Flávio Gomes

Duelo na Praça dos Três Poderes

Flávio Gomes 25 de abril de 2022

Augusto Nunes: “O Supremo pode muito, mas não pode tudo, descobriram no dia seguinte os ministros que, horas antes, haviam submetido a Constituição a uma selvagem sessão de tortura. O Pretório Excelso não pode, por exemplo, agir como se fosse maior e melhor que os demais Poderes. O sinal amarelo foi aceso pelo presidente da Câmara dos Deputados: Artur Lira avisou que as punições impostas a Daniel Silveira teriam de ser avalizadas pelo Legislativo. O sinal vermelho foi acionado no começo da noite de 21 de abril pela surpreendente entrada em cena do presidente Jair Bolsonaro, que resgatou Daniel Silveira do buraco negro com a concessão do indulto individual. O instrumento constitucional da graça devolveu ao prisioneiro particular de Alexandre de Moraes o direito de ir e vir, o acesso a meios de comunicação, a utilização de redes sociais, o pleno exercício do mandato e a liberdade de expressão. Livrou-o também do presídio, da multa e outras perversidades concebidas pelo carrasco de toga disfarçado de relator do caso. A pena de prisão foi superior a oito anos para que o condenado começasse a cumpri-la em regime fechado. Caso se animem a contestar o decreto presidencial, os ministros terão de renegar incontáveis discurseiras que sedimentaram a jurisprudência da Corte. No dia 21, nunca pareceu tão sideral a distância que separa o Brasil real do bando de advogados que viraram juízes graças ao voto de um presidente da República. Alguns doutores em tudo certamente pensam em revanche.”

Contundente


O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) voltou a pegar pesado, ao usar as redes sociais para se queixar da decisão judicial obrigando-o a retirar do ar vídeo criticando o ex governador Renan Filho e o senador Renan Calheiros: “Por que será, Renan? Por que tenta me calar? Alagoas não é o império dos Calheiros.”

Novidade


Analista político Marcelo Bastos, do instituto MB Pesquisas, no seu blog: “Nas eleições de 2022 poderá ocorrer uma situação inédita na história da política do Brasil, em que pai e filho poderão ocupar uma cadeira no senado da República. Isso será uma realidade, caso Renan Filho seja eleito senador nesse pleito.”

Balanço


Do deputado federal Pedro Vilela, presidente do PSDB/AL, sobre as suas inserções partidárias no rádio e TV: “Estamos falando em geração de empregos, em movimentar a economia local através do fortalecimento do turismo, da atração de indústrias, de abrir postos de trabalho e também de profissionalizar pessoas”.

Determinado


Fernando Collor (PTB) tem resistido aos apelos de amigos e correligionários para ser candidato a governador, deixando de lado a campanha de reeleição ao Senado. Até agora ele insiste que a sua melhor opção política no momento é continuar no Senado e disputar este ano o terceiro mandato seguido.

Cultura


O “Complexo Museu Théo Brandão”, na Avenida da Paz, vai ganhar o “Anexo Tânia Pedrosa”, no terreno ao lado. O novo espaço terá uma exposição permanente da artista homônima, também colecionadora de arte. O projeto foi apresentado pelo reitor da Ufal, Joseldo Tonholo, ao governador Klever Loureiro.

Sinal de alerta


Revista “Galileu”: “Com 25 milhões de habitantes e um peso vital para a economia do país, a cidade de Xangai sofre a pior onda de covid desde o início da pandemia, em Wuhan, há mais de dois anos. Nos últimos 10 anos, Xangai tem sido o maior porto do mundo em termos movimentação de cargas.”


* O laboratório do Senai/AL, em Maceió, teve a competência técnica reconhecida pela Rede Metrológica de Alagoas por atender aos requisitos da Norma ABNT ISO/IEC 17.025, seguindo padrões nacionais e internacionais.

*O Sebrae Alagoas realizou, pela programação do Maceió Beauty Hair, domingo, o desfile “Vestir-se de Si”, no Centro de Convenções de Maceió. Participaram seis empresas de moda e seis salões de beleza.

*Fundada em 1957, antes mesmo da criação da Ufal, a Faculdade de Odontologia da instituição completou 65 anos domingo. O curso forma pesquisadores e profissionais qualificados para cuidar da saúde bucal da população.

*Mais um ciclo de exposições se encerra no Complexo Cultural Teatro Deodoro: a exposição “Diálogos Essenciais - Entreculturas” fica aberta somente até hoje, quando, excepcionalmente, a galeria estará aberta até 20 horas.

*Também hoje, às 20 horas, no Teatro Deodoro, outra comemoração será destaque: o “Jazz Panorama Ao Vivo”, novamente ao vivo, pelo Dia Internacional do Jazz. Como atrações, Felix Baigon, Junior Almeida e Myrna Araújo.

* Até 15 de maio fotógrafos amadores e profissionais, residentes em Alagoas, podem se inscrever e concorrer à VI Edição do Concurso de Fotografia Ambiental do IMA/AL. O tema de 2022 é “Rios, ribeiros, riachos e cotidianos ribeirinhos”.

* O ASA foi o único alagoano a vencer na última rodada do Brasileiro: 2x1 no Santa Cruz, no Recife. Também na Série D, CSE 3x3 Jacuipense. Na Série B, Ponta Preta 1x0 CRB e CSA 1x1 Bahia. Hoje, 20h30m, Brusque x CSA.


O impulso ao turismo beneficia também a população, porque gera renda e emprego”

Klever Loureiro

Governador de Alagoas, sobre os convênios com o município de Piranhas, terceiro destino turístico do Estado