Roberto Baia

Arapiraca de luto

Roberto Baia 17 de maio de 2022
Arapiraca de luto
Dona Maria do Cartório faleceu em casa, no início da tarde de ontem - Foto: Reprodução

Com a presença de familiares e amigos, será sepultada no Cemitério Pré-Vida nesta terça-feira, 17, a arapiraquense Maria de Lourdes Melo, conhecida como dona Maria do Cartório, de 87 anos. Maria de Lourdes faleceu, ontem, após dias internada em um hospital.

De acordo com informações de familiares, dona Maria estava internada há alguns dias no Hospital do Coração, em Maceió, mas havia recebido alta e continuou com cuidados médicos necessários em casa, onde faleceu.

Figura ilustre de Arapiraca


Dona Maria do Cartório, foi casada com o Deputado Claudenor Albuquerque Lima, filho de Luiz Pereira Lima - um dos pioneiros no ramo de lojas em Arapiraca e um dos prefeitos que marcou a história deste município. Um dos seus netos é o ex-deputado Dudu Albuquerque, pai do deputado estadual, Breno Albuquerque.

Maria de Lourdes Melo ficou conhecida pelos os arapiraquenses há várias décadas. Ela era responsável pelo Cartório do 3° Ofício, situado na Rua Estudante José de Oliveira Leite, esquina com a Rua João Ribeiro Lima.

Concessão e venda


Os 28 prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem o Bloco D realizaram ontem, na cidade de Arapiraca, outra importante reunião de trabalhos para o cumprimento dos prazos estabelecidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com vistas à outorga e leilão para a concessão e venda dos serviços de saneamento e abastecimento de água.

A reunião mais uma vez ocorreu no auditório do Hotel Sol Nascente, com os trabalhos coordenados pelo Consórcio Regional de Saneamento do Estado de Alagoas (Corseal). Os 28 municípios reunidos representam uma população com mais 800 mil habitantes.

Formação do consórcio


Desde o ano passado que os gestores e gestoras municipais iniciaram os estudos de viabilidade técnica e econômica, com pareceres jurídicos, acerca da formação do consórcio e da parceria com o BNDES para contratação de empresas voltadas à elaboração de projetos de viabilidade econômica, financeira, além de diagnóstico jurídico e projetos de engenharia, com base na legislação brasileira e no Marco Regulatório do Saneamento.

Parceria técnica


Com mais de 240 mil habitantes, o município de Arapiraca oficializou, no mês de abril passado, a parceria técnica com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já contratou as empresas Ernest Young, Felberg Advogados e Saneares para o desenvolvimento de projetos nas áreas financeira, jurídica e de engenharia técnica.

Festividades de São João


Durante solenidade ontem, o governador Paulo Dantas (MDB), informou que O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai reforçar o planejamento para festividades de São João.

De acordo com o governador, ele planeja ter ações nos bairros de Maceió, Arapiraca e no interior.

“Vamos fazer um belo São João em Maceió, Arapiraca, no interior. Vamos unir toda sociedade para que curta, se diverta, explorando nossa cultura, potencialidade”, disse Paulo Dantas.

Reforma e ampliação


As crianças que participam de atividades no Centro de Apoio às Escolas de Tempo Integral (CAETI V) estão comemorando a reforma e ampliação do espaço, que também é conhecido como Escola de Campo, e está localizado no bairro Batingas.

A unidade de ensino está passando por uma intensa modernização – 17 anos depois de sua fundação – e será reinaugurada nos próximos dias. Ao final da obra, os alunos que visitam a escola, que ocupa uma área de 2.521m², vão contar com salas de aula novinhas, além de dormitório e refeitório.

Instalações elétricas


Toda a parte hidrossanitária da escola está sendo revisada, além das instalações elétricas, a coberta e a pintura. O aviário, onde se cria galinhas de capoeira, finalmente está tomando forma, sem falar no tanque para criação de peixes e o minhocário que também será uma realidade.

Moderno e seguro


“O local não tinha acessibilidade, a horta plantada e cultivada pelos alunos estava sendo comida pelos animais, visto que não tinha estaca. A pedido do prefeito Luciano Barbosa estamos trabalhando para deixar a escola um local confortável, moderno e seguro para o desenvolvimento de uma educação de qualidade”, destacou o secretário de Infraestrutura, Roany Izidoro.


... Os profissionais de saúde do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, atenderam 527 pessoas durante o plantão do último fim de semana.

... Deste total, 136 pacientes foram atendidos por terem se envolvido em acidentes de trânsito. Noventa e nove deles ficaram feridos após se envolverem em acidentes com motocicletas.

... As equipes atenderam 41 pessoas por corpo estranho no ouvido, ou olho, ou narina ou ainda garganta. Ainda durante o plantão do último fim de semana, catorze pacientes deram entrada no HEA por causa de agressões.