h às 14h.