Sérgio Toledo

Pandemia. Epidemia. Endemia. Surto.

Sérgio Toledo 02 de abril de 2022



Cada palavra tem um sentido ou significado.

Pandemia é o que temos ainda com o covid-19. Um número grande de casos em todas as partes do mundo. Como diria o popular: para todos os lados que nos viramos existem casos inclusive, com mortes. É uma epidemia que se espalha entre uma grande população, como a Terra.

Já a epidemia é a presença de uma doença em maior número atingindo várias regiões, porém não o estado, país ou o mundo inteiro. Um número que vai além das estatísticas para aquela doença. Tem acontecido com a dengue, chikungunya e zika. Pode ser descrita também como um surto periódico de uma doença infecciosa em dada população de uma região.

A febre amarela é um exemplo de endemia. Devido alguns fatores na região norte do Brasil os casos aumentam sensivelmente, saindo da média esperada, mesmo com os cuidados de vacinação. A malária também é endêmica na Amazônia e em algumas regiões da África.

Surto. Algo que produz uma extrapolação de casos já esperado em um determinado local onde a doença é esperada. Em alguns anos tivemos o sarampo se apresentando em surtos.