Roberto Baia

Foi multado

Roberto Baia 19 de abril de 2022
Foi multado
O prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, foi multado pelo IMA. - Foto: Divulgação


O Instituto de Meio Ambiente (IMA) multou o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira, após o município cometer grave infração ambiental. De acordo com informações do site 7 Segundos, máquinas da prefeitura foram flagradas revolvendo o solo na área do lixão desativado, que fica localizado na saída do município para o povoado Folha Miúda.

Local interditado


Ainda de acordo com o site, há informações - ainda não confirmadas - que o município iria preparar aquela área para receber a feira de gado, cujo local foi interditado pela Agência de Defesa Agropecuária de Alagoas (Adeal), para outro empreendimento público.

Infração grave


A movimentação do solo do lixão sem autorização do órgão ambiental é considerado infração grave por ferir o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que determinou a interdição total da área do antigo lixão pelo prazo de cinco anos. Ou seja, nesse período qualquer tipo de atividade naquela área é proibida.

Premiações nacionais

O Juizado da Mulher de Arapiraca concorre a três premiações nacionais, sendo elas o Prêmio Innovare, o II Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral e o Concurso Nacional de Decisões Judiciais e Acórdãos em Direitos Humanos do CNJ. A unidade judiciária tem se destacado por realizar ações que garantem o direito das mulheres e da população LGBTQIA+.

Atuação extrajudicial

Com a prática "Justiça que sabe para prever, acolhe para empoderar", o Juizado está indicado às premiações do Innovare e do II Prêmio CNJ Juíza Viviane Vieira do Amaral.
"A prática consiste em um fluxo de trabalho desenvolvido pelo Juizado no qual são listados todos os processos de atuação extrajudicial em ordem de ocorrência e prioridade, com a utilização de técnicas multidisciplinares para aprimorar o combate à violência doméstica e familiar na comarca e empoderar a mulher vítima dessa violência", destacou o juiz Alexandre Machado.

Grupos de acolhimento


Segundo o titular da unidade, o fluxo é composto pelas seguintes etapas: grupo de acolhimento, mapa da violência doméstica, palestras, avaliação socioeconômica e cursos profissionalizantes.

“As vítimas de violência doméstica, quando ingressam no Juizado, são inseridas nos grupos de acolhimento e as medidas protetivas são mapeadas. Em seguida, as informações colhidas com o mapa da violência são trabalhadas junto à rede de proteção local e comunidade acadêmica, bem como realizam-se palestras nos bairros mais violentos, de acordo com os resultados obtidos", explicou o magistrado.

Foi preso

Na tarde de domingo, 17, um comerciante suspeito do recente duplo homicídio ocorrido na última quarta-feira, 13, na cidade de Maribondo, foi preso no Agreste de Alagoas. O crime vitimou fatalmente Cicero Esperidião da Silva, 47 anos, e Benedito Pinheiro da Silva, 68 anos.

Estava embriagado

De acordo com informações, o autor do crime é um comerciante de Maceió, e tem familiares em Maribondo. Segundo testemunhas, no momento em que cometeu os crimes, o autor estaria embriagado. Ele não teria um bom relacionamento com as vítimas. Benedito Pinheiro da Silva é tio do suspeito e teria sido morto por causa de uma herança familiar, briga que perdurava há dez anos.

Investigação

Após a polícia civil identificar o suspeito, foi expedido um mandado de prisão preventiva. Na tarde de Domingo de Páscoa, 17, ele se apresentou na Central de Flagrantes 1, em Maceió, juntamente com o advogado.

Escola em tempo integral
As escolas em tempo integral terão suas atividades retomadas em Arapiraca na primeira semana de maio. Cerca de 3 mil alunos do município voltarão a ser atendidos com a modalidade, implantada em 2007, no primeiro mandato de Luciano Barbosa como prefeito.
Inclusive este ano o prefeito entregou a Escola Governador Divaldo Suruagy reformada e ampliada para atender em tempo integral do 5º ao 9º ano.

11 unidades de ensino

No total, Arapiraca tem 11 unidades de ensino, sendo dez do 1º ao 5º ano do ensino fundamental 1 e uma do ensino fundamental 2, com atividades complementares no contraturno escolar. Os alunos ficam das 7h30 às 16h. Eles ainda tem direito as três refeições principais intercaladas com dois lanches.


... A Casa Integrada do Trabalho, por meio do Sine Arapiraca, está ofertando 45 vagas de trabalho.

... Entre essas vagas está a de cuidador de idoso. Esta vaga é ofertada para candidatos do sexo feminino que já tenha tido experiência com esse tipo de atividade, mas não precisa comprovação na carteira.


... Além do cuidador de idoso há vagas para office-boy, designer gráfico, motorista de reboque, técnico em informática, advogado, pedreiro, recepcionista, dentre outras.