Roberto Baia

Recuou da decisão

Roberto Baia 14 de maio de 2022
Recuou da decisão
O prefeito Júlio Cezar recuou e suspendeu a gestão da Organização da Sociedade Civil - Foto: Divulgação

Após a mobilização e denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social de Alagoas (Sindprev) e Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Palmeira dos Índios sobre a contratação do Instituto de Gestão de Políticas Sociais (IGPS) para gerir novas contratações do município nas áreas de Saúde, Assistência Social e Administração, o prefeito Júlio Cezar
recuou.

A decisão foi apresentada durante reunião com representantes do Sindprev, CMS, o prefeito Júlio Cezar, o procurador municipal Klenaldo Oliveira, do controlador municipal Marcondes Oliveira, da secretária municipal de Gestão Cinara Barbosa, do secretário municipal de Saúde Jânio Barbosa e técnicos da SMS.

Contratação da IGPS


A terceirização da gestão de servidores do município para atividades fim e meio não foi bem recebida pela categoria, uma vez que a contratação da IGPS no valor de mais de R$ 29 milhões de reais por ano já havia sido publicada no Diário Oficial do Município sem ao menos ser discutido pelo Conselho Municipal de Saúde. Para o sindicato e especialistas, a contratação de empresas como essa representa a desresponsabilização do município sobre o gerenciamento de pessoal, além de enfraquecer direitos trabalhistas.

Pediu desculpas


Durante a reunião, o prefeito se desculpou pelo erro da gestão e estipulou um prazo para que as representações do Sindprev, CMS e Prefeitura determinem quais áreas meio podem ser geridas pela IGPS. “Peço que se estabeleça um núcleo de trabalho para determinar quais as áreas meio poderão ser geridas pela organização. Como prefeito, não posso dar passos sem que haja entendimento entre as partes. Peço perdão pelo erro, iremos dar andamento aos processos seletivos e vamos fazer um grande Concurso público. Determino a suspensão da gestão pela empresa e na próxima semana estarei me reunindo, novamente, com os sindicatos e até o final deste mês espero entendimento e resolução final”, disse o prefeito.

Cidadão Honorário


Na noite de quinta-feira, 12, durante sessão solene da Câmara dos Vereadores de Arapiraca, o deputado estadual Paulo Dantas recebeu o título de Cidadão Honorário da capital do Agreste. A iniciativa foi de autoria do vereador Zé Carlinhos e aprovado por unanimidade dos votos dos vereadores da casa.

Agradecimentos


"Gostaria de agradecer à Câmara de Vereadores por esta honraria. Hoje eu sou filho de Arapiraca, irmão dos arapiraquenses e agradeço ao vereador Zé Carlinhos que foi o autor do projeto e a todos os outros também que votaram por unanimidade me tornando Cidadão Honorário de Arapiraca. Conte, Arapiraca, com meu trabalho, com minha dedicação e empenho para tornar Arapiraca ainda maior e ainda mais forte", declarou o deputado Paulo Dantas durante sessão

Prestigiou a condecoração


Aqui a gente só tem que ficar muito honrado da pessoa que é Paulo Dantas, que é um cara trabalhador, um cara de foco, uma pessoa que faz com que os seus compromissos possam ser cumpridos e tem uma experiência de vida muito grande", exaltou o deputado estadual Ricardo Nezinho que prestigiou a condecoração.

Inquérito arquivado


Na sexta-feira, 13, o radialista Michel Torquato, e os advogados Eliseu Cavalcante e Clerisvaldo Dionísio Rocha concedeu uma entrevista para rádio 96 FM, para confirmar o inquérito policial. O radialista estava bastante emocionado e relatou que foi vítima de fake news e de difamação.

De acordo com o advogado Eliseu Cavalcante, a decisão foi proferida pelo juiz da 8ª Vara Criminal, Helestron Silva Costa, Silva da Costa, que acatou a solicitação do Ministério Público.

Sem provas


A denúncia de abuso sexual repercutiu devido o compartilhamento em grupos do WhatsApp, onde foi divulgado um print onde, supostamente, o radialista estaria assediando uma menina de 13 anos, fato esse que não foi provado.

De acordo com a decisão, "não foi encontrada conduta típica apta a ensejar a persecução penal. Ou seja: durante o processo investigativo não foram encontradas provas contra o réu”.

Inscrições para CMAS

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participou, na quarta-feira,11, de uma assembleia proposta pela Federação das Associações Comunitárias de Moradores (Facomar), e orientou as entidades e organizações presentes que desejam se inscrever no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

O encontro também contou com a presença do promotor de Justiça Rogério Paranhos, representando o Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) e com o presidente da Fecomar, Thiago Aguiar de Souza.

Pré-requisitos


A assessora técnica do CMAS, Lívia Nicácio apresentou ao público presente a Nota Técnica 004/2021, que discrimina os pré-requisitos necessários para participação no referido conselho.

“O encontro foi muito importante tendo em vista a crescente demanda de entidades ou organizações de Assistência Social que buscam se inscrever no nosso conselho”, disse Lívia, que também é assistente social efetiva do município.


... O prefeito Ronaldo Lopes, anunciou na sexta-feira, 13, o maior aumento salarial já concedido aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

... O reajuste de 20% para os efetivos de todas as categorias da pasta da Prefeitura de Penedo é recorde, mais um marco positivo da gestão Crescendo Com Seu Povo. Em 2017, o percentual mais expressivo na história recente do município foi de 7,6%.

... “Fico muito feliz em trazer essa notícia para vocês porque é um reconhecimento de todo o esforço que vocês têm feito por nossas crianças e por nossos estudantes”, declarou Ronaldo Lopes.