Roberto Baia

Cursos para adolescentes

Roberto Baia 28 de abril de 2022
Cursos para adolescentes
Vice-prefeita Rute Nezinho esteve na sede do Creas. - Foto: Assessoria

Na manhã de terça-feira, 26, a vice-prefeita Rute Nezinho esteve na sede do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), onde conversou com adolescentes arapiraquenses que cumprem medidas socioeducativas.

O curso “o poder da auto-responsabilização”, ministrado pela vice-prefeita, tem o objetivo de ajudar os adolescentes assistidos pelo Creas no processo de ressocialização, seja para aqueles que seguem em liberdade assistida ou nos que realizam prestação de serviço comunitário.


Segunda chance


“Muitas vezes, quando uma pessoa comete um erro, ela é julgada pela sociedade exclusivamente por esse erro. Mas isso não pode ser um fator limitante, pois cada um tem sua história de vida. É importante acreditar em si, se capacitar e dar a volta por cima”, disse a vice-prefeita.

Importante iniciativa


A secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, parabenizou a iniciativa da vice-prefeita e reforçou o compromisso do município na assistência aqueles que mais precisam.

“O trabalho desenvolvido no processo de ressocialização desses adolescentes ajuda no desenvolvimento do nosso município. Nosso Creas serve como articulador, abrindo portas para que esses jovens possam ter uma segunda chance. Ver a forma humanizada e o compromisso da nossa vice-prefeita com esse público nos deixa muito orgulhosos”, explicou Fabrícia Galindo.

Foi condenado


O Conselho de Sentença da 7ª Vara Criminal da Capital condenou, na terça-feira, 26, o réu José Leão da Silva Júnior a 24 anos e 6 meses de prisão por atropelar e matar a universitária arapiraquense Bruna Carla da Silva Cavalcante, em 2011. O júri foi conduzido pelo juiz Ewerton Luiz Chaves Carminati, no Fórum da Capital.

Homicídio qualificado


No julgamento, o Ministério Público pediu a condenação do réu pelo crime de homicídio qualificado enquanto a defesa do acusado sustentou a tese de ausência de dolo, requerendo a absolvição. O réu foi condenado pelo crime de homicídio doloso qualificado, por meio que resultou perigo comum e recurso que dificultou a defesa da vítima, e não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Não prestou socorro


Na sentença, o juiz Ewerton Carminati definiu como reprovável a culpabilidade do réu ao cometer o crime. “Após se evadir do local e tomar conhecimento de que a vítima estava hospitalizada (pois, pelo que disse, ainda não sabia que ela estava morta), não procurou prestar auxílio, mas sim se preocupou em sua própria defesa criminal”, comentou.

Mentiu sobre os fatos


Ainda segundo o magistrado, a personalidade do acusado pesou em seu desfavor. “Ele claramente mentiu sobre os fatos, bem como sobre a percepção dele, réu, sobre os fatos, pois primeiro disse que acreditava que alguém teria arremessado algo contra seu veículo, depois batido em uma caixa de papelão, mas sempre tentando inventar versões que o afastassem do que efetivamente aconteceu: o atropelamento de um ser humano”, destacou.

Em Penedo


A partir desta quinta-feira, 28, os escritores e escritoras alagoanos e de outros estados estarão na Tenda Literária da Flipenedo. O Largo da Igreja São Gonçalo, Centro Histórico de Penedo, será o destino dos que se interessam por livros.
O espaço aberto ao público será o ponto de encontro entre leitores e os que escrevem poesias, contos, crônicas, biografias, romances, pesquisas e obras didáticas.

1ª Festa Literária

Entre os naturais da cidade anfitriã de sua 1ª Festa Literária, destaque para poeta e ensaísta Ângelo Monteiro. Aos 80 anos e com dezenas de livros produzidos, o escritor radicado em Recife-PE retorna à terra natal para lançar Entre as Ondas.

... O secretário de Estado do Planejamento, Fabrício Marques, anunciou pelas redes sociais que o edital do concurso da Polícia Científica de Alagoas será publicado nesta sexta-feira, 29.

... Com remunerações variando de R$2.760 a R$9.646,81, é previsto um edital com 127 vagas para os cargos de Auxiliar de Perícia, Perito Criminal, Perito Médico-Legista, Odontologista, Técnico Forense e Papiloscopista.

... Fabrício Marques informou que todas as questões burocráticas já foram resolvidas e a banca organizadora, a Cebraspe, está ciente da publicação do edital.