Sérgio Toledo

Hemofilia.

Sérgio Toledo 25 de abril de 2022



A origem da palavra: haima = sangue, philia = afecção.

A hemofilia é um distúrbio na coagulação do sangue.

Tipos A e B. A = deficiência do fator VIII e B= deficiência do fator IX.

Quais são os fatores da coagulação do sangue? São enzimas. Vão do I ao XII e mais quatorze outros com nomes e números, entre eles as proteínas C, S, Z, etc.

É uma doença que se adquiri pela alteração genética. Sendo então transmitida de pais para os filhos.

Os sangramentos podem ser internos ou externos. Os internos podem ocorrer devido a um sangramento dos músculos. Os externos aparecem manchas roxas na pele, sangramento nas gengivas ou nariz. Pode ser por uma pancada ou não. Um ferimento mínimo poderá sangrar durante muito tempo. Demorando para coagular. Inchaço e dor nas articulações sem trauma. Menstruação excessiva e prolongada.

O tratamento dependerá do preciso diagnóstico para ser instituído. Quase sempre é a reposição do fator de coagulação ausente ou deficiente. A prevenção pode ser a reposição periódica dos fatores de coagulação. E o pós sangramento.

Atividade física é importante para evitar as crises, fortalecendo músculos e articulações. Evitar esportes de contato e impacto físico. Tendo um identificador, como uma pulseira ou medalha dizendo ser hemofílica. Informar aos médicos e dentistas quando de outros

tratamentos. Evitar os medicamentos que "afinam o sangue", facilitando o sangramento, como aspirina, anti-inflamatório e anticoagulante.