Roberto Baia

Operação no Agreste

Roberto Baia 06 de maio de 2022
Operação no Agreste
O delegado regional de Arapiraca Guilherme Martim Iusten, coordenou uma operação ontem, em Arapiraca e Feira Grande. - Foto: Divulgação

Na manhã de ontem, uma operação policial foi deflagrada pela Delegacia Regional de Arapiraca. A ação da polícia teve como objetivo coibir receptação, roubo e furto de veículos no Agreste. Os alvos da operação foram oficinas mecânicas de Arapiraca e Feira Grande. De acordo com informações, um grande volume de peças e de pedaços de lataria de veículos foram encontrados e apreendidos. Essas peças seriam usadas por criminosos para desmanche de veículos roubados.

Segundo o delegado regional de Arapiraca Guilherme Martim Iusten, a operação é resultado de investigações iniciadas por outros delegados que comandaram a Polícia Civil no município.

Investigações


As investigações resultaram em mandados de busca e apreensão expedidos pela 17ª Criminal da Capital. Os objetos apreendidos na operação serão encaminhados para a Perícia Oficial, que irá identificar a origem.

Projeto aprovado


O presidente da Câmara de Vereadores de Arapiraca, Thiago ML (Pros), viajou a Brasília, na quarta-feira, 4, para acompanhar no Plenário do Senado a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 9/2022, que garantiu o piso de dois salários mínimos para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Na ocasião, o parlamentar conversou com os senadores com objetivo de garantir a expressiva aprovação do pleito. Segundo Thiago ML, a proposta assegura a justiça social aos trabalhadores que nunca param, sobretudo os que atuam em Arapiraca.

Justiça social


A PEC, de articulação do senador Collor (PTB), foi fundamental para que a matéria tramitasse com celeridade no Congresso Nacional. O texto, agora, vai à promulgação pelo Poder Legislativo.

“A aprovação da PEC 9/2022 é um ato de justiça social a mais de 400 mil agentes de saúde do Brasil e cerca de 17 mil em Alagoas. Desde o início da tramitação, busquei mostrar à bancada federal a importância de atender essa demanda essencial da categoria”, disse.

Piso salarial


O texto da PEC, além de prever um piso salarial nacional de dois salários mínimos - equivalente hoje a R$ 2.424 - para a categoria, também assegura um adicional de insalubridade e aposentadoria especial, devido aos riscos inerentes às funções desempenhadas.

Representatividade feminina


A eleição do Quinto Constitucional se aproxima. A lista de 23 nomes para ocupar a vaga de representação dos advogados no Tribunal de Justiça de Alagoas através da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Alagoas ( OAB/AL) aguarda homologação. Entre os 23, está a advogada de mais de 25 anos de carreira Cláudia Lany, a única mulher a estar à frente da OAB Arapiraca.

A pré-campanha tem sido construída coletivamente e trazido muitos frutos em torno do debate das demandas da categoria no Tribunal de Justiça de Alagoas.

Vai a juri popular


A 8ª Vara Criminal de Arapiraca leva a júri popular, nesta sexta, 6, o réu Ivanildo de Almeida Rodrigues, acusado de tentar matar sua ex-companheira, Josineide da Silva Barbosa, em 2017. O julgamento será conduzido pelo juiz Helestron Silva da Costa, a partir das 9h, no Fórum de Arapiraca.

Relembre o caso

Segundo a acusação, no dia 30 de junho de 2017, no bairro Canafístula, Ivanildo esfaqueou a vítima após uma discussão.
O relacionamento entre réu e vítima havia sido encerrado por iniciativa de Josineide, 20 dias antes do crime.Os dois conversavam por telefone, mas o réu teria se dirigido até a residência onde estava a vítima e pediu que ela repetisse o que havia dito durante a ligação.

Na sequência, o acusado teria desferido 10 golpes de faca contra o rosto, pescoço, axila e costas da vítima. Josineide conseguiu fugir e trancou-se em um quarto. Ela chegou a desmaiar, mas quando acordou, buscou ajuda e foi socorrida por vizinhos.

Aumento de casos


Diante do aumento de casos de dengue, Zika e chikungunya em Alagoas no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) emitiu Nota Técnica aos 102 municípios, orientando sobre a intensificação das ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor das três doenças.

Ações educativas


A medida visa mobilizar os agentes de endemias municipais para que intensifiquem a busca ativa dos focos do mosquito vetor, bem como, mobilizar as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) para que promovam ações educativas junto à população, evitando uma epidemia das três arboviroses este ano.

... A unidade veterinária móvel do programa Meu Amigo Pet, da Prefeitura de Arapiraca, vai estacionar no bairro Baixa Grande no próximo sábado, dia 7, para cadastrar as gatas e cadelas tuteladas por famílias de baixa renda.

... Apenas os moradores do bairro poderão participar da triagem, que vai acontecer na Escola de Ensino Fundamental João XXIII, localizada na Rua Pedro Romualdo da Silva, das 8h às 12h.

... O programa Meu Amigo Pet é coordenado pela Secretaria-Executiva e conta com o apoio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e de Saúde.