Edmilson Teixeira

Piaçabuçu

Edmilson Teixeira 07 de abril de 2022

O clima de violência vem pegando forte nesses últimos dias na região sul de Alagoas. Na terça-feira à noite, dois jovens: Darlisson Ferreira dos Santos e Manoel Carile da Silva foram assassinados dentro de uma residência no Pontal do Peba, povoado de Piaçabuçu. As vítimas estavam acompanhadas de outras pessoas jogando dominó, dentro de casa, quando um elemento ainda não identificado invadiu o imóvel pelo quintal e deflagrou diversos disparos de arma de fogo.

Matriz de Camaragibe


O Projeto Prefeitura Junto ao Povo estreou no final do mês passado proporcionando grande sucesso junto às camadas carentes de Matriz. A 2º edição já está sendo articulada para mais um trabalho de ação junto ao povo. Simplesmente na primeira, mais de 2 mil famílias do conjunto Cícero Cavalcante receberam cestas básicas. Outras mil receberam atendimento médico, tiveram acesso a exames e diversos serviços de cidadania através da ação itinerante.

Turismo em Brasília


Dezenas de prefeitos alagoanos já confirmaram presença na XXIII Marcha a Brasília que acontece entre os dias 25 e 28 deste mês. Trata-se do maior evento desse segmento da América, onde mais de 3 mil gestores já se inscreveram. Muitos, como se sabe, vão fazer turismo. É bom lembrar, que depois desse encontro, nos dias 11 e 12 de maio, será promovido no Estado da Bahia, o VI encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento.

Turismo em Brasília II


Na programação, o participante vai conferir plenárias que têm como objetivo orientar nas mais diversas demandas da gestão local. Neste ano, a tradicional participação dos presidenciáveis que vão apresentar propostas e responder a questionamentos dos gestores municipais. Também serão apresentadas pautas de interesse da gestão municipal, além de ter espaço para o Movimento Mulheres Municipalistas, Fórum de Vereadores, plenária com a participação dos órgãos de controle, entre outros momentos fundamentais.

São José da Tapera


Prefeito Jarbas Ricardo se reuniu essa semana com os profissionais médicos, dentistas e enfermeiros efetivos do município, a fim de tratar sobre o piso salarial das categorias. “A valorização dessas categorias é fundamental para seguirmos avançando em uma melhor prestação de serviços à nossa população” disse, retratando seu apoio e diálogo permanente com todos os servidores de Tapera.

Pão de Açúcar


Em Pão de Açúcar 300 moradias de pessoas de baixa renda vão ganhar um novo perfil. As unidades serão reformadas via um projeto do governo de Alagoas. É que o prefeito Jorge Dantas assinou dois convênios que trarão, segundo ele, benefícios à sua terra. Os dois chegam a totalizar mais de 4 milhões de reais. A grana será para a reforma das casas e a reconstrução da Praça do Relógio.

Santana do Mundaú


A Educação do município mais uma vez, foi destaque a nível estadual. No último dia 31, a aluna Maria Alice de França Santiago, da Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros, foi premiada, durante uma solenidade no Instituto Federal de Alagoas, em Maceió, com a medalha de bronze referente à última edição da Olimpíada Alagoana de Matemática das Escolas Públicas.

Educação


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a principal porta de entrada dos estudantes no ensino superior. Por meio do programa Foca no Enem, a Secretaria do Estado da Educação realiza ações durante o ano inteiro, destinadas à preparação dos alunos para as provas. A novidade é que neste ano, além de aulas e atividades, o programa irá distribuir cerca de 30 mil kits de livros direcionados às áreas do conhecimento exigidas no exame.

Educação II


O material contém seis livros, com questões, gabaritos comentados, resumos, esquemas e lembretes, além de manual de redações com a teoria das competências e propostas de temas, além de planejamento dos estudos, que serve como mais uma ferramenta de apoio para os docentes e os discentes. Os kits já foram entregues para cerca de 2.500 estudantes de cinco Gerências Regionais (Gere) e serão entregues a todos os alunos nos próximos meses.

Santana do Ipanema

Em Santana, sertão alagoano, a Campanha de Vacinação contra Covid-19 nas escolas municipais vem ganhando força, sobretudo para imunizar as crianças a partir de 5 anos. A mobilização conta com a integração das secretarias municipais de Saúde e Educação, pois está levando doses de esperança aos pequenos. Os alunos com idade a partir dos 5 anos estão sendo imunizados em suas próprias escolas, apresentando o termo de autorização dos pais ou responsáveis.

Cultura


A Secretaria de Estado da Cultura, lançou novo edital para Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas. Nesta edição, serão preenchidas duas vagas para representantes da cultura popular do Estado. As inscrições podem ser feitas até o dia 04 de maio.

Cultura II


O edital reconhecerá como Patrimônio Vivo do Estado da Alagoas mestre e mestras que detenham os conhecimentos ou as técnicas necessárias para a produção e para a preservação de aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade estabelecida em Alagoas nas áreas de danças e folguedos da cultura popular, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, artes cênicas, artesanato, dentre outras.