Roberto Baia

Novos Cidadãos

Roberto Baia 05 de maio de 2022
Novos Cidadãos
Promotor Rogério Paranhos receberá o título de Cidadão honorário de Arapiraca, concedido pelo vereador Thiago ML - Foto: Roberto Baia

Acontece nesta quinta-feira, 5, a solenidade de entrega dos títulos de Cidadãos Honorários de Arapiraca para os promotores Rogério Paranhos e Lucas Mascarenhas.

A proposição, aprovada por unanimidade de votos na sessão ordinária da Câmara Municipal de Arapiraca, ocorrida no dia 14 de fevereiro deste ano, pelos integrantes da Câmara, foi apresentada no parlamento pelo presidente da Câmara, vereador Thiago ML (PROS).

Reconhecimento


A sessão solene para entrega das outorgas aos integrantes do Ministério Público de Alagoas (MPE/AL), será no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), às 15h30. De acordo com Thiago ML, o título de cidadão é resultado do reconhecimento que a Câmara presta ao trabalho que os promotores realizam em defesa dos interesses da população arapiraquense, bem como em prol do fortalecimento da administração pública.

Luta pelo piso


Professores e demais profissionais da rede municipal de ensino de Arapiraca se mobilizaram, na manhã de terça-feira, 3, em frente ao Centro administrativo de Arapiraca. Na pauta, a defesa pela implantação do Piso Salarial do Magistério. A categoria luta pela aplicação de 33,24% nos salários.

Apresentou proposta


Uma comissão, formada por professores e representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação em Alagoas (Sinteal/Agreste) foi recebida pela secretária de Educação, Ivana Carla. Durante a reunião, a secretária apresentou uma proposta de incremento de 10% nos salários dos educadores.

Os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação retornaram para a base para avaliação da proposta e deliberar em nova assembleia.

Briga boa


Com um pouco mais de 140 mil eleitores, Arapiraca entra na briga, mas deverá continuar com apenas um representante na Câmara dos deputados. Severino Pessoa luta para se reeleger, mas a maior cidade do interior alagoano tem outro nome à disposição e com amplas condições de se eleger em outubro próximo. Trata-se do jovem Daniel Barbosa, filho do atual prefeito Luciano Barbosa.

Outro nome


Filiado ao PP do deputado federal Arthur Lira, Daniel entra com força na disputa eleitoral, o que certamente tem tirado o sono de Severino Pessoa, que trocou o Republicamos pelo MDB de Renan Calheiros.

Outro nome, no entanto, também está na disputa. Filiado ao União Brasil, o vereador Michel Freire, filho do deputado estadual Tarcizo Freire, do PP, garante que não abre mão da sua pré-candidatura e acredita que sairá vitorioso na disputa eleitoral, cujas eleições estão marcadas para acontecer no próximo dia 2 de outubro.

Está em liberdade


A Polícia Civil de Alagoas diz ser irrelevante para a instituição a tese do homem que violentou e matou sua companheira Natália Andrade de Melo, 22 anos, na última sexta-feira, 29, em Palmeira dos Índios, ganhar liberdade por já ter feito o uso de remédio controlado.

Caso isolado


De acordo com o site Todo Segundo, o chefe de operações do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), Diogo Martins disse que a Polícia Civil está fazendo o seu trabalho para que Alexandro Messias, 21 anos, permaneça preso. "Não importa se ele é doente, o crime aconteceu", afirmou.

Vale ressaltar que o município de Palmeiras dos Índios estava a mais de quatro meses sem registrar homicídios, para Martins o caso de feminicídio é um caso isolado.

O caso


Natália Andrade de Melo de 22 anos, foi morta a golpes de faca peixeira na noite última sexta-feira, 29, no Sítio Batingas, Zona Rural de Palmeira dos Índios. O companheiro dela foi preso horas depois, após divulgar a foto da vítima já morta em sua rede social.

O acusado foi localizado nas proximidades de sua residência e após confessar o crime apontou que o corpo da jovem estava as margens de um rio próximo ao antigo Campo de Aviação. A vítima deixou três filhas, de 6, 7 e 8 anos, de outro relacionamento.


... A segunda etapa da campanha de vacinação contra Influenza e Sarampo foi iniciada na terça-feira, 3, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Arapiraca.

... Até o dia 3 de junho, além de idosos e trabalhadores da saúde, a imunização será estendida a crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e pessoas com comorbidades, dentre outros.

... De acordo com a coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, os usuários podem procurar a UBS mais próxima da sua casa para receber as doses dos imunizantes.