Edmilson Teixeira

Palmeira dos Índios

Edmilson Teixeira 20 de abril de 2022


O Museu Xuxurus vai ganhar cara nova. É o que garante a Prefeitura de Palmeira que deu início nesta terça-feira a obra de manutenção corretiva e preventiva do prédio. Por medidas de segurança, o acervo museológico foi transferido, temporariamente, para um local em temperatura ambiente e adequado à conservação e preservação das peças, sob normas de manuseio, embalagem e transporte dos objetos.

Palmeira dos Índios II


O secretário de Cultura ressaltou que a transferência das obras do museu foi necessária. "Isso aconteceu para viabilizar a manutenção do prédio, que é histórico, bicentenário, construído em 1805. Então, seria inviável fazer a manutenção, com circulação de material de construção dentro do museu, junto com o acervo. Isso poderia prejudicar a qualidade das obras, que foram acondicionadas e retiradas temporariamente do ambiente, para que o processo de restauração e manutenção fosse iniciado", explicou o Cássio Júnior.

Outro


Além da manutenção na estrutura física do museu, a prefeitura também vai fazer correção na Praça do Rosário. "Quando o museu estiver pronto, nós vamos devolver todo o acervo que pertence ao Xucurus. Mas tudo aquilo que não compõe o acervo histórico, como as armas, vai para um novo museu e estamos discutindo a melhor solução para que o Xucurus seja modernizado", disse o prefeito Júlio Cezar.

Médicos


A médica especialista em Saúde da Família Patrícia Aramuni fez a assinatura simbólica do contrato de trabalho pelo Programa Médicos pelo Brasil durante solenidade, nesta segunda-feira (18), no Palácio do Planalto. Ela vai para Aracati, no interior do Ceará. Além dela, outros 1,7 mil profissionais estarão nos municípios brasileiros até o final de abril. O programa foi idealizado em 2019, antes da pandemia. Inicialmente, Alagoas receberá 12 médicos.

Médicos II

A meta do programa, custeado pelo Governo Federal, é contratar mais de 16,3 mil médicos. O programa busca oferecer remuneração atraente e bônus para profissionais que estão dispostos a trabalhar em municípios mais carentes e remotos. Os profissionais participaram de processo seletivo para contratação pelo regime da CLT. Os salários dos médicos podem chegar a R$ 30 mil, somados bônus e benefícios.

Modernização


Fácil, prático e disponível no Android e IOS. Esse é o AMA Informa. Um aplicativo que coloca a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) na palma da mão. Para os gestores, o serviço disponibiliza as informações fundamentais sobre o cumprimento de requisitos fiscais.

O programador e diretor da JP Sistemas, João Pimentel, disse que o aplicativo irá auxiliar nas informações de arrecadação, que antes eram disponibilizadas em arquivos fechados. Com o novo processo, é possível atualizar os dados e até comparar os números fiscais ano a ano.

Mais conteúdo


Dentro do aplicativo da AMA, a comunidade pode ter acesso livre às notícias, por meio de conteúdos em texto, áudio e vídeo. Um serviço completo para aproximar ainda mais a Associação das prefeituras. No lançamento, a AMA demonstrou o uso do aplicativo AMA Informa para os prefeitos e assessores técnicos. O serviço já está disponível para uso, basta apenas que o gestor solicite a sua conta para a Associação.

Piranhas


Pelas históricas ruas da cidade de Piranhas, durante o final de semana, o público pôde ver o desfile dos tradicionais blocos carnavalescos “Trovadores, Trovoletas e Borboletas” encantando a todos com apresentações itinerantes. Com o apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, os blocos carnavalescos buscam resgatar a cultura tradicional do município, que costumavam realizar os desfiles todos os anos após a Sexta-Feira Santa.

Programação


Unindo foliões de todas as idades, as apresentações iniciaram no sábado, 16, e seguiram até a noite desta segunda-feira, 18, tendo como integrantes pequenas passistas de saia em flor e asas de borboletas.

Pão de Açúcar


Parte da equipe que compõe a Secretaria Municipal de Administração, participou durante segunda e terça em Maceió na sede do Sebrae/AL do curso de formação sobre a Nova Lei de Licitações. A equipe foi composta pelos técnicos dos setores de compras, da Comissão Permanente de Licitações, Pregoeiro e o próprio secretário de Administração, Ramon Carvalho. O curso que termina nesta terça, é segundo o secretário de suma importância por tratar dos novos marcos regulatórios da Lei, além das suas alterações nas instruções normativas que deverão ser aplicadas na esfera municipal.

Rio Largo


A pré-candidata a deputada estadual, Gabriela Gonçalves esteve reunida nesta segunda-feira (18) com um grupo de jovens de Rio Largo, para debater questões como esporte, lazer, juventude, política e empregabilidade. Na conversa, Gabi Gonçalves pode falar um pouco dos seus projetos para os jovens enquanto esteve secretária de Relações Institucionais de Rio Largo e falou que é possível pensar em projetos ainda mais abrangentes que tirem esses jovens da ociosidade.