Roberto Baia

Reunião importante

Roberto Baia 13 de maio de 2022
Reunião importante
Presidente (OAB) Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes - Foto: Rafaela Tenório

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) - Subseção Arapiraca, Daniel Fernandes, esteve reunido na quarta-feira, 11, com a juíza Carolina Sampaio Valões da Rocha, do 1º Juizado Especial da Comarca de Arapiraca. Além deles, participaram os representantes das comissões de celeridade processual e de prerrogativas para debaterem as principais demandas da unidade.

A disposição da OAB/AL


A magistrada, que tomou posse no Juizado Especial em março deste ano após promoção pelo critério de antiguidade, apresentou sua forma de trabalho e se colocou à disposição para estreitar laços entre o Poder Judiciário e a OAB.

Na oportunidade, Carolina Valões foi convidada para participar de um workshop voltado para advogados sobre os procedimentos dos Juizados Especiais. O evento será promovido em julho deste ano.

Reajuste salarial


Em assembleia geral ocorrida ontem, os professores da rede pública de ensino de Arapiraca aprovaram a proposta de 15% de reajuste salarial da categoria pela gestão municipal.

Os educadores almejavam a implantação do piso de 33,24% estipulado pela Presidência da República.

Para a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), esse indicador cresceu 204% entre 2009 e 2021, superando o crescimento de 104% da inflação mensurada pelo INPC e de 143% do Fundo, recurso que serve para o financiamento nos níveis da Educação.

Proposta da gestão


Com isso, as tratativas começaram há várias semanas. A proposta da gestão municipal foi apresentada na última terça-feira, 10, para a efetivação dos 15% nos salários dos educadores.

Para a secretária de Educação, Ivana Carla, a aplicação do reajuste só foi possível devido a uma gestão financeira responsável e eficiente para equilibrar as contas públicas de acordo com a atual realidade por que passam os municípios brasileiros.

Foi preso


Policiais civis da Delegacia Regional de Batalha, coordenados pela delegada Daniella Andrade realizaram a prisão de um homem de 42 anos, na quarta-feira,11, em cumprimento a mandado de prisão, pelo cometimento do crime de tentativa de estupro.

Investigação


Segundo o que foi investigado, em 9 de junho de 2009, no Povoado Alto do Madeira, zona rural da cidade de Jacaré dos Homens, o autor tentou estuprar a sua própria cunhada, à época com apenas 13 anos de idade.

“À noite quando todos dormiam na casa, o autor foi até o quarto em que dormia a menina e despiu-se e levantou a roupa da vítima. Ao colocar seu corpo em cima do da criança e tentar realizar cópula vaginal, a vítima acordou e começou a gritar por socorro”, revelou a delegada.

"Uber Moto"


A cidade de Arapiraca está entre os 20 municípios brasileiros, em seis Estados do País, que a partir de agora contarão com os serviços de viagem do "Uber Moto". Os motociclistas interessados em participar da atividade já podem se cadastrar no aplicativo da Uber.

Os serviços de viagem com o Uber Moto nas cidades cadastradas, nos estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Maranhão, Pará e Piauí, serão lançados oficialmente nas próximas semanas.

Preço mais acessível

Conforme a empresa Uber, a vantagem do Uber Moto é a disponibilidade de viagens com um preço mais acessível que o UberX e a segurança do uso do App de transporte público, com o recurso de pagamento online, avaliação dos condutores e acompanhamento do trajeto.

Cadastro

Para trabalhar no Uber moto, os proprietários de motos precisarão ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da categoria correspondente com a observação de atividade remunerada. O cadastro já pode ser realizado e passará por revisão pela equipe da Uber, com checagem de antecedentes e da documentação.

Festival nerd

Nerds de todo o estado de Alagoas se reúnem neste domingo (15), no Lago da Perucaba, em Arapiraca, para participarem do maior Festival nerd já visto no Agreste. Com a programação voltada aos fãs da cultura pop, em diversas arenas e uma programação que reunirá influencers e criadores de conteúdo de todo território alagoano.

Competição


O evento é realizado pela prefeitura de Arapiraca em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (SECULT) e a associação Alagoana da Cultura Nerd (AACN). RPG, kpop, cosplay, jogos de tabuleiro, swordplay, free fire, Just dance, card game e até mesmo um show temático, essas são as programações do festival, além de lojas e um food park voltado ao cenário nerd. A programação começa às 9h da manhã e tem previsão de término para às 22h.

... A melhoria na qualidade de vida das pessoas é o foco da parceria entre o Hospital de Emergência do Agreste (HEA) e a Associação Pestalozzi, em Arapiraca.

... Na ação realizada na quarta-feira,11, a parceria, que agiliza a entrega de órteses e próteses e meios de locomoção para pessoas em fase de reabilitação, entregou mais 10 equipamentos para ex-pacientes da unidade hospitalar.

... “Como é bom ver a alegria nos rostos dos familiares. É um alívio também para eles terem a condição de cuidar melhor dos acamados ou de quem está em recuperação, com dificuldade de se locomover”, disse Bárbara Albuquerque, gerente do HE do Agreste