Zenita Almeida
O Poás como clássico atemporal

Nunca vou esquecer do quanto me sentia estilosa vestida com meus lindos vestidinhos em poás feito pela costureira mais famosa da cidade, em minha época de adolescente. Atemporal, o clássico da moda desde os anos 50, padronizado em forma de bolinhas sempre teve seu lugar nos mais famosos closet.
O poás foi inspirado em um estilo musical chamado de “polka”. Foi um estilo para a América pelos imigrantes do leste europeu, que tinham como cultura dançar em formato circulares, dai, criaram figurinos com bolinhas estampadas. Surgiu o termo “polka dots” ou bolinhas em inglês.
Em 1928 Walt muito esperto criou o personagem Minne Mouse com o figurino em bolinhas, quando as estampas da época eram xadrez e listas. Para ele, as bolinhas seriam estampas novas, diferentes e divertidas. O poás em bolinhas se popularizou após as coleções de Dior para Marilyn Monroe e Audrey Hepbum, que fez o maior sucesso na época

Após esse boom da moda algumas canções começaram a usar também essa estampa nas letras. Em 1960, a canção “Its bitsy teenie wennie yelow polka dot bikini” interpretada por Brian Hyland ficou famosa atingindo LISTA Top da Billboard. Além de ter sido regravada por outros países, dentre eles o Brasil. Quem não lembra da música na voz de Celly Campelo “Era um biquini de bolinha amarelinho”. O poás se tornou “trendselfters” mundo agora nas grandes passarelas da Semana da Moda, das mais variadas cores em bolinhas.
É importante destacar que o poás aparece nos dias atuais de forma mais moderna e clássica, sem sair do tradicional. De modo geral essa estampa é indicada para quem gosta de roupa clássicas e divertidas ao mesmo tempo, fazendo uma combinação sem excesso. A moda dos poás também foi estendida aos acessórios, muitos colares em bolinhas fizeram as mais diversas composição dos loooks.


Zenita Almeida
Sobre
Sou Zenita Almeida. Sou jornalista. Minha filosofia de vida é deixar para o mundo minha melhor versão: Eu mesma. Aqui vou escrever sobre moda, beleza, comportamento, viagens, saúde, empreendedorismo, turismo, cultura, arte, e tudo mais que venha ampliar conhecimentos ao desenvolvimento pessoal e profissional de todos os meus leitores.