Flávio Gomes

Uma CPI para a CPI do MEC

Uma CPI para a CPI do MEC

Flávio Gomes 13 de abril de 2022

Josias de Souza, no UOL: “Com a rapidez de quem frita um ovo, o senador Randolfe Rodrigues, coordenador da campanha de Lula, anunciou na sexta-feira a obtenção das 27 assinaturas necessárias à abertura de uma CPI para investigar o apodrecimento do Ministério da Educação. Bolsonaro determinou a abertura do balcão do Planalto no final de semana. E três senadores decidiram retirar suas rubricas do requerimento. Agora, o Senado terá de instalar a CPI da CPI, para desvendar os mistérios que levaram os senadores a produzir a façanha de desfritar um ovo em 48 horas. O comando da mágica culinária coube ao senador licenciado Ciro Nogueira, chefão da Casa Civil e padrinho de operadores que o centrão acomodou dentro dos cofres do MEC. Desembarcaram do requerimento da CPI um senador do PDT -Weverton Rocha, candidato de Ciro Gomes ao governo do Maranhão - e dois do Podemos: o paranaense Oriovisto Guimarães, fundador do grupo educacional Positivo, que mantém negócios de R$ 6,7 milhões com o governo; e o potiguar Styvenson Valentim, que divulgou há seis meses um vídeo no qual tachou o Senado de ‘chiqueiro’ e lamentou ter que chamar ‘vagabundo’ de ‘excelência’. Uma quarta senadora, a capixaba Rose de Freitas, do MDB, disse que sua assinatura foi incluída no requerimento da CPI sem o seu consentimento, tendo sumido na sequência. Randolfe, o autor do pedido de CPI, sustenta que o computador usado para inserir e apagar a rubrica digital da senadora está instalado no gabinete dela.”

Efeito


A criação de federação de partidos, principal novidade da eleição deste ano, está travando muitas negociações políticas. Sofrem mais com isso os candidatos que têm pretensão de concorrer ao Senado ou aos governos estaduais. Até 31 de maio, prazo final para criar federações, haverá surpresas.

Reforço


Vagner Paes, presidente da OAB/AL, ao anunciar que a entidade vai recriar a Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral: “Nós queremos resgatar a atuação histórica da Ordem no combate à compra de votos, ao abuso de poder político e de poder econômico, e a todas as formas de corrupção”.

Experiência


Chico Filho, vereador do MDB em Maceió, foi ao Rio de Janeiro conhecer o aplicativo Táxi Rio. “O município buscou unir tecnologia, conveniência, praticidade e a imensa frota de taxistas da cidade. O valor que o passageiro vai pagar é demonstrado com clareza, sem taxas escondidas”, revela ele.

Nem tanto...


Jornalista Taís Oyama, sobre o jantar do MDB para Lula: “A narrativa do Renan era: ‘esse jantar significa uma rebelião de parte do MDB à candidatura da Simone Tebet’. Ele falou até em impugnar a campanha dela como pré-candidato do MDB. Na verdade, o Renan sabe que não tem força para isso.”

Honraria


O jornalista Davi Soares recebeu da Câmara Municipal de Maceió a Comenda Senador Arnon de Mello, por proposta de iniciativa do vereador Eduardo Canuto. “Sabemos que o trabalho não é fácil, mas o Davi Soares é um exemplo de talento e, sobretudo, de coragem no jornalismo”, registrou Canuto.

Opinião

Cientista político Eduardo Magalhães: “Na próxima eleição o maior adversário do Lula não será Bolsonaro. Será ele mesmo. Lula se transformou num falastrão, descuidado, de aparência deplorável, longe do Lula que encantou o País na eleição de 89 e teve razoável desempenho nos anos que governou o Brasil.”

*O Poder Judiciário alagoano funciona em regime de plantão na Semana Santa, de hoje a 17 de abril. Nesse período, ficam suspensos os prazos processuais, sendo analisadas apenas demandas que reclamem soluções urgentes.

*A OAB/AL indicou ao TRE o advogado Francisco Dâmaso Amorim Dantas e a advogada Rita de Cássia Araújo Pinheiro para representar a entidade na fiscalização do processo eleitoral deste ano em Alagoas.

* O Sindicato da Indústria do Vestuário de Alagoas lança hoje a plataforma virtual “Marketplace Collab82 – Sonhos Coletivos”, que tem como objetivo alavancar as vendas de empresas do setor. Às 16 horas, no Senai/Poço.

* A Legião da Boa Vontade está mobilizada para até hoje arrecadar balas, doces e chocolates e distribuir, na Páscoa, às crianças e jovens atendidos no seu Centro Comunitário de Assistência Social. Contato: 3328.4410.

* O Samu faz parte do Plano de Acionamento Interinstitucional, apresentado ontem pela Defesa Civil de Alagoas. O documento define a competência de cada órgão público e privado que integra o Sistema Estadual de Defesa Civil,

*O rapper Vitor Lucas Dias Barbosa, o “Vitor Pirralho”, apresenta hoje, 19h30m, o show “Invenção e Necessidades”, no projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato. A apresentação vai virar o seu primeiro DVD.

*O CRB joga pelo empate hoje contra o ASA, 20 horas, em Arapiraca, para ser campeão alagoano 2022. O ASA tem de vencer por dois ou mais gols para ser campeão no tempo normal; por um gol de diferença, tem pênaltis.



“Queríamos, da prefeitura, uma apresentação de cronograma, porém ela veio com 0%”

Alessandra Costa

Presidente do Sindicato de Assistentes Sociais de Alagoas, ao anunciar greve, hoje, dos servidores da Prefeitura de Maceió