Roberto Baia

Sem diálogo

Roberto Baia 11 de abril de 2022
Sem diálogo
Devido a falta de transporte universitário, estudantes do IFAL, UFAL e Uneal, buscam um diálogo com o prefeito Luciano Barbosa - Foto: Divulgação

Estudantes do IFAL, UFAL e Uneal, realizaram um protesto na manhã de sexta-feira, 8, na frente da Quadra do Bairro Manoel Teles em Arapiraca, no local estava ocorrendo a ação do Programa Viver Melhor. Os estudantes buscavam um diálogo com o prefeito Luciano Barbosa, devido a falta de transporte universitário. De acordo com os manifestantes, não foi desta vez que o prefeito arapiraquense quis ouvir as possíveis reivindicações, pois ao notar a presença deles, Luciano se retirou do evento.

Aparente “boa intenção”

Nessa semana Luciano havia informado do projeto Bolsa Auxilio Transporte, que de imediato aparente “boa intenção” em disponibilizar bolsa mensal de R$ 550,00 para estudantes do IFAL, UFAL e Uneal. A proposta não foi vista com “bons olhos” pelos universitários.
Segundo uma universitária o valor não corresponde as despesas gastas por eles que é mais e 800 reais. Além disso, alguns estudantes não utilizam transportes privados porque estes não circulam durante a noite, horário de aula de boa parte dos universitários.

Precisam do ônibus

De acordo com outra universitária, eles estão há um mês sem ir para sala de aula. "A gente está reivindicando que nosso ônibus volte. A gente está há um mês sem ir para sala de aula, porque o Luciano Barbosa se nega a devolver nosso direito de transporte para ir à Universidade", disse uma das estudantes.

Sem transportes

A estudante disse que o prefeito se aproveitou da pandemia para cortar o transporte. "A gente tem esse transporte rodando desde 2006. Porque agora simplesmente não tem dinheiro para manter o transporte? Agora ele corta o transporte, se aproveita da Pandemia para cortar o transporte. E a gente não aceita isso. A gente quer nosso direito, de frequentar a sala de aula, e não aceita essa posição do Prefeito", finalizou.

Operação conjunta

Durante uma operação conjunta na quarta-feira, 6, guarnições do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) flagraram uma atividade de extração de recursos minerais sem autorização de órgão competente no Povoado Sítio Pedra d'Água, Zona Rural do município de Traipu, no Baixo São Francisco.
A ação, que contou com a participação do Grupamento Aéreo da Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) e representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério do Trabalho (MT), foi promovida graças a levantamentos do Serviço de Inteligência do BPA.

Foi apreendido

Ainda na área fiscalizada, os policiais também apreenderam sacos de carvão, uma espingarda calibre 28, quatro pássaros silvestres, um tatu abatido, uma motosserra, substâncias para produção de explosivos e ferramentas utilizadas para extração de granito.

Paralisação de atividade

A ANM emitiu o auto de paralisação de atividade, o MPT fez entrevistas com funcionários para confeccionar um relatório e o responsável pelo local foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) de Palmeira dos Índios.

Esteve em Arapiraca

A Gerência do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, recebeu, na tarde desta quinta-feira, 7, Dia Mundial da Saúde, a visita do novo secretário de Estado da Saúde, André Cabral. Acompanhado de assessores e técnicos da pasta, o gestor da saúde estadual percorreu a unidade hospitalar e anunciou que a maior unidade hospitalar do interior do Estado deve receber investimentos estruturais.
Ao lado da gerente do HEA, Bárbara Albuquerque, e da equipe técnica da unidade, a comitiva visitou vários setores do maior hospital público do interior de Alagoas. O HEA é referência para a II Macrorregião de Saúde, composta por 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, além de atender pacientes provenientes dos Estados de Sergipe, Bahia e Pernambuco.

Hospital referência

“O Hospital de Emergência é referência em salvar vidas e tem extrema importância para a sociedade. Percebemos a necessidade de intervenções em termos estruturais. Isso será feito o mais rápido possível. Vamos enviar novos equipamentos também e viabilizar a abertura de uma terceira sala no centro cirúrgico, para ampliar a assistência do hospital”, declarou o secretário de Estado da Saúde, logo após a visita.

Mutirões da Cidadania

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio da Casa de Direitos de Arapiraca, está promovendo uma série de Mutirões da Cidadania, desta vez nos municípios de Limoeiro de Anadia, Arapiraca e região circunvizinha. Até o momento, 237 pessoas já foram contempladas, somente esta semana, com a emissão gratuita de 1ª e 2ª vias de CPF, Título de Eleitor e Carteira de Trabalho Digital. A ação segue até este sábado, 9.

... A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal de Alagoas - Ifal publicou, na terça-feira, 5, o Edital Nº 05/2022 – PRPPI/IFAL referente à seleção de estudantes para cursos gratuitos, na modalidade presencial, ofertados nos Espaços 4.0 dos campi São Miguel dos Campos, Maragogi, Santana do Ipanema, Viçosa, Arapiraca e Palmeira dos Índios.


... São 80 vagas disponíveis por campus para a comunidade externa, com oportunidades nas áreas de Montagem e Manutenção de Computadores, Introdução à Programação Web e Desenvolvimento de Aplicativos.


... Os requisitos para concorrer e ingressar nos cursos ofertados são ter de 15 a 29 anos de idade; ter no mínimo o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) completo até o dia da matrícula e não possuir vínculo acadêmico ou empregatício ativo com o Instituto Federal de Alagoas.