Edmilson Teixeira

Palmeira dos Índios

Edmilson Teixeira 29 de abril de 2022

A primeira-dama de Palmeira dos Índios e pré-candidata a deputada estadual, Karla Cavalcante afirma que cumpriu agenda de trabalho na segunda-feira, com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAG), em Mata Grande e São José da Tapera. O presidente da FETAG, Givaldo Teles também estava presente nesta articulação e mobilização estadual das ações da entidade em toda Alagoas. “Alagoas é um Estado incrível e o Sertão é viável, mas precisa de um olhar diferente e integração dos setores produtivos”, defendeu a pré-candidata.

Palmeira dos Índios II


“A Karla nos representa e por isso está sempre do nosso lado. Ela tem a nossa confiança e o nosso apoio. Hoje entregamos um caminhão pipa para agricultores de Mata Grande com o apoio dela, de Renan Filho, do deputado federal Marx Beltrão e do prefeito Júlio. Os próximos beneficiados serão os agricultores de Palmeira dos Índios. Nosso movimento representa a força e a garra dos trabalhadores rurais, a força da agricultura. Por isso, estamos aqui no alto Sertão junto do nosso povo” comemorou, Givaldo Teles.

Especulação


Em seu Blog no Cada Minuto, Ricardo Mota noticiou que o coronel Paulo Amorim pode assumir o comando da PM. Considerado um oficial da mais absoluta confiança do deputado Marcelo Victor, diz, o coronel Paulo Amorim passou à frente na corrida para ser o comandante-tampão da PM, na gestão de Paulo Dantas (quando ele assumir).

“Da velha guarda, o coronel Paulo Amorim é chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, cargo que ocupa há vários anos – mesmo antes da era MV”, afirma RM. É bom lembrar que o Paulo Amorim é natural de Capela/AL.

Avanço político


Esta semana a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4576/21, do Senado, que regulamenta o funcionamento das associações de municípios, permitindo a elas representarem seus associados perante a Justiça e outros organismos em assuntos de interesse comum. A proposta será enviada agora à sanção presidencial.

Avanço político II


O projeto foi aprovado com o parecer favorável do relator, deputado federal Marx Beltrão (PP/AL). “Essa prática já existe, mas essas iniciativas ainda não têm o reconhecimento jurídico adequado e as entidades vêm sofrendo uma interpretação dúbia no Poder Judiciário. Aprovar esta pauta trará mais reforço à causa municipalista e à defesa dos interesses coletivos por meio destas entidades”, afirmou Beltrão.

Piranhas


O deputado estadual Inácio Loiola, ex-prefeito de Piranhas/AL, é o mais novo sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas (IHGAL). Eleito na quarta-feira, desta semana pela Assembleia Geral dos Sócios, o parlamentar, graduado em Agronomia, Direito e História, irá ocupar a cadeia n. 24, que tem como Patrono, Orlando Valeriano de Araújo, em substituição ao consórcio João Ribeiro Lemos, transferido para o quadro de sócio honorário em 04 de outubro último.

Piranhas II


A eleição de Inácio Loiola como sócio do IHGAL afirmam assessores, resulta das ações e do zelo a favor da preservação e promoção da história e da arte do município de Piranhas, e, sobretudo, dos ricos elementos históricos e culturais do Estado de Alagoas e do Nordeste sob a condição de cidadão e de homem público.

Esforço político


A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) confirmou a continuidade da Operação Carro-Pipa com a ampliação da oferta de água no Semiárido. A decisão foi tomada nesta quarta (27), após articulação da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), coordenadora da Bancada Federal Alagoana e Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). A notícia foi dada com exclusividade pela deputada federal, Tereza Nelma, durante a XXIII Marcha dos Municípios.

Situação


Os pipeiros pediam um reajuste contratual de 30% baseado no atual preço do diesel, no custo de manutenção e abastecimento dos veículos, para manter os serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável. A Operação Carro-Pipa é um programa possibilitado por meio da parceria entre os Ministérios da Defesa e do Desenvolvimento Regional, e executada pelo Exército. Aproximadamente, 640 municípios do semiárido brasileiro são atendidos pelo programa.

Porto de Pedras


Várias praias de Porto de Pedras, litoral Norte do Estado, uma das cidades da Rota Ecológica, amanheceram com toneladas de lixo nas areias. São embalagens plásticas e, principalmente, copos descartáveis, numa quantidade “incalculável”, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Flávia Rego.

Porto de Pedras IIA praia mais atingida foi a de Lajes, área boca de barra, por onde passam todas as correntes de maré, trazendo dos oceanos para a praia todo o lixo marinho que é tragado por elas. Mesmo com toda a vigilância do município, a situação preocupa, diante, principalmente, das fake news que já começam a circular por redes sociais.

Porto de Pedras III


Conforme assessores, recentemente o prefeito Henrique Vilela aderiu à aliança brasileira pela cultura oceânica, projeto do ministério da Ciência e Tecnologia. A iniciativa visa a implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais da Década do Oceano, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável.