Flávio Gomes

O perigo das fake news

Flávio Gomes 30 de abril de 2022

Francisco Gomes Júnior, advogado: “Será uma campanha das mais pesadas que este país já viu e técnicas de propagação de mentiras serão muito utilizadas. Para que você não se torne vítima de uma fake news ou deepfake, necessário que se preste atenção a algumas dicas: Cuidado com vídeos chocantes ou reveladores de um candidato. No recurso conhecido como deepfake, um vídeo utilizando a imagem de uma pessoa e insere frases não ditas por ela. O exemplo emblemático desse tipo de recurso é um vídeo de Barack Obama dizendo frases que na realidade eram ditas por alguém que não aparecia na filmagem; Nesse tipo de vídeo o candidato que se quer difamar certamente falará em temas reprovados pela sociedade. Imagine um candidato dizendo que apoia a pedofilia ou mesmo que tem um pacto com o demônio. Serão vídeos fortes assim, com o objetivo de chocar e provocar repulsa imediata àquele candidato no vídeo; Até mesmo a presença de alguma pessoa em uma reunião pode ser inverdade. Atualmente, existe recurso para entrar em uma reunião no zoom com o rosto de uma celebridade ou com foto de banco de dados. Esse recurso é conhecido como DeepFaceLive; Cuidado também com vídeos onde o candidato apareça bêbado. Nos Estados Unidos, a deputada democrata Nancy Pelosi, presidente da Câmara, teve uma fala sua com velocidade reduzida, para dar a impressão de que ela estava embriagada. O vídeo foi compartilhado pelos seus adversários e teve 2,2 milhões de visualizações em 48 horas.”

Despedida


Após 15 anos, deixo de assinar a coluna “Conjuntura”, aqui na Tribuna Independente. A partir da próxima semana inicio outra trajetória profissional. Aos colegas e dirigentes da Jogarf, meu muito obrigado pela convivência ao longo desses anos. Aos leitores, minha gratidão pela tolerância em me acompanhar.

Determinação


O presidente em exercício do Tribunal de Justiça, desembargador José Carlos Malta Marques, manteve a eleição indireta de governador e vice de Alagoas na próxima 2ª feira, para a conclusão do mandato de Renan Filho. E foi bastante claro: quem discordar que busque amparo na última instância.

Mudança


Na próxima semana o prefeito JHC deve anunciar uma reforma na sua gestão. Muitos nomes do secretariado serão substituídos. A expectativa é grande, pois personagens de destaque na equipe devem sair. Tudo a ver com o comprometimento político com seus candidatos na eleição de outubro próximo.

Última hora


Força tarefa do TRE/AL vai auxiliar pedidos virtuais e o atendimento aos eleitores até 4 de maio, limite para regularizar o título de eleitor. Desde dezembro de 2020 o tribunal alerta para alistamento, transferências e regularizações. Mas muitos deixaram para última hora o atendimento presencial.

Agenda


Este sábado é o Dia D de Vacinação contra a influenza e o sarampo, de 8 às 16h30m, de crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação ocorre no Shopping Maceió (9h às 21h), Shopping Pátio (15h às 21h), Loja Carajás (9h às 16h), Praça do Osman Loureiro (9h às 16h) e CAT Praia (10h às 21h).

Opinião


Rui Barbosa no Senado, há 107 anos, e ainda atual: “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

* A Adeal realiza, de amanhã a 31 de maio, a primeira etapa da campanha de vacinação de 2022. A meta é imunizar 100% do rebanho alagoano. Após vacinar, o criador tem até 15 de junho para fazer a declaração obrigatória na Adeal.

* Neste sábado e domingo, das 9 às 18 horas, o Shopping Maceió recebe o Feirão do Estudante, para que o participante possa descobrir o seu futuro. Entre os convidados está Caco Barcelos, da TV Globo, apresentador do programa Profissão Repórter.

*Neste sábado, a partir das 16 horas, no Mirante Santa Amélia, em Maceió, serão lançadas duas obras inéditas: “O livro de Bia e suas poesias” e “Odo – Livro Preto de Poesia”. A autora é Maria Beatriz dos Santos Oliveira.

* A nova edição do Festival Ademi acontece na praça central do Maceió Shopping de 3 a 8 de maio. Serão quase 1000 unidades de casas, apartamentos e terrenos em Maceió, com preços que variam de 100 a 500 mil reais.

* A terceira turma do Programa Brasil Mais Empreendedor será no Jacintinho, de 9 a 14 de maio, na Escola Municipal Professor Lenilto Alves Santos, para capacitar 40 empreendedores, de 17 a 39 anos, residentes no bairro.

*A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência tem 625 vagas para acolhimento e tratamento gratuito de pessoas em situação de dependência química. A Rede Acolhe oferece atendimento em Maceió e no interior.

*Jogos dos clubes alagoanos no Brasileiro neste final de semana: na Série B, neste sábado, CSA x Sport PE, 16 horas, e Grêmio x CRB, 16h30m. Série D: domingo, ASA x Sergipe, 16 horas, e Lagarto x CSE, mesmo horário.



“A pior ditadura é a do poder judiciário. Contra ela não há a quem recorrer.”

Rui Barbosa

Saudoso jurista brasileiro, sempre atual