Flávio Gomes

Estão querendo virar a mesa

Flávio Gomes 22 de abril de 2022

J. R. Guzzo: “Há um golpe de Estado em preparação neste país e neste momento, pouco a pouco e passo a passo. Não se trata do velho golpe militar de sempre, com tanque de guerra, paraquedista do Exército e pata de cavalo. Também não será dado por uma junta de generais de quepe, óculos escuros e o peito cheio de medalhas, que ocupa a central telefônica, o prédio do correio e a usina de energia elétrica. Trata-se, aqui, de um golpe em câmara lenta, a ser organizado na frente de todo mundo e executado, justamente, pelos que se apresentam ao público como os grandes defensores da democracia, do Estado de direito e do poder civil - e que, no Brasil de hoje, se sentem angustiados com a ameaça de perderem os confortos que têm. É gente que vem com uma doutrina destes nossos tempos, e talhada exatamente para a situação do Brasil de hoje. Para salvar a democracia, dizem os seus pregadores, é preciso ignorar as regras da democracia e anular, de um jeito ou de outro, os resultados da eleição presidencial que será feita em outubro próximo através do voto popular - conforme for esse resultado, é claro. Ou seja: para haver democracia, é preciso que não haja democracia. Esse golpe está sendo montado pelos inimigos do presidente da República e tem o objetivo de impedir que ele seja reeleito para um novo mandato de quatro anos. A ideia geral é dar a vitória para o -seu único adversário real na eleição, o ex-presidente Lula - ou, se isso não for possível, pelo desenrolar dos acontecimentos, então que o governo vá para qualquer outra pessoa, ou para qualquer outra coisa, desde que não seja ‘Ele’.”

Surpresa


O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) divulgou um vídeo em suas redes sociais fora do seu estilo. Diz ele: “Olha quem tá aí. É o Renan Calheiros, e ao lado dele, pegando na mão, tá o fantoche (Paulo Dantas) que ele e a Assembleia Legislativa escolheram para esquentar a cadeira do governador de Alagoas”.

Conquista


A vereadora Teca Nelma festeja a aprovação de lei que cria cota racial de 20% para afrodescendentes nos concursos públicos do município de Maceió. “O movimento negro travou duras batalhas até essa vitória e esperamos que o executivo sancione a lei e garanta o direito do povo preto maceioense”, diz.

Abandono


Um cidadão foi anteontem ao sepultamento de um familiar, no cemitério municipal de São José, no Prado, e saiu impressionado com o que viu. “Nunca imaginei uma situação dessas. Dividimos espaço, na hora do sepultamento, com corpos parcialmente expostos. Um ambiente fétido”, informou a esta coluna.

Resultado

O Cadastro Positivo, com quase 3 anos do modelo de adesão automática, tem 51% da população alagoana registrados. “Consumidores e empresas que tiveram sua inclusão a partir da primeira consulta passaram a ser visíveis no mercado de crédito devido ao Cadastro Positivo”, diz Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Ao desempate


Site “Migalhas”: “No STF, aguarda definição o julgamento que irá decidir se detentas transexuais e travestis com identidade de gênero feminino podem escolher o presídio no qual cumprirão pena. O caso terminou empatado em 5 a 5, pois à época o plenário estava com um ministro a menos em sua composição.”


*A exemplo da União, que criou ponto facultativo amanhã para servidores federais, as repartições públicas da Prefeitura de Maceió também não funcionam nesta 6ª feira e só reabrem 2ª, dia 25. Está instituído novo feriadão de quatro dias.

* Lojas do Centro, Parque Shopping, Maceió Shopping e Shopping Pátio funcionam em horário normal nesta quinta-feira, Dia de Tiradentes. A informação foi confirmada pela Aliança Comercial e pelos respectivos estabelecimentos.

* Cacimbinhas agora conta com novas instalações do Cartório da 46ª Zona Eleitoral, inauguradas ontem, com presenças do governador Klever Loureiro, do presidente do TRE/AL, Otávio Leão Praxedes, e de juízes eleitorais

*Nesta 5ª feira a Secult/Alagoas e a Liga das Escolas de Samba Independentes de Maceió promovem o “Samba na Praça”, a partir de 19 horas, na Praça da Guarda Municipal e na Praça do Santo Eduardo.

*Hoje, feriado de 21 de abril , a partir do meio dia, o Restaurante Fusion tem rodízio de feijoada , com caldinho e caipirinha, e uma atração especial: o grupo Banda “The Rossi, banda original de Reginaldo Rossi. Contato: 99981.4018.

* A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência está ofertando 625 vagas para acolhimento e tratamento gratuito de pessoas em situação de dependência química. A Rede Acolhe conta com 29 comunidades terapêuticas habilitadas.

* Após perder de 3x0, em casa, para o América MG e ficar em situação complicada para reverter o resultado, na Copa do Brasil, o CSA recebe nesta 6ª feira, 19 horas, o time do Bahia, líder da Série B do Campeonato Brasileiro.



“O menor presídio do mundo é a toga do ministro Alexandre de Moraes: só cabe um marginal”

Daniel Silveira

Deputado federal do PTB-RJ, ontem, antes do julgamento de cassação do seu mandato pelo STF