Sérgio Toledo

Separação dos músculos do abdome. (Diástase dos retos abdominais).

Sérgio Toledo 29 de abril de 2022



Presença de afastamento dos músculos anteriores do abdome (barriga). Os músculos são chamados de retos anteriores do abdome ou músculos reto abdominais.

Os mesmos se originam de cada lado do púbis (osso que fica na frente da bacia), indo até as cartilagens costais 5a,6a e 7a, e o apêndice xifoide do esterno (osso do meio do tórax).

Uma causa principal é a gravidez. Depois então do parto o afastamento aparece com a presença também de flacidez e excesso de pele do abdome.

Alguns casos são leves ou simples e podem ser resolvidos com exercícios específicos com uma, um educador físico.

Outros casos necessitam de tratamento mais especializado, como cirurgia plástica. Além de corrigir o afastamento com a correção da linha branca, fazer a abdominoplastia necessária para a retirada do excesso de pele e a flacidez desaparecer.

Sempre procurar um médico especialista em cirurgia plástica, com título outorgado pela Sociedade de Especialidade e como também RQE (registro de qualificação de especialidade), expedido pelos Conselhos Regionais de Medicina e o Conselho Federal de Medicina.

Outro dado muito importante é que procurar o mais barato, pode sair muito caro, até sendo o pagamento realizado com a própria vida! Não transformar alegria em tristeza para sempre.

Cirurgia deve ser realizada sempre em Hospital de bom porte e que

tenha todos os suportes para amparar uma intercorrência. Medicina não é uma ciência exata. Casos acontecem, mesmo quando todos os cuidados são tomados para uma cirurgia exitosa.

Claro que existem clínicas médicas que possuem salas de cirurgia com boas condições técnicas para realizarem as cirurgias que se propõem